Onde fica a Chapada Diamantina: Conheça e aproveite

Saber onde fica a Chapada Diamantina possibilita que você planeje sua próxima viagem para aproveitar os encantos da região e são muitos!

Afinal, a Bahia é uma região de excelente gastronomia, muito influenciada pela cultura africana e que possibilita uma verdadeira experiência cultural.

E a Chapada Diamantina está localizada justamente na Bahia, permitindo que você vivencie excelentes dias no Estado.

Nós vamos te dar algumas dicas para aproveitar e conhecer com riqueza de detalhes a região onde fica a Chapada Diamantina.

Onde fica a Chapada Diamantina e o que fazer na região?

Bem no coração da Bahia em região de sertão, o visitante encontra a Chapada Diamantina. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é, sem dúvidas, um dos melhores destinos de ecoturismo atualmente no Brasil.

O atrativo recebe brasileiros e turistas do mundo inteiro em busca de contato com a natureza e desejando vivenciar a experiência de fazer trekking na região.

Montanhas, vales, desfiladeiros, rios, serras, lagos e o que mais imaginar são componentes do cenário paradisíaco da Chapada Diamantina.

Por isso, certamente após descobrir onde fica a Chapada Diamantina ela será um dos seus futuros destinos de viagem.

1.      Conheça a cidade de Lençóis a capital da Chapada Diamantina

A cidade é bastante antiga, com um belíssimo centro histórico da época dos garimpos. Possibilitando estadia de qualidade e uma posição estratégica para visitar os pontos de interesse na região.

A área comercial e opções gastronômicas oferecem conforto para o visitante se hospedar. Portanto, fica a dica de localização.

Principalmente por ser a cidade de mais fácil acesso, tendo até mesmo um aeroporto próximo. Onde é possível encontrar os principais hotéis da região da Chapada.

Agora que você já sabe onde fica a Chapada Diamantina, vamos descobrir o que fazer na região?

2.      Igatu: conhecida como Machu Picchu brasileira

A cidade de Igatu é uma das mais misteriosas na região da Chapada Diamantina, tendo uma vila que é conhecida como Machu Picchu brasileira.

A vila era ponto de apoio para o garimpo e atualmente é cercada por sítios arqueológicos. Possibilitando uma ótima opção para visitar durante a sua estadia.

O banho de cachoeira é algo que deve fazer parte de sua viagem para Chapada Diamantina. Sendo uma ótima experiência para ter contato com a natureza e renovar sua disposição para seguir conhecendo tudo sobre onde fica a Chapada Dimantina.

3.      Cidade de Mucugê

Tombada pelo IPHAN, a cidade está no lado sul da Chapada Diamantina, tendo forte história de garimpo.

Quem deseja aprender mais sobre essa cultua garimpeira pode visitar o museu local, viabilizando que tenha aprendizados inesquecíveis durante sua viagem.

4.      Conheça o Morro do Pai Inácio

A formação rochosa que está presente onde fica a Chapada Diamantina e é conhecida como Morro do Pai Inácio é um ponto encantador e muito místico da região.

O local reserva histórias que são repassadas entre as famílias, possibilitando que exista muita especulação sobre a região.

O nome da região é atribuído a uma história de amor proibido. Bem como, é atribuído a um escravo que vivia na área onde é o Morro.

Portanto, é normal ouvir tais histórias durante sua visita e ficar se questionando se realmente o que os nativos contam de geração em geração é real.

5.      Cachoeira da Fumaça

A região onde fica a Chapada Diamantina é de riqueza natural sem precedentes. E as cachoeiras fazem parte da área.

A Cachoeira da Fumaça é uma atração para quem deseja aventura. Uma vez que, são 12 km de caminhada e com uma subida inicial cansativa.

Portanto, vale a pena se preparar para aproveitar o dia, levar lanches e aproveitar o percurso. Também existe a trilha de 36 km levando o aventureiro para a cachoeira ao longo de 3 dias de caminhada. Contando com a possibilidade de acampar na mata.

Diante das opções, vale a pena escolher quais são as opções mais viáveis para aproveitar a oportunidade de conhecer a encantadora Cachoeira da Fumaça. Certamente a trilha não será um aspecto que deve te desmotivar, dada a beleza da região.

Seguro viagem para ida a Chapada Diamantina

Agora que já sabe onde fica a Chapada Diamantina, é importante se planejar e incluir em sua ida um seguro viagem.

Muito embora exista o SUS no Brasil, a região é de muita exploração da natureza. O que abre brechas para eventuais acidentes.

E quem deseja ter um atendimento melhor na região pode contar com um seguro viagem para se aventurar sem preocupação.

Garantindo que tenha facilidade de aproveitar tudo onde fica a Chapada Diamantina. Afinal, são muitas opções de lugares para ter contato com a natureza e vivenciar a experiência que a Bahia pode oferecer.

Afinal, a Bahia é um Estado abençoado e bonito por natureza, tendo diversas opções de lugares para os turistas apreciarem tudo que a cultura local e a estrutura do Estado oferecem. Sempre vale a pena conhecer.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três − 2 =