O que você precisa saber sobre o crédito imobiliário

Se você está pensando em adquirir um imóvel, é essencial conhecer as opções disponíveis no momento de fazer um financiamento. Por isso, o crédito imobiliário pode ser uma boa escolha para conseguir a tão sonhada casa. 

Seja uma cobertura no Rio de Janeiro, uma casa no campo ou um apartamento aconchegante, o crédito poderá ajudar a concretizar essa compra. E claro, existe uma série de condições para que o pagamento seja feito de forma tranquila. 

Ao longo do texto você poderá saber mais sobre os tipos de crédito imobiliário e como conseguir uma aprovação! 

O que é crédito imobiliário

Para quem deseja comprar um imóvel, o crédito imobiliário é uma das soluções disponíveis no mercado. Por meio dele, instituições financeiras ou bancos oferecem um empréstimo com opção de pagamento parcelado

Você tem a opção de utilizar esse dinheiro para comprar o imóvel ou até os materiais necessários para a construção. Por outro lado, o banco faz o pagamento para o credor e você fica em débito com ele. 

Ou seja, depois que o valor é liberado e o imóvel adquirido, quem solicita o crédito deve fazer o pagamento ao banco, de acordo com as condições determinadas. Com isso, vale lembrar que incidirá juros e taxas sobre o montante.  

Tipos de financiamento imobiliário: entenda como funcionam

Além de entender o que é o crédito imobiliário, é importante saber que existem diferentes tipos de financiamento. Nesse caso, temos o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Mesmo contando com linhas de crédito ligadas ao Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), essas operações costumam ser distintas. Por isso, cada modalidade pode ser indicada para uma demanda específica. 

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O SFH é um tipo de financiamento fiscalizado pelo Banco Central e com regras definidas pelo governo. Além disso, ele possui um limite definido para o valor do imóvel a ser financiado, sendo de R$1,5 milhão

Vale frisar que o sistema só permite processos em que cada parcela comprometa até 30% da renda mensal do solicitante. Da mesma forma, o financiamento sobre, no máximo, 80% do valor total do imóvel. 

Por fim, saiba que é possível usar o FGTS para quitar as parcelas e as taxas de juros costumam ser menores nessa modalidade. 

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Já o SFI conta com recursos de instituições financeiras e pode ser usado para compra de imóveis que ultrapassam os limites do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Além disso, os recursos podem ser usados na compra de imóveis para fins comerciais.

Neste caso, as taxas de juros costumam ser maiores e o financiamento pode ser de 80% a 90% do valor do imóvel escolhido. 

Outro detalhe importante é que não há limites quanto ao comprometimento da renda do comprador e há um prazo para pagamento da dívida em torno de 420 meses, ou seja, 35 anos. 

Dicas para agilizar a aprovação do crédito imobiliário

Como foi possível notar, o crédito imobiliário oferece uma boa oportunidade para quem quer comprar um imóvel. Mas para conseguir o financiamento e todo o processo ocorrer bem, é preciso se atentar a certos detalhes. 

Isso porque, para que a instituição financeira aprove o empréstimo, é preciso apresentar uma série de informações. Afinal, ela precisa avaliar as condições do cliente para decidir ou não dar prosseguimento ao processo. 

Mantenha suas contas em dia

O primeiro cuidado para quem quer conseguir crédito é manter as contas em dia. Afinal, esse é um sinal de que você será um bom pagador, o que ajuda a instituição a ter mais confiança na hora de emprestar o dinheiro. 

Lembre-se de que é preciso passar por um processo com várias etapas. Por isso, será preciso fornecer vários dados e informações para que o banco faça a análise de crédito.

Ao notar que você mantém todas as contas em dia, as chances de aprovação da solicitação são bem maiores

Ative o cadastro positivo

Seguindo a dica anterior, você também pode abrir seu Cadastro Positivo para mostrar como consegue manter as contas em dia. Trata-se de uma espécie de banco de dados, com todo o histórico das contas registradas em seu nome. 

Ele serve como espécie de vitrine ou currículo para mostrar ao mercado que você é um bom pagador. Sendo assim, é uma boa ideia ativá-lo e, claro, não atrasar seus compromissos.  

Fique de olho no seu score

Outra informação importante sobre você e que pode influenciar na decisão do banco é o seu score. Ou seja, a pontuação que determina as chances de uma pessoa pagar as contas em dia

Ele serve como medidor muito útil para os bancos na hora de oferecer cartões de crédito, empréstimos e financiamento. Logo, com uma boa pontuação, ele saberá que você tem boas chances de pagar seu financiamento em dia. 

Melhore o seu relacionamento com o banco

Manter um bom relacionamento com o banco é outro fator que pode influenciar na percepção que ele tem de você. Assim, ter a conta há algum tempo, com um histórico positivo poderá lhe ajudar muito. 

Nesse sentido, a própria instituição avalia as transações feitas, a forma como você lida com o crédito e muito mais. Com um bom comportamento, você pode conseguir seu financiamento com mais facilidade. 

Conclusão

Ao longo do texto, foi possível notar que o crédito imobiliário é uma opção de empréstimo para quem quer comprar um imóvel. Com isso, a instituição financeira fica responsável pelo pagamento direto ao vendedor. 

Em contrapartida, o cliente se compromete a pagar o financiamento, conforme as regras do contrato, de acordo com as taxas de juros informadas — que podem variar de acordo com a instituição.  

De qualquer forma, para ter acesso aos valores, você deve seguir as boas práticas apresentadas ao longo deste post. Portanto, mantenha as contas em dia, seja um bom pagador e se esforce para demonstrar sua confiabilidade e controle financeiro para o banco.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 + 8 =