O que são parques eólicos

O que são parques eólicos? Estamos perante um parque eólico quando, dentro de uma determinada área, se instala uma série de aerogeradores de grande altura.

Estas estruturas são interligadas por meio de uma linha de conexão de média tensão. Um transformador colocado em uma subestação converte a quantidade inicial de energia em alta tensão, que é posteriormente alimentada através da rede de transmissão em uma subestação primária.

As potências nominais geradas pela usina são variáveis ​​e estreitamente dependentes das condições de vento do local, do número, tipo e capacidade de geração dos aerogeradores e das potências energéticas desejadas.

Países que buscam formas de energias limpas e eficientes costumam apostar em modelos pautados na sustentabilidade. Isso é sempre bom! 

Quanto mais energia limpa há, menos possibilidade de prejudicarmos outras áreas ou causar problemas em um futuro próximo. É claro, nem todos os países podem contar com parques eólicos, mas cada um utiliza uma forma de produção.

E afinal, o que são parques eólicos? Acredito que a palavra eólico não seja tão estranha para seu vocabulário. Ela está completamente ligada com a palavra vento, mas de que forma um parque eólico trabalha, o que é isso?

Existem dois tipos de parques eólicos, que diferem da sua instalação em terra ou no mar. O primeiro é chamado em terra e vê principalmente seu projeto e instalação em áreas abertas, relevos e montanhas.

A segunda, denominada offshore, situa-se na zona marinha junto às zonas costeiras. Estas instalações são feitas por meio de múltiplas turbinas eólicas flutuantes, montadas em uma plataforma flutuante sobre a água e são utilizadas para a dessalinização da água do mar, a produção de energia elétrica por injeção, a produção de transportadores de energia como metanol e hidrogênio. 

Bem, para responder todas as suas dúvidas, criamos esse artigo. Aqui tentaremos entrar no porquê de os parques eólicos serem tão importantes. 

O que é um parque eólico?

O nome é dado para aquelas áreas onde grandes aerogeradores são instalados e a produção de energia eólica acontece. Dessa forma, é um local destinado apenas a essa prática.

Existe, no entanto, um pequeno ponto para se destacar a respeito desses locais. Eles geram muito ruídos e por isso não é possível desenvolver casas ou qualquer tipo de moradia e comércio nas regiões próximas. 

Por outro lado, os parques eólicos podem ser utilizados na agricultura de forma eficaz.

Pois é! Apesar dos ruídos, algumas atividades econômicas podem ser realizadas na região. Graças a isso, ao redor dessas usinas é possível encontrar uma infinidade de possibilidades.

É claro, a energia eólica possui suas desvantagens, mas muitas delas já foram exploradas e não significa um grande perigo para a produção. Por isso os parques eólicos estão crescendo rapidamente.

A energia eólica no Brasil

Dentre todas as regiões produtoras de energia eólica, o nordeste brasileiro possui um grande destaque. No geral, esse tipo de energia é mais praticada na região por um simples motivo. O Nordeste tinha dificuldade em desenvolver certos tipos de energias.

Com essa dificuldade em evidência começou uma procura por fontes alternativas. Uma delas foi a energia eólica. Isso foi ótimo para o desenvolvimento da região, que pode contar com uma energia limpa e sustentável.

Também é importante destacar que graças a esses pontos a energia está se desenvolvendo bem em vários locais. Também há a possibilidade de crescimento rápido em várias regiões ao redor do mundo.

E o que deve ser considerado durante a construção de um parque eólico?

Antes de começar a construir esses locais, é muito importante fazer um estudo sobre o impacto da construção naquela região. 

Geralmente é um processo rápido, mas acaba sendo fundamental considerar que esses processos acontecem para proteger a região e os locais próximos.

O desenvolvimento de parques eólicos é muito bem visto. A matriz energética brasileira se baseia em energia renovável, mas com parques eólicos essa energia renovável também se torna limpa e sustentável.

Como é o funcionamento?

O parque é composto por várias turbinas eólicas que funcionam para gerar energia. Os locais onde são construídas acabam tendo uma certa semelhança com qualquer tipo de usina.

Todo o processo do vento girar a turbina é fundamental para gerar eletricidade. Basicamente, a energia mecânica produzida pela movimentação dessas turbinas é suficiente para que o funcionamento do parque eólico aconteça. Em suma, a energia elétrica é transformada em energia mecânica!

Além disso, a eficiência desses parques eólicos não é apenas relacionada à capacidade dos geradores, mas também ao tipo de sistema utilizado para armazenar e também produzir energia.

Será que vale a pena esse investimento?

Agora que chegamos aqui sua dúvida deve ser essa. Bem, em muitos países o potencial eólico é alto e bem desenvolvido. 

Não é à toa que a Holanda possui uma grande quantidade de parques eólicos. É graças a eles que a energia pode ser produzida de maneira contínua e limpa. 

Além disso, o investimento não é dos maiores. É fácil de aplicar porque é um tipo de energia que é oferecido para toda a população, diferente, por exemplo, das placas solares, que acabam sendo investimentos feitos por indivíduos. 

Também é uma forma de produção em evidência no mercado atual, ganhando muito espaço. É claro, investimentos relacionados à sustentabilidade estão ganhando muito destaque nos últimos anos.

Caso goste, pode aprender um pouco mais sobre as energias sustentáveis. Elas são, com toda certeza, super importantes para o desenvolvimento de vários segmentos. 

Conclusão

Se gostou desse artigo, aproveite e pesquise um pouco mais sobre a energia eólica, assim como os parques eólicos. 

É realmente um assunto extenso, na verdade, a questão da validade das energias no mercado está pegando muitos de surpresa. 

É importante saber onde e como usar cada tipo e por isso o assunto vira uma questão mais polêmica. De toda forma, as formas de energia sustentáveis estão ganhando mais espaço, tanto a eólica como a solar acabam representando o que há de mais importante.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 5 =