O que é uma consultoria para e-commerce?

Muitas pessoas acreditam que as vendas na internet são fáceis e simples até demais, mas acredite, por mais que esse seja um mercado em ascensão, não basta apenas criar sua loja virtual, anunciar seus produtos e esperar os resultados chegarem, é preciso montar estratégias, e saber exatamente como explorar cada detalhe do seu negócio para que ele cresça. 

Os resultados não vão chegar da noite para o dia, e nem o seu e-commerce vai se desenvolver sozinho, é preciso ter atenção, responsabilidade e muita dedicação, assim como em uma empresa de demolição que atua de forma física, só assim, você vai conseguir alcançar o sucesso. 

Mas, em grande parte das vezes, os resultados podem não sair como o planejado, e ganhar uma visão de fora pode ser a melhor saída para otimizar e aprimorar todos os seus processos, e é exatamente aí que entra a consultoria para e-commerce. 

No texto de hoje, iremos falar tudo sobre esse conceito, o que ele significa e qual a sua importância para uma loja virtual, bora conferir mais sobre ele? Então vamos lá!

O que é uma consultoria para e-commerce?

Uma consultoria para e-commerce nada mais é do que um serviço customizado prestado por um especialista que tem como principal finalidade, otimizar por completo, toda a loja virtual, influenciando diretamente, na melhoria e no crescimento de seus resultados. 

Dessa forma, um empreendedor digital contrata um especialista na área que vai prestar total suporte ao e-commerce, fazendo uma análise de seu desempenho, indicando pontos que devem ser melhorados, otimizações que devem ser feitas e como alcançar resultados mais expressivos aumentando consequentemente, o número de vendas.

O principal benefício de uma consultoria para e-commerce é que o consultor realiza um trabalho exclusivo para aquela loja, identificando todas as falhas e pontos críticos com maior precisão e assertividade, traçando um planejamento específico e personalizado visando a melhoria daquele empreendimento individual. 

O que um consultor de e-commerce faz?

Agora que você já sabe o que é uma consultoria para e-commerce deve estar se perguntando o que faz um consultor, certo? Bom, quem atua nessa área, acaba tendo muito trabalho a fazer, ainda mais que na maioria dos casos, as lojas estão passando por momentos de dificuldades, ou seja, é preciso separar seus equipamentos de combate a incêndio para tentar apagar o caos que o e-commerce pode estar. 

Entre as principais atividades, um consultor costuma selecionar e te ajudar na escolha dos melhores produtos para serem vendidos além de auxiliar na busca por um fornecedor de qualidade, resolvendo questões como preço, qualidade do produto, prazo e área de cobertura, esses dois fatores são cruciais ainda mais em um e-commerce que está iniciando sua jornada. 

O consultor também auxilia com todas as questões burocráticas, solucionando qualquer tipo de problema e dúvida que você possa ter, além de trabalhar a identidade visual e a criação de sua marca e o desenvolvimento de campanhas, mirando atrelar o marketing digital a sua loja virtual para alcançar melhores resultados e vender mais. 

Por fim, ele ainda desenvolve planos de ação para alcançar seus objetivos e faz uma varredura completa identificando quais os pontos que a loja deve melhorar, indicando essas melhorias e até realizando elas de forma eficiente. 

Quais são os tipos de consultoria de e-commerce?

Existem vários tipos de consultorias que podem ser feitas para o e-commerce, a primeira e mais comum é a estratégica, onde são realizadas ações específicas de acordo com o objetivo daquela loja, como aumentar as vendas, atrair mais clientes, melhorar a conversão e por aí vai. 

A segunda é a do marketplace, voltada especificamente para essa plataforma, ela é focada especificamente no posicionamento da marca dentro dos grandes sites e como é possível aproveitar ao máximo esses canais. 

Também temos a consultoria para as redes sociais, que ajudam a integrar e selecionar as melhores redes para a sua loja virtual, o uso e a gestão eficiente dessas plataformas, e como obter resultados através dessas mídias. 

Por último, também temos a consultoria para negócios locais, por mais que o e-commerce seja uma modalidade online, muitas lojas virtuais concentram seus esforços em uma área restrita, e essa consultoria auxilia na gestão do Google Meu Negócio e no foco voltado para as condições geográficas estabelecidas. 

Mas afinal, vale a pena ter uma consultoria para e-commerce?

Com tudo que vimos acima, sempre vem aquela pergunta, mas afinal, vale a pena contratar uma consultoria para e-commerce? A resposta é sim, claro que vale a pena! Ainda mais para uma loja virtual que está começando ou que possui muitos problemas, esse é um serviço que serve como um serviços de caldeiraria, apresentando soluções, e trazendo um caminho muito mais claro para alcançar seus objetivos. 

Uma boa consultoria pode trazer várias vantagens, como melhoria nas tomadas de decisão, o melhor entendimento do desempenho e a correção de falhas graves, o especialista pode impulsionar a sua loja e fazer com que ela saia do comum e se destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Como falamos lá em cima, um bom e-commerce precisa de foco, atenção e dedicação, e com uma consultoria, você pode ter tudo isso e mais um pouco. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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