O que é um voice e-commerce?

A pesquisa por voz vem se tornando uma verdadeira febre nos últimos anos, frases como: “Ok, Google, qual a capital da Macedônia do Norte?”, “Alexa, qual a previsão do tempo para hoje em São Paulo?” “Siri, onde posso comprar os melhores fios e cabos elétricos?” Viraram comuns e você com certeza ou já deve ter feito alguma pergunta para uma assistente de voz, ou já viu algum utilizar esse recurso. 

A praticidade que essas ferramentas trazem, como a Siri e a Alexa, faz com que muitas pessoas realizem tudo através de comandos por voz, desde traçar uma rota até um local até mesmo preparar o jantar, mas um mercado onde essa ferramenta vem crescendo muito é justamente no e-commerce. 

Conhecida como voice e-commerce, essa modalidade está em plena expansão dentro do mercado eletrônico, trazendo facilidades, praticidades e muito mais conforto para os usuários, mas você sabe como ela funciona? No texto de hoje vamos explicar tudo para você, preparado? Então vamos lá!

O que é o voice e-commerce?

Como o próprio nome já indica, o voice e-commerce é a capacidade de fazer um pedido dentro de uma loja virtual, apenas utilizando a voz, ou seja, toda a jornada de compra do consumidor é feita através da pesquisa por voz, desde a consulta do preço até o fechamento da compra da sua nova porta de aço

Do ponto de vista do cliente é algo relativamente simples, basta acessar a loja virtual pelo seu desktop ou dispositivo móvel, ativar a busca por voz e fazer a consulta dos produtos apenas através da fala solicitando por exemplo “qual o preço do produto ZYX” ou “quais são suas variedades de cores”. 

Aparecerá na tela a solicitação feita com o produto designado e então, você pode ir seguindo as etapas de compra, falando algo como “quero esse produto” e “pagamento no crédito”. A pesquisa por voz é o futuro e para se ter noção da sua importância, em 2021 ela aumentou em 47% sua popularidade aqui no Brasil, fazendo com que muitas pessoas executassem suas tarefas apenas por voz, e porque não acrescentar isso dentro de sua jornada de compra? 

Como funciona o voice e-commerce?

Bom para o consumidor é aquilo que falamos, basta usar sua voz para guiar seus caminhos e falar exatamente aquilo que deseja, desde a seleção de produtos para ver as opções até o fechamento da compra. 

Já para o e-commerce, é preciso ter um ótimo sistema de busca por voz, utilizando uma boa Inteligência Artificial, que seja capaz de captar a linguagem, distinguir as palavras e fazer com que a jornada de compra ocorra de forma natural e assertiva, corrigindo possíveis erros de falas relacionados a marcas por exemplo. 

Quais são suas principais vantagens?

Existem inúmeros benefícios de usar a pesquisa por voz dentro de uma loja virtual, a primeira delas é justamente a comodidade e praticidade para os usuários, que não precisam perder tempo digitando ou procurando os produtos,e  podem ter o acesso de forma muito mais rápida e efetiva apenas falando o que desejam em poucas palavras. 

A jornada de compra também acaba sendo muito mais rápida, se você solicitar uma banana nanica em um site de hortifruti, o sistema reconhecerá e dará a melhor sugestão possível, sendo mais assertivo e facilitando a escolha dos clientes. 

Ele também fornece informações mais precisas sobre o hábito dos consumidores, uma pesquisa digitada pode muitas vezes ser algo vago e generalizado, enquanto a por voz tende a trazer algo mais específico e assertivo, fazendo com que você conheça melhor aqueles itens que seu público prefere. 

Por fim, a voice e-commerce ainda te ajuda a otimizar a pesquisa dentro do Google, se você vende discos de corte, por exemplo, e alguém pesquisar: “Ok Google, onde compro discos de corte baratos?”, caso você tenha a busca por voz ativa, a chance dos seus resultados aparecerem é muito maior, já que você adapta essa estratégia compatível com um SEO por voz. 

Afinal, vale a pena usar o voice e-commerce?

Por mais que a pesquisa por voz esteja em alta, a adaptação dela dentro das lojas virtuais ainda é considerada algo recente e pouco utilizado, porém, sem dúvidas ela é o futuro. Os usuários buscam cada vez mais conforto e tecnologias, e realizar toda a jornada de compra através da fala acaba se tornando um grande benefício. 

Dessa forma, a voice e-commerce é extremamente bem vista e utilizada pelos usuários, que buscam cada vez mais o conforto de comprar qualquer item apenas usando sua própria voz, então sim, ela vale muito a pena independente da empresa. 

O que achou sobre a voice e-commerce? Acredita que ela pode encaixar bem na sua loja virtual? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − cinco =