WhatsApp comunidades

O que é o WhatsApp Comunidades?

Recentemente, a Meta anunciou a chegada do WhatsApp Comunidades. É uma função que nos permitirá reunir diferentes grupos sob a mesma estrutura e nos oferecerá uma série de ferramentas adicionais destinadas a melhorar a organização e o gerenciamento de nossas conversas.

A empresa imagina vários cenários cotidianos em que as Comunidades podem ser úteis para nós. Por exemplo, para comunicação entre vizinhos de um prédio, entre pais de uma escola, em clubes, pequenas empresas, organizações e outros. 

O que é o WhatsApp Comunidades?

As comunidades não vêm para substituir grupos, mas se alimentam deles e, com base em suas ferramentas, procuram reduzir o distúrbio que geralmente ocorre neles, como o número infinito de mensagens que, em muitas ocasiões, nos faz perder informações importantes.

Os administradores, que serão responsáveis pelo gerenciamento desses espaços, poderão escolher quais grupos (novos ou existentes) farão parte do WhatsApp Comunidades

Eles também terão as permissões necessárias para excluir mensagens ou arquivos que consideram inadequados para todos.

Se alguém nos adicionar ou nos convidar para uma Comunidade, na parte superior encontraremos uma foto de capa, uma foto de perfil, o nome da Comunidade e uma descrição que nos ajudará a entender qual é o propósito dela.

Abaixo você encontrará a seção “Seus grupos”, que nos mostrará em quais grupos estamos unidos e “Outros grupos”, aos quais podemos participar. Isso nos permitirá fazer parte dos espaços que realmente nos interessam, e entrar e sair a qualquer momento.

Deve-se notar que, ao contrário das redes sociais e outros serviços de mensagens, o WhatsApp não terá um diretório que nos permita descobrir Comunidades ou grupos que possam ser de nosso interesse.

Nos grupos que permitem, podemos participar, iniciar chamadas em grupo e convidar outras pessoas, mas apenas os administradores da Comunidade poderão enviar mensagens para todos os membros da Comunidade sob um recurso chamado “grupo de anúncios da comunidade”.

Segurança e privacidade

Meta diz que o WhatsApp Comunidades também terá criptografia de ponta a ponta. É um recurso de segurança que permite que apenas os participantes de uma conversa vejam mensagens e seu conteúdo, e evita que eles caiam em mãos inadequadas caso as comunicações sejam interceptadas.

Da mesma forma, o WhatsApp continuará a usar seu sistema de denúncia para evitar abusos dentro das Comunidades. Em caso de relatar uma mensagem, ela será encaminhada à empresa para análise. Se denunciarmos um grupo, as últimas cinco mensagens serão encaminhadas.

Com base nessas informações, o WhatsApp pode aplicar algum tipo de sanção, se suas regras forem violadas. Isso vai desde a dissolução de uma comunidade até a proibição de alguns membros ou administradores.

Reações e outras funções estão chegando

A chegada do WhatsApp Comunidades não é a única novidade. A Meta também exibirá outros recursos que irão além de suas funções mais recentes. 

Estou falando de reações com emojis, um recurso que temos há muito tempo no Telegram, Instagram, Messenger e agora também chegará no WhatsApp.

Mas isso não é tudo. Também veremos como o limite para o compartilhamento de arquivos (PDF, Word, ZIP, RAR), que até agora era de 100 MB, se tornará de 2 GB. 

Claro, o tamanho máximo permitido para arquivos multimídia (fotos, vídeos e mensagens de voz) permanecerá 15 MB em todas as plataformas.

Também nos beneficiaremos de um aumento no limite de chamadas em grupo com até 32 participantes. Até agora, só podíamos fazer chamadas em grupo com até 8 pessoas. 

Quando o WhatsApp Comunidades estará disponível?

De acordo com Mark Zuckerberg em uma postagem no Facebook, as Comunidades estão dando seus primeiros passos e sua implantação será gradual e lenta. Os usuários das versões beta do WhatsApp serão os primeiros a receber esse recurso.

Por sua vez, aqueles que usam as versões finais (isto é, aqueles que não são desenvolvedores ou entusiastas) terão que esperar um pouco. Mas tem mais. As comunidades também podem alcançar Messenger, Facebook e Instagram no futuro.

No entanto, as reações, a capacidade dos administradores do grupo de excluir arquivos e mensagens, compartilhar arquivos de até 2 GB e chamadas com até 32 pessoas serão implantadas “nas próximas semanas”, mesmo antes que o recurso Comunidades chegue para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 5 =