O que é o NFT?

Imagine comprar uma obra de arte digital na Internet e obter um token digital exclusivo, que prova sua autoridade sobre a obra de arte que você comprou. Este é mais um passo dado nessa revolução digital e são conhecidas como NFTs. 

Atualmente, elas estão conquistando o mundo e, assim como todos acreditavam que o Bitcoin era a resposta digital à moeda, os NFTs tendem a fazer o mesmo com os modelos artísticos. Quer tentar olhar o que há por trás da porta de aço e entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é NFT?

NFT ou non-fungible token é um ativo digital que não pode ser substituído nem trocado, porque possui propriedades únicas. Dentre elas, temos:

  • Ativo digital – representa itens colecionáveis ​​da Internet, como arte, música e jogos, com um certificado autêntico criado pela tecnologia blockchain;
  • É único – Não pode ser copiado ou manipulado de outra forma;
  • Suas compras, vendas e trocas – tudo isso ocorre com criptomoedas como Bitcoin, em sites especializados.

Como funciona o NFT?

Agora que entendeu o que é um NFT, saiba como funciona este ativo digital.

A maioria dos NFTs está inserido no blockchain da criptomoeda Ethereum, uma espécie de livro, que pode ser ‘aberto’, por todos. Quando alguém compra um NFT, ele registra a transação. Quase como uma Nota Fiscal para quem adquire um produto como bomba centrífuga, por exemplo.

Elas são tokens individuais com informações valiosas e, por possuírem um valor definido, principalmente pelo mercado e pela demanda, podem ser comprados e vendidos como outros tipos físicos de arte.

Os dados exclusivos dos NFTs facilitam a verificação e validação de sua propriedade e a transferência de tokens entre proprietários.

Para que serve o NFT?

Assim como o detergente concentrado tem diversas funções, os NFTs são, atualmente, usados para diversos fins. Dentre os quais, citamos:

  • Conteúdo Digital: este tende a ser o uso mais significativo de NFTs hoje em dia. Os criadores de conteúdo veem seus lucros aumentados, pois impulsionam uma economia onde os criadores têm a propriedade de seu conteúdo nas plataformas que usam para divulgá-lo;
  • Itens de jogos: os NFTs também atraíram um interesse considerável dos desenvolvedores de jogos. Bem como, podem fornecer muitos benefícios para os jogadores. 

Normalmente, em um jogo online, poderá apenas comprar itens para seu personagem. Com NFTs, o gamer recupera seu dinheiro vendendo os itens;

  • Investimento e Garantias – Tanto NFT quanto DeFi (Finanças Descentralizadas) compartilham a mesma infraestrutura. Os aplicativos DeFi permitem que você peça dinheiro emprestado usando isso como ‘barganha’. 

NFT e DeFi trabalham juntos para explorar o uso de NFTs como garantia.

  • Nomes de domínio: há também o fator de fornecimento, ao seu domínio, de um nome mais fácil de lembrar. Isso funciona como um nome de site, por exemplo, tornando seu endereço IP mais valioso. Isso geralmente se dá com base no tamanho e na relevância da pessoa ou da marca.

E agora, está pronto para investir em NFTs? Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *