O que é marketing Inbound e porque aplicar na sua empresa?

O marketing digital e suas vertentes e estratégias estão em constante evolução e neste artigo vamos falar sobre um dos modelos que está ocupando, a cada dia, mais espaço nas ações das empresas: o marketing inbound.

O que é Marketing Inbound?

O Marketing Inbound, ou marketing de permissão, é um tipo de marketing que funciona a partir de um conjunto de estratégias e técnicas que oferecem valor ao cliente em potencial esperando que ele venha até a empresa, a partir do interesse sobre o que ela tem a dizer.

Ao invés de interromper a jornada do cliente com um anúncio no meio do vídeo do Youtube, por exemplo, no Inbound a empresa participa do processo de pesquisa do usuário. Isso significa que ela pode ser a produtora do vídeo, com conteúdo relevante para a pessoa que deseja atingir. 

Em suma, no marketing inbound, a empresa compreende o que o cliente deseja, quais são suas buscas e dores, e como ele se comporta online, em cada etapa da jornada de compra. 

Com essas informações em mãos, a organização cria uma série de canais e conteúdos de marketing e os disponibiliza para que o usuário possa encontrar a partir de suas pesquisas.

Ao fazer isso, o consumidor inicia uma relação com a marca.  

É uma forma de aplicar o marketing de relacionamento e ir ganhando espaço e confiança.

Em outras palavras, no marketing inbound a empresa primeiro atrai o cliente, depois se relaciona com ele e por último tenta fazer uma venda.

Qual é o objetivo do Inbound Marketing?

Alguns dos benefícios que uma empresa pode esperar do Inbound Marketing são:

  • aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • atrair clientes em potencial;
  • gerar conteúdos que fazem diferença;
  • otimizar o processo de vendas.

Quais as vantagens do Inbound para uma empresa?

Uma vez que você sabe o que é o Marketing Inbound e quais seus objetivos, talvez já imagine algumas das vantagens desse tipo de estratégia, não é mesmo? Listamos quais os principais benefícios para que você saiba a relevância desta técnica.

Atingir seu público-alvo

Quando você compreende o que é Marketing Inbound, fica claro que é muito mais provável que você atinja aquele perfil de consumidor considerado ideal.

Uma vez que você está criando conteúdo de qualidade e relevante a esse público, maiores serão as chances de que pessoas realmente interessadas caiam no seu fluxo.

Aumentar o alcance e visibilidade da sua marca

A partir do momento que seu blog, canal no Youtube, podcast ou outros canais, estiver entregando conteúdo relevante à sua audiência, maior será o alcance da sua marca e por mais vezes o seu público-alvo será impactado por ela, gerando uma maior visibilidade. 

Menor custo de aquisição de clientes

Quando suas estratégias de Inbound Marketing atingem maturidade, o custo para aquisição de clientes será cada vez mais baixo, uma vez que você passa a conhecer melhor o seu cliente, quais seus interesses, dores, comportamentos e etc.

Aumento do ticket médio

Uma consequência das estratégias de Inbound é o aumento do ticket médio, afinal se o seu consumidor passa a se envolver com o seu conteúdo e, por isso, acaba comprando seus produtos, você passa a conhecê-lo mais a ponto de oferecer um produto complementar ou melhor e ele acabar comprando mais. 

Quais as etapas essenciais do Inbound Marketing?

Por fim, separamos as etapas do marketing Inbound para que você possa visualizar como ele opera de fato.

Seguindo o funil de vendas como norte, você irá notar que ele foca na jornada de compra do cliente e entrega conteúdo relevante, veja a seguir.

Atrair visitantes

A premissa básica do Inbound é o de atrair visitantes ao seu site através da criação e compartilhamento de conteúdo. 

Logo será necessário trabalhar conceitos de SEO para que as páginas estejam melhor ranqueadas, aumentando muito suas chances de cliques.

Converter visitantes em leads

Depois de conseguir que novas pessoas visitem seu site, você consegue mapear a jornada deste visitante ao utilizar ferramentas como o Pixel do Facebook, Google Analytics e etc. 

Ao ter acesso a essas informações você pode usá-lo como público em um anúncio, por exemplo.

Este anúncio pode ser direcionado para uma landing page ou página de cadastro do seu site, a ideia é sempre oferecer algo ao seu cliente (um conteúdo especial, uma condição diferenciada etc) em troca do cadastro do visitante, que passa a ser seu lead.

Transformar leads em clientes

À medida que sua base de leads vai enchendo, é a hora de trabalhar todos esses clientes em potencial. 

Nessa hora o marketing inbound entra com tudo com várias campanhas de e-mail marketing e distribuição de conteúdos de acordo com a jornada de compra.

Quando bem feita, a nutrição de leads vai levando o consumidor para frente até que ele chegue à conversão e se torne um cliente. 

Fidelizar os clientes

Além de atrair novos clientes e vender mais, o Inbound também pode ser bastante útil para fidelizar seu cliente. Mantenha-o em um fluxo de nutrição próprio, vá entendendo como cada audiência se comporta, envie materiais e ofertas que ele pode estar interessado.

E aí, entendeu o que é Marketing Inbound? Esperamos ter te ajudado a compreender melhor o que é e como aplicá-lo no seu negócio.

Para completar este conteúdo, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo, com ele você tem acesso a dicas importantes sobre marketing de conteúdo, fundamental para o Inbound.

https://www.youtube.com/watch?v=1XIAsGGh2lQ Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 5 =