O que é marketing de massa e como aplicá-lo

O mercado nos últimos anos se tornou segmentado, com estratégias de marketing mais trabalhadas para nichos específicos. O conceito e técnicas de marketing de massa surge na contramão dessa tendência e tem destaque, justamente pela falta de segmentação.

O grande diferencial das estratégias de marketing de massa é que são focadas em chegar no maior número de pessoas possíveis, sendo perfeita para os segmentos de varejo que atendem o público.

O que é marketing de massa?

Diferentemente das estratégias focadas em personalização e segmentação, esse é um processo que visa ter um foco exclusivo e impactar o maior número possível de potenciais clientes. 

Aqui os conceitos de persona (representação do cliente ideal), nicho e público-alvo são ignorados. A ideia desse processo é expor a sua marca ao máximo de pessoas, sem nenhum tipo de diferenciação.

Apesar de ter ganhado a concorrência de novas estratégias de marketing mais segmentadas, muitas empresas ainda utilizam o marketing de massa para conquistar novos clientes.

O método costuma ser o mesmo, ou seja, usando canais de comunicação populares, o foco é divulgar a marca, produto ou serviço sem um público destinado e assim chamar atenção de uma grande audiência. 

Essa estratégia é muito utilizada por empresas ainda não conhecidas que desejam entrar no mercado e lançar seus produtos ou serviços.

O conceito por trás deste método é gerar valor por meio de exposição ao maior grupo possível de pessoas (potenciais clientes). 

A ideia de valorizar experiências dos consumidores e atender as demandas, criando anúncios que chamam atenção, por exemplo, é deixada de lado.

O grande objetivo é modificar o comportamento dos usuários, a partir de anúncios impactantes, porém, os resultados não são fáceis de serem analisados e mensurados.

Os negócios que adotam essas estratégias não se importam muito com a eficiência das campanhas, a taxa de cliques ou ROI (Retorno Sobre Investimento). Pelo menos, não em um primeiro momento.

Quais são os aspectos do marketing de massa?

Os principais aspectos que envolvem essa estratégia, são:

  • Foco em gerar impacto em um grande número de consumidores;
  • Uso de canais de comunicação populares para realizar anúncios;
  • Conseguir algum retorno por impactar muitas pessoas;
  • Usado por empresas que estão iniciando no mercado;
  • Ajuda na introdução e lançamento de produtos básicos.

Técnicas mais conhecidas do marketing de massa

Apesar das estratégias não terem como foco específico um público e apostarem na generalização de campanhas e anúncios, há técnicas que se destacam, por exemplo:

Marketing de guerrilha

Esta é uma técnica muito utilizada. Basicamente consiste em anúncios, ações e campanhas que geram um grande impacto na audiência, com mensagens emocionantes ou criativas.

A ideia é chamar atenção das pessoas e envolvê-las por meio da mensagem transmitida. A técnica pode ser utilizada para provocar alguma reação nos consumidores, seja conhecer a marca, comprar um produto, alfinetar os concorrentes, entre outras.

Abordagem Shotgun

A abordagem shotgun consiste em atrair o maior número de olhares para o seu negócio, independente de quem sejam os usuários, sem realizar nenhum tipo de segmentação, já que não há um público específico.

As mensagens transmitidas precisam ser o mais genéricas possíveis para conseguir passar a mesma ideia para diferentes pessoas a serem impactadas.

Essa abordagem é muito utilizada em canais de comunicação mais populares como: rádio, TV e internet, em busca de mais clientes sem utilizar uma mensagem específica.

Quais são as vantagens do marketing de massa?

O marketing de massa é muito popular no segmento de publicidade e o mais interessante é que consegue sobreviver mesmo com as mudanças de comportamento dos consumidores.

Isso gera dúvidas em alguns profissionais, se realmente vale ou não a pena investir nesta estratégia.

As vantagens em investir no marketing de massa são:

Impactar com uma única mensagem, milhares de pessoas. Um anúncio bem elaborado, por exemplo, pode ser divulgado nos principais canais de comunicação, algo muito eficiente para fortalecer a imagem da marca, mesmo sem ter um público específico.

A operação com uma grande audiência torna a distribuição mais barata, com ações que chegam a diversos consumidores e com ótimo custo-benefício.

Deste modo, mesmo que as campanhas não gerem resultados, os custos não foram altos, reduzindo até as perdas com as pesquisas de marketing que são realizadas.

O fortalecimento da imagem é outro benefício interessante, graças a ampla exposição em canais de comunicação populares. 

Considerações finais

Como vimos neste artigo, o marketing de massa é considerado muito eficiente para as empresas que estão ingressando no mercado ou que estão lançando seus produtos, pois consegue chamar atenção de modo eficiente do que os anúncios personalizados.

Portanto, conhecer o conceito, seus benefícios e realizar pesquisas de mercado são formas de entender se o marketing de massa é ideal para a sua empresa e assim conquistar excelentes resultados. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *