A coleta de dados vem se tornando cada vez mais comum dentro das empresas, afinal, em um mercado que se torna cada vez mais competitivo, é fundamental encontrar alguns diferenciais, e as informações podem auxiliar e muito principalmente a tomada de decisão.
Errar é humano, mas dentro de uma empresa, qualquer pequeno deslize pode ser a ruína do negócio, então é crucial tomar decisões assertivas baseado em dados e informações para que seu outsourcing de impressão realmente dê o resultado que você tanto espera.
E entre as diversas áreas onde essa estratégia é eficaz, o marketing se encontra nesse meio com a chamada inteligência de marketing. Talvez se você trabalha na área talvez já tenha escutado falar sobre esse termo que é um dos mais comentados atualmente, devido a sua importância dentro do mercado.
Caso ainda não tenha escutado sobre ele, fique tranquilo, no texto de hoje vamos falar o que significa inteligência de marketing, qual a sua importância e seus benefícios, bora? Então vamos lá!
O que significa inteligência de marketing?
A inteligência de marketing significa a coleta, análise, tratamento e organização de todos os dados e informações, utilizando esses ao favor da empresa para guiar estratégias mais assertivas vinculadas à área de marketing.
De forma resumida, essa é uma estratégia que faz com que todas as decisões sejam baseadas em dados coletados, permitindo um resultado mais sólido e ações com uma taxa de erro muito menor, principalmente na criação de campanhas, abordagem e segmentação do público-alvo.
Geralmente, os dados coletados vem através de formulários ou histórico e hábito de consumidores antigos, que faz com que você conheça melhor as pessoas que compram seus equipamentos de combate a incêndio, moldando estratégias muito mais assertivas com as decisões sendo guiadas através de dados e não de achismos.
Qual a importância da inteligência de marketing?
Por mais que muitos empreendedores acreditem no seu próprio feeling e nos seus achismos para tomarem uma decisão, isso dificilmente dá certo e é praticamente impossível, manter um negócio aberto se baseando apenas naquilo que você acredita, sem nenhum dado concreto.
Ainda mais quando falamos da área do marketing, onde existem campanhas constantes e você sempre procura ser assertivo na segmentação do público, nos anúncios criados, na comunicação e na abordagem que você tem com as pessoas, afinal, a principal função do marketing é atrair e divulgar, e isso é quase impossível se você não tiver informações sobre para quem você deve divulgar de que forma.
Então, se basear em dados e utilizar a inteligência de marketing vai muito além de seguir qualquer tendência, através dela você consegue ter certeza das suas ações e tomar decisões muito mais assertivas, baseadas em fatos.
Quais são suas vantagens?
Existem inúmeras vantagens de utilizar a inteligência de marketing em seu negócio, começando pela relevância do conteúdo produzido, através dela, você consegue coletar dados que mostram quais são o tipo de material (como e-book, posts em redes sociais, webinars, site e por aí vai) e qual canal digital que você está tendo mais sucesso com engajamento e quais assuntos as pessoas querem de fato saber mais sobre, fazendo com que você produza conteúdos de forma muito mais assertiva, no local certo e direcionado.
Outro benefício é a experiência de compra do consumidor, com a inteligência de marketing você consegue saber quais são suas preferências, o que ele deseja, quais passos ele costuma dar e por aí vai, fazendo com que você consiga montar estratégias muito mais assertivas para melhorar essa experiência, removendo falhas e corrigindo qualquer fato que atrapalhe sua jornada de compra.
A segmentação também é muito mais assertiva, você consegue encontrar o público certo e na hora certa, achando as pessoas que realmente querem seu detergente concentrado, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a taxa de conversão.
Por fim, a coleta de dados ainda auxilia você a entender e mensurar melhor seus resultados, fazendo análises constantes e em tempo real, o que ajuda a mudar uma estratégia caso necessário e replicar o que está dando certo, fornecendo total controle para que suas campanhas possam fazer sucesso.
Agora conte para a gente nos comentários abaixo o que achou sobre a inteligência de marketing? Acredita que ela pode ser útil para o seu negócio? Não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto e até a próxima!
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.