Necessidades nutricionais de cães idosos

Muitos tutores perguntam: “o cachorro pode comer caqui?”, afinal, eles se preocupam sobre uma alimentação saudável, segura e nutricional para o seu amiguinho. Essa dieta é marcada por uma alimentação natural, considerando os vegetais e frutas que podem ser oferecidos sem a inclusão de açúcares ou sal. 

Uma alimentação saudável para o seu pet é fundamental para seu desenvolvimento. Por isso, quando falamos em cães idosos, a preocupação tende sempre a aumentar devido à fragilidade da saúde que o cãozinho adquiriu com a idade avançada, somado ao fato de que nem todos os alimentos podem ser oferecidos a ele. 

Mudanças no corpo do cão com o envelhecimento e seus impactos na nutrição

Algumas dessas manifestações incluem o clareamento do pelo, a redução no desempenho de atividades físicas e a perda de peso. Isto porque o cãozinho também pode apresentar maior resistência para se alimentar e, por consequência, tende a desenvolver fadiga, desnutrição e dificuldades de locomoção.

Estes são sinais que precisam ser analisados atentamente, pois, assim, é possível levar o cachorrinho para ser cuidado por um médico veterinário. Dessa forma, o profissional vai explicar exatamente o que precisa ser feito para manter os cuidados em casa através de uma alimentação balanceada.

Necessidades nutricionais específicas de cães idosos 

Para os cães idosos, existem nutrientes específicos que podem auxiliar na função imunológica do animal. Com isso, pode-se considerar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes como a vitamina E, carotenoides e selênio.

Estes antioxidantes podem auxiliar o seu amiguinho a reduzir as inflamações do organismo que surgem com o avanço da idade. É possível manter a saúde do sistema imunológico dele e o deixar forte, feliz e com a fome saciada.

Como adaptar a dieta do seu cão à fase sênior?

A melhor forma de adaptar a alimentação do seu animal com idade avançada irá variar de situação para situação. Às vezes o seu animal precisa de uma ração mais seca ou mais úmida, então acaba sendo necessária uma maior atenção para essa transição da alimentação e o recomendado é conversar com um profissional em veterinária. 

Além disso, o especialista pode apresentar uma dieta exclusiva para atender as necessidades alimentares do seu cachorrinho. É indispensável que ele passe por consultas com frequência, pois, assim, o veterinário consegue realizar o acompanhamento para saber como se encontra a saúde dele e se é necessário de suplementação, por exemplo.

Suplementos alimentares para cães idosos

Caso seu animal esteja com carência de nutrientes específicos em seu sistema imunológico, é recomendado que sua alimentação, independente de qual seja, passe a ser suplementada para auxiliar nessa deficiência. Para saber corretamente qual a deficiência nutricional do seu amiguinho recomendamos que procure um veterinário de confiança.

Apenas este profissional pode indicar o tipo de tratamento adequado a fim de garantir que o cachorro consiga se recuperar. Deste modo, pode ser recomendado incluir os suplementos a ele e que a DrogaVET consegue realizar o manipulado de acordo com o peso dele, com um sabor e aroma agradáveis para serem consumidos. 

Cachorro pode comer caqui?

O cachorro pode comer caqui porque se trata de uma fruta rica em vitaminas e minerais fundamentais ao organismo do bichinho. Porém, é indispensável conversar com um profissional em saúde animal para saber quantas vezes podem ser oferecidas por dias e quais as quantidades corretas.

É importante ter atenção ao dar o alimento para o cachorro, pois não se pode esquecer de remover as sementes. Caso a fruta seja servida com as sementes, o cãozinho corre o risco de sofrer uma obstrução intestinal ou se intoxicar. 

Dicas para manter seu cão idoso saudável e feliz

Para manter o seu animalzinho feliz, claro que não podemos deixar de ora de maneira alguma o passeio diário. Além do passeio ser um momento de descontração para o seu cachorro, também serve como um momento de atividade física. 

É recomendado que você leve seu pet ao veterinário com maior frequência, já que ele está com uma idade avançada e os riscos de imprevistos ocorrem aumentam. Por isso, a prevenção é a melhor maneira de prevenir problemas que possam prejudicar a rotina do cachorrinho. 

Como estamos falando das necessidades nutricionais para o seu amiguinho, recomendamos a DrogaVET para adquirir suplementos nutricionais para ele. Ao saber que cachorro pode comer caqui, você tem a oportunidade de oferecer uma fruta saborosa e também ajudá-lo no dia a dia com cuidados especiais através dos manipulados confeccionados!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição