Nail styling: tudo sobre a tendência e dicas para cuidar das unhas artísticas

Além de lindas, as unhas decoradas são sinônimo de garra e disciplina

A nail art é uma forma artística de decorar as unhas. Em 2020, devido à pandemia, a tendência voltou a fazer sucesso e ganhou destaque, com muitas pessoas ensinando como fazê-la em casa. Ainda assim, não se trata de uma novidade, muitas celebridades já usavam o estilo anteriormente.

No Brasil, as unhas grandes e decoradas estão muito presentes na periferia das cidades, como uma forma de mostrar força e disciplina. Inclusive, as mulheres têm uma relação muito forte com suas unhas, conseguindo expressar, por meio delas, seu estilo e sua criatividade. Se você ama o nail styling, conheça mais detalhes sobre ele e saiba quais itens de beleza não podem faltar no seu kit para fazer as unhas em casa.

Formatos de unhas no nail styling

Além das cores e dos desenhos, outro destaque na nail art é o formato das unhas. Elas podem ser curtas ou mais longas, além de incluírem unhas em gel ou outro modelo postiço.

Antes de fazer a esmaltação e os desenhos, a manicure — ou você mesma — precisa cortar, lixar e moldar as unhas. Os formatos mais utilizados são: quadrado, arredondado, amendoado, ballerina e stiletto. Os três últimos são mais indicados para unhas compridas, e os dois primeiros para as mais curtas.

Técnicas de nail art

Existem várias técnicas de nail styling. Algumas mais conhecidas e simples, outras bem complexas, mas igualmente incríveis.

Utilizando esmaltes

A mais conhecida e prática. Pode incluir algo mais básico, como francesinha colorida ou unhas multicoloridas e degradê.

Películas

São pequenos adesivos, com detalhes ou desenhos, para aplicar sobre as unhas após passar uma base transparente. Podem ser usadas em todos os dedos ou apenas em um, para dar um destaque.

3D

Consiste no uso de vários materiais, como gel, cola e acrílico, com o intuito de criar formas e até texturizar as unhas. Os esmaltes em gel são muito usados para construir a nail art neste modelo.

Tipos de alongamento

O alongamento de unhas era uma técnica muito procurada por quem roía as unhas ou tinha dificuldade de deixá-las crescer. Agora, este comprimento maior já é parte da nail art e permite incluir mais desenhos e cores. Entre os tipos mais comuns, estão:

  • em gel: o mais conhecido e procurado, exige manutenção a cada 15 dias;
  • com fibra de vidro: pode durar até três meses, considerado o mais resistente entre todas as opções de alongamento;
  • de porcelana: apesar do nome, é feito de acrílico, mas dá um efeito de porcelana para quem observa as unhas. Dura 15 dias;
  • com acrigel: mistura as técnicas da unha em gel e de porcelana. Dá mais resistência contra quebras e dura em média 15 dias.

Como cuidar das unhas decoradas

Depois de conhecer mais sobre o nail styling, você deve estar curiosa para saber como cuidar das unhas decoradas. Será que elas dão mais trabalho em comparação com a esmaltação tradicional?

Aposte em bons produtos

Se for fazer os detalhes em casa, aposte sempre em bons produtos. Um esmalte de qualidade, palitos de unhas, bases fortalecedoras, óleo ou spray secante. A escolha dos itens corretos garante a maior durabilidade do efeito sobre as unhas, sejam naturais ou alongadas.

Prepare as unhas

A preparação também contribui para uma melhor fixação das películas e do próprio esmalte. Antes de passar a cor ou fazer um desenho, lixe bem as unhas, passe um fortalecedor e uma base.

Não esqueça do secante

O óleo ou spray secante têm um papel importante: o de evitar que você borre as unhas. Quando você opta por desenhos ou várias cores na mesma unha, precisa deles para evitar estragar o efeito.

Remova os excessos

Por último, na finalização, sempre remova os excessos, aquele “a mais” de esmalte que fica nos dedos. No caso das películas, você pode ter de cortá-las com uma tesoura para adaptá-las ao tamanho das unhas.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + sete =