Mercado de trabalho passa por adaptação para acompanhar novas tendências

Mercado de trabalho passa por adaptação para acompanhar novas tendências

Tecnologia e mudanças de hábito têm guiado as profissões do futuro

Projeção divulgada na edição de 2022 do Fórum Econômico Mundial pela consultoria Gartner estima que, até 2026, 30% das empresas globais já estarão imersas no metaverso. Isto é apenas uma mostra de que o futuro do trabalho está conectado a um mundo digital cada vez mais complexo.

O mercado está em expansão contínua para acompanhar as tendências que demandam pessoas qualificadas em áreas que, até o momento, não existiam. Estamos diante da imprevisibilidade de um futuro tecnológico que tem desafiado as instituições responsáveis pela inserção dos profissionais do futuro.

Silvia Quadros é Diretora Acadêmica do UNASP campus São Paulo e explica que, durante os cursos, a instituição se preocupa em preparar os alunos para a inserção no mundo do trabalho. “A relação teoria-prática é uma condição sine qua non para a qualidade dos cursos. E, aqui, no UNASP, a prática está presente desde o início do curso e isso faz com que o aluno já consiga sua inserção em estágios remunerados desde o início de sua formação”, ressalta.

Pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), mostra que os colaboradores do segmento de TI recebem 84% mais convites para participar de processos seletivos em relação a outras áreas. Além disso, a falta de profissionais qualificados faz com que as empresas ofereçam remunerações atrativas.

Somente no Brasil, a previsão é da abertura de pelo menos 400 mil vagas até 2024, mas faltam pessoas que estejam preparadas para assumir tais funções, principalmente em front-end, back-end, desenvolvimento de software, gestão de TI, desenvolvimento de aplicativos, engenharia de software, entre outras.

Quem faz uma escolha de forma estratégica, colhe os frutos antes mesmo de terminar o curso. É o caso de Christian Augusto Martins, aluno do oitavo semestre do curso de Ciência da Computação. Segundo ele, ter conseguido um estágio na área o ajudou a aperfeiçoar seus conhecimentos, gestão de tempo e também possibilitou sua efetivação. “O principal ponto que eu vejo é que o UNASP trata todos os alunos como se nunca tivessem tido contato com aquele assunto antes. Tenho professor que faz cursos de extensão nos finais de semana para treinar os alunos para assuntos do mercado. É opcional participar, mas quem participa dá uma acelerada na carreira”, diz ele.

O mercado de trabalho é influenciado por questões culturais, além de evoluções na tecnologia. Por isso, para os próximos anos, há uma expectativa da valorização de carreiras que serão boas oportunidades profissionais para quem as escolhe. Acompanhar as tendências, é uma estratégia interessante para quem cogita uma transição de carreira ou está iniciando agora.

Sobre o UNASP

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 107 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − um =