A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, responsável pela formação do cirurgião plástico no Brasil, realiza nos dias 2 e 3 de março, em São Paulo, uma prova de conhecimento e estudo, para os 700 futuros profissionais, sobre todo aprendizado teórico e prático recebido durante os dois anos na residência médica da especialidade, em todo país.
Atualmente, para exercer a cirurgia plástica no Brasil, em conformidade com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira, são necessários:
-6 anos do curso acadêmico de medicina
-3 anos de residência médica em cirurgia geral
-3 anos de residência médica em cirurgia plástica nos 86 serviços credenciados da SBCP.
Ao final de todo esses 12 anos de estudos comprovados, o então médico residente está apto a realizar cirurgia plástica e em seguida obter o Título de Especialista, já fazendo parte da SBCP, desde sua residência médica. A formação correta e a continuidade nos estudos científicos na participação dos eventos e congresso brasileiro promovidos pela entidade nacional, fortalecem e agregam os conhecimentos necessários para a constante atualização, afirma a presidente da SBCP, Professora Lydia Masako.
250 Médicos que já exercem a cirurgia plástica, tambem realizarão provas, escrita e oral, para obtenção do título de especialista em cirurgia plástica, marco indispensável para esse profissional.
Números Da Cirurgia Plástica No Brasil:
-7.300 médicos credenciados SBCP
-cerca de 2 milhões de cirurgias plásticas realizadas
-SP,RJ e MG lideram o ranking nacional, nessa ordem