Marketing Digital para iniciantes: 7 dicas para aprender do zero

As empresas estão cada vez mais dedicadas a implementar estratégias para a internet. Então, nada mais urgente que ensinar marketing digital para iniciantes.

Na verdade, há muito se acredita que essa preocupação se aplica mais às empresas B2C. Mas isso é um grande erro.

Todos os tipos de empresas, mercados e segmentos de negócios podem se beneficiar de métodos de marketing devidamente aplicados.

Devido a ascensão da estratégia, em algum momento você deve ter se perguntado por onde começar a aplicar o marketing. Afinal, bons resultados podem ser alcançados se o planejamento na direção certa para a empresa for desenvolvido.

O ponto mais importante de tudo é entender como iniciar sua presença digital para crescer dentro do seu segmento.

Saiba o que é marketing digital e veja dicas para aplicá-lo da melhor forma no texto a seguir!

Marketing digital para iniciantes: conceitos importantes

O marketing digital existe em todas as áreas do nosso dia a dia, tornando-se um mercado de trabalho enorme e propício para empresas de todos os portes.

O marketing digital funciona de várias maneiras e utiliza diferentes canais para promover produtos e serviços.

Por exemplo, pode-se impulsionar serviços de topografia por meio de uma variedade de estratégias de marketing digital exclusivas para cada canal, considerando o perfil da empresa e dos clientes que ela visa atender.

Por se tratar de um conjunto de estratégias, entender o marketing digital também exige conhecer seus principais conceitos.

Eles se relacionam com a forma e os meios de estabelecer como a estratégia é executada e para qual finalidade ela vai servir.

Portanto, é importante entender certos conceitos específicos. Entenda mais sobre eles agora.

  1. Persona

Um dos primeiros pontos a se ter em conta na hora de começar no marketing digital é entender que alcançar um número massivo de pessoas nem sempre é a alternativa mais recompensadora.

A persona é uma representação do cliente ideal do serviço de manutenção em notebook ou de potenciais compradores para produtos para skin care.

Com isso, é uma espécie de evolução do público-alvo e conta com dados como:

  • Nome;
  • Faixa de idade;
  • Sonhos;
  • Dificuldades.

Tradicionalmente, os profissionais de marketing elaboram esses perfis com base em dados reais da lista de clientes.

No entanto, nada impede de usar um pouco da criatividade no momento de traçar esse perfil.

A persona serve para direcionar os esforços de marketing com mais assertividade.

Com isso, as campanhas são desenvolvidas com mais direcionamento, o que permite que a empresa alcance clientes em potencial, mesmo que em menor volume. Isso torna os resultados mais efetivos.

  1. Funil de vendas

Todo usuário da web interessado em produtos e serviços diversos, como desinfetantes hospitalares, passa pela chamada jornada do cliente.

O funil de vendas mapeia essa jornada de acordo com o nível do relacionamento entre o cliente em potencial e a marca e classifica conforme o potencial de interesse e conversão.

O início do funil diz respeito ao primeiro contato, momento em que o usuário está conhecendo a marca através de materiais e conteúdos ricos.

No meio do funil, ele já é familiarizado com as soluções apresentadas e começa a considerar benefícios e preços.

No fundo do funil, o visitante está pronto para ser convertido em cliente.

  1. Landing page

São páginas autônomas dentro do site de escritórios de arquitetura cujo objetivo principal é gerar conversões.

Para isso, as landing pages apresentam ofertas especiais e conteúdos do interesse da persona do negócio de forma mais direcionada à ação esperada e o material/produto divulgado de forma mais específica.

Em geral, a marca solicita dados do visitante em troca do download de e-books, planilhas e derivados. O visitante que cede dados se torna um lead.

  1. Lead

O lead é o primeiro estágio de uma pessoa prestes a entrar no funil de vendas. A marca possui informações como nome e localização dela e, a partir daí, pode definir estratégias para convertê-la.

Todo empreendimento necessita de leads se está interessado em formar uma base de clientes fiel na web.

7 dicas para aprender marketing digital

Após destacar alguns conceitos fundamentais dessa prática, vamos focar em como é possível aprender a aplicar o marketing digital na venda de produtos e serviços diversos, como blocos intertravados e instalação de cabeamento estruturado.

Os tópicos que seguem focam nas melhores estratégias para ter um plano de comunicação à altura da persona do seu negócio.

  1. Defina o objetivo e o impacto esperado

Não é bom ter pressa. Toda e qualquer medida ligada ao marketing digital tem que ser baseada em metas e objetivos concretos.

Então, como primeiro passo defina exatamente o que você pretende alcançar. Pode ser captar mais clientes, divulgar um produto novo ou aumentar os seguidores nas redes sociais.

Esse tipo de marketing viabiliza atingir uma multiplicidade de objetivos, mas, no estágio inicial, é pertinente se concentrar em aspectos mais diretos.

  1. Revise o site da empresa 

O site é um dos elementos principais do posicionamento na web. É onde as informações de contato, serviços, itens e benefícios das instalações elétricas prediais são reunidas.

Na grande maioria dos casos, o primeiro contato de alguém com a sua marca pela internet é através do site oficial. Ou seja, ele é de extrema importância para qualquer estratégia, criando a primeira imagem de forma qualificada.

Por isso, é vital revisá-lo periodicamente. Desde as informações mostradas, as decisões de design, o layout e até a velocidade de carregamento.

Todos esses aspectos influenciam a percepção do público e, acima de tudo, o tempo que eles passam navegando pelo site – quanto mais tempo, mais chances de realizar conversões.

  1. Considere a utilização das redes sociais

Acredite, por mais complexa que seja sua venda: seu público-alvo consome informações em todas as redes disponíveis.

Existem erros muito comuns que as empresas B2B cometem, como achar que a mídia social não é adequada para o seu tipo de negócio. Contudo, esse pode ser um excelente canal para se relacionar com potenciais clientes e parceiros.

Na internet, nenhuma plataforma supera o potencial de interação que as redes sociais têm. Elas são ferramentas muito poderosas para se aproximar das pessoas e engajá-las verdadeiramente.

Afinal, as decisões humanas não vêm do nada. Elas são influenciadas por uma série de fatores diariamente e um relacionamento de valor nas mídias ajudará nesse processo.

Um perfil amigável do escritório de assessoria contabilidade no Facebook, por exemplo, pode ser o diferencial que faltava para mais pessoas contratarem os serviços.

  1. Produza conteúdos relevantes

Outro pilar do chamado marketing digital é a produção e divulgação de conteúdos realmente relevantes para a base de clientes.

Isso significa ir além da publicidade direta e tradicional. O ponto deve ser sempre incentivar a aquisição de informações por parte de quem te segue.

É a qualidade dos posts que convence os usuários de redes sociais a seguirem ou não determinados perfis.

É preciso usar isso a favor do marketing e da marca. Por isso, nada melhor do que investir em posts instrutivos sobre a administracao de condomínios a fim de construir uma audiência fiel para a administradora, bem como outros empreendimentos.

Há muitas formas de se fazer isso, como:

  • Posts em blogs;
  • Tutoriais em vídeo;
  • Sorteios;
  • Associação com influenciadores.

Independentemente do formato escolhido, não deixe de avaliar cuidadosamente quais redes fazem mais sentido para os seus objetivos.

Não vale a pena marcar presença em todas as redes possíveis. Compensa mais se concentrar naquelas que realmente geram resultado e em que é possível se relacionar com o público-alvo.

  1. Peça ajuda para um especialista

O marketing digital apresenta vários desafios, mesmo para quem já tem prática. Nesses casos, é fundamental contar com a orientação de um especialista e acompanhar as mudanças da área.

As dicas são eficazes para todos os tipos de negócios, mas cada organização é única e tem necessidades específicas, demandando ajustes em algumas estratégias.

Por isso, contar com o apoio de pessoas com experiência de mercado e que já vivenciam diferentes realidades pode ser uma decisão muito importante para alcançar resultados melhores e mais rápidos.

Isso garante uma avaliação mais completa e confiável do que está funcionando, do que pode ser melhorado e do que precisa ser desenvolvido.

Tudo isso baseado no que você tem e nos resultados que você obtém (ou na falta deles).

  1. Faça cursos de especialização

Como de praxe em várias áreas profissionais, a especialização exerce um papel fundamental no marketing digital.

Quem estuda continuamente e se mantém atualizado a respeito das novas tendências e tecnologias se destaca. Obter destaque é a porta de entrada para uma carreira de sucesso!

Desse modo, sempre procure por cursos de especialização e capacitação. É possível encontrar possibilidades baratas e flexíveis para estudar em meio à rotina de trabalho.

Saiba que, no marketing feito para web, ter domínio sobre todas as frentes de atuação é um diferencial determinante. Por isso, nada de focar em apenas uma ou outra estratégia ou tecnologia.

  1. Entenda como campanhas de mídia paga funcionam

Os anúncios pagos são essenciais para impulsionar marcas e produtos em motores de busca, redes sociais e muito mais.

Existem várias disponíveis no mercado: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads são as mais populares.

Antes de fazer qualquer investimento nessas mídias, é muito importante compreender como se faz um anúncio de alta performance e qual é o objetivo e público que se deseja alcançar com a campanha.

Aqui também funciona a lógica da relevância: o anúncio tem de ser atrativo para gerar cliques.

Depois, entra em cena a gestão do orçamento das campanhas. Esse é outro ponto muito delicado, pois demanda avaliação do orçamento disponível e do potencial de alcance, bem como a avaliação constante para avaliar a efetividade da estratégia.

Chegou a hora de se destacar na web e, para te ajudar nesse processo, separamos as principais dicas para começar no marketing digital. 

Observe cada uma das informações aqui trazidas e avalie seu negócio para iniciar os testes e aprimorar as técnicas conforme as necessidades do seu negócio. Não esqueça de consultar um profissional da área e possibilite melhores resultados e uma carreira de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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