Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são a mesma coisa?

Se você está no mundo do marketing, sabe que esses dois termos são diferentes e também são os campeões ​do marketing moderno. Mas é correto afirmar que há muita confusão entre eles.

Foi pensando nisso que resolvemos criar o texto. Portanto, calce sua luva de vaqueta e prepare-se para pegar cada detalhe e inseri-los nas mais variadas estratégias a curto, médio e longo prazo.

Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo

Resumidamente, o inbound marketing refere-se ao marketing mais abrangente e que atrai a estratégia. O marketing de conteúdo é uma forma de marketing de entrada e uma das táticas fundamentais que estabelecem uma estrutura de entrada para algo maior.

Então, respondendo à questão do título, os conceitos não são iguais e servem para todos os setores, que vão desde a confecção de uniformes, passando pelo administrativo ou qualquer outro.

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é um método de marketing que se concentra em atrair leads qualificados e clientes em potencial, ao invés de divulgar informações sobre sua marca para o público em geral.

Ele é específico e tático, sendo que a metodologia exige que você saiba para quem está vendendo, para quem deseja vender e que comercialize para esses compradores específicos de uma maneira útil.

Vale ressaltar que nasceu do desejo do consumidor moderno de descobrir soluções para seus próprios problemas. O consumidor de hoje despreza telemarketing, spam e outras técnicas de publicidade mal direcionadas.

O que é Marketing de Conteúdo?

O inbound marketing é baseado no marketing de conteúdo. Embora o primeiro seja composto de uma variedade de táticas de marketing, como otimização de mecanismos de pesquisa, email marketing, fluxos de trabalho e muito mais, o marketing de conteúdo é certamente o mais pesado.

Pense nisso:

  • O que você promoveria em suas campanhas de email marketing se não tivesse conteúdo escrito?;
  • Para onde você direcionaria as conversões de anúncios pay-per-click se não para uma página de conteúdo?

Para o setor, esta tendência é tão fundamental quanto um oxigênio medicinal para postos de saúde, por exemplo.

Como você otimiza seu site para mecanismos de pesquisa sem conteúdo?

O marketing de conteúdo é a espinha dorsal e a base de qualquer estratégia de inbound marketing. Desde o conteúdo otimizado em suas redes sociais até suas postagens semanais no blog, seus boletins mensais por e-mail e o novo vlog que você está experimentando.

Tudo isso é o que cria valor para seus leads em potencial e é o que atrai esses leads qualificados para o seu funil de vendas. Como mencionamos anteriormente, o inbound marketing funciona com base na premissa de que o consumidor de hoje ignora mensagens disruptivas e não pessoais. 

Por isso esse incentivo é fundamental, deixando-os mais livres para procurarem e encontrarem as informações e as soluções de seus problemas e anseios. O marketing de conteúdo é um componente importante dessa metodologia, especialmente nos estágios iniciais da jornada do comprador.

Embora sua equipe de vendas já possa ter um ótimo método focado em inbound para converter leads em vendas, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas para todos os envolvidos neste caminho.

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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