Marketing de afiliados: O que é?

Antes de entendermos o que é marketing de afiliados, é importante fazermos um contexto.

Portanto, os símbolos que compõem esse modelo se envolvem com ele de maneiras diferentes.

Por exemplo, se você deseja ser um afiliado (de setores como os de educação ou de outsourcing de impressão, só para citar alguns), é provável que, em breve, consiga identificar as práticas recomendadas para promover seus produtos ou as formas de remuneração. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

O Marketing de Afiliados

Este é um modelo ou estrutura que possibilita que as marcas façam parcerias com pessoas ou empresas para rastrear e medir seu desempenho e pagar uma porcentagem em cima das vendas.

Por exemplo, digamos que seja uma empresa que vende equipamentos de combate a incêndio. Através do seu programa de afiliados, poderá fazer parceria com…

  • Sites focados no setor;
  • Editores que têm os recursos para promover inscrições para o seu kit, gerando leads de alto valor para você.

O fato é que estará pagando por resultados reais e comprovados.

Quais são as nomenclaturas deste segmento?

  • Marcas (anunciantes/comerciantes)

Empresas que vendem um produto ou serviço. Os setores incluem varejo, vendas direto ao consumidor, serviços de assinatura ou financeiros, viagens, telecomunicações, banda larga, jogos, comércio eletrônico, mercados como os de discos de corte, B2B e muito mais.

  • Afiliados (editores, parceiros)

Eles podem ser blogueiros, influentes nas redes sociais, redatores de sites de conteúdos nichados, proprietários de endereços pessoais, de avaliação de produtos, de compras, de apps móveis, de plataformas de marketing, de cupons e recompensas e até de outras marcas .

  • Redes de afiliados

Em um programa de afiliados geralmente lida com todo o rastreamento, relatórios e pagamentos aos parceiros. Além de fornecer toda a tecnologia de rastreamento, algumas redes também gerenciam o serviço de forma mais completa. 

Tanto para as empresas que inserem cursos e produtos, quanto para os afiliados que tentam vendê-los, há uma infinidade de recompensas e benefícios. 

  • Plataformas de software como serviço (SaaS)

Em um programa de afiliados, as plataformas SaaS também fornecem às empresas acompanhamento de desempenho, relatórios e pagamentos. No entanto, elas não gerenciam programas de afiliados ou fornecem acesso a uma rede. Seu foco está apenas nos aspectos tecnológicos.

As marcas selecionam uma rede ou uma plataforma SaaS como seu parceiro de tecnologia, não ambos. 

Gestão de programas de afiliados

Há quem gerencie seus programas internamente ou com a ajuda de uma agência, pois há necessidades diárias a serem executadas com eficiência. As marcas corporativas adotam uma abordagem “híbrida”, onde supervisionam elementos internos e deixam com terceiros o trabalho do dia a dia.

O gerenciamento interno tende a funcionar melhor para:

  • Empresas que decidiram executar um pequeno programa de marketing de afiliados privado, com apenas alguns parceiros selecionados;
  • Um gerente interno que deseja gerenciar tal nicho sem muita dificuldade
  • Empresas que não estão procurando expandir seu programa. A parceria com uma agência afiliada é um investimento; se não estiver investindo em seu programa, o gasto pode não valer a pena.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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