Loja online: saiba como vender mais

Ter uma loja online é o objetivo de muitos empreendedores, mas antes de investir nesse tipo de negócio, é fundamental saber planejá-lo e ter cuidado durante esse processo.

Hoje em dia, as pessoas podem comprar produtos e serviços de diferentes maneiras, e uma delas é pela internet, o que trouxe novas oportunidades de ganhar dinheiro.

É possível vender roupas, calçados, eletrodomésticos, produtos para o lar, cursos e serviços dos mais variados tipos, tudo dentro de um espaço de venda totalmente digital.

Para os consumidores, o negócio eletrônico é muito confortável e cômodo, além de ser bastante econômico. Eles podem comprar tudo o que precisam e receber as mercadorias em casa.

Para o empreendedor, esse tipo de negócio também é muito viável porque ajuda a vender no comércio físico, além da possibilidade de começar o próprio negócio sem precisar fazer grandes investimentos.

Contudo, mesmo diante de tanta simplicidade e facilidade, antes de abrir uma loja virtual é fundamental compreender um pouco mais sobre esse assunto, e é exatamente sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.

Você vai saber o que é uma loja online, o que ela precisa ter, além de acompanhar algumas dicas para te ajudar a vender mais.

Afinal, o que é uma loja online?

A loja online é um meio de vender produtos e serviços na web por meio de uma plataforma que pode ser acessada por qualquer tipo de dispositivo, desde computadores a celulares, registrando os pedidos e processos de pagamentos, liberando a entrega das compras.

Para saber o que é uma loja virtual, podemos pensar em um carro, pois assim como no caso de um veículo, é necessário que a plataforma tenha sistemas integrados que garantam seu funcionamento.

O domínio de uma loja que vende armário baixo para escritório é um endereço único que serve para identificar o negócio. Portanto, registrar o domínio é fundamental para garantir a propriedade do empreendedor.

Só que além da hospedagem e do domínio, existem outros recursos fundamentais, como os sistemas para cadastramento de produtos, templates e softwares de pagamentos.

Além disso, para entender um pouco mais sobre o conceito de loja online, é muito importante compreender o que ela precisa ter.

Características de uma loja virtual

As características de uma loja virtual se resumem ao que ela precisa ter para funcionar. Em primeiro lugar, a estrutura virtual é muito diferente da loja física, por isso, esse tipo de negócio tem necessidades diferentes.

Um dos pontos mais essenciais em relação à segurança, que deve ser boa o suficiente para que os clientes insiram seus dados, inclusive a chave de segurança do cartão de crédito, sem correrem o risco de sofrer algum tipo de golpe.

Da mesma maneira, é por meio desse sistema de segurança que os clientes terão certeza de que vão receber os produtos comprados.

A mesma situação se aplica aos negócios que vendem serviços pela internet, como no caso de uma empresa de manutenção de pisos de madeira.

Existem outros pontos vitais para a venda online, como uma atenção maior com a experiência do consumidor, de modo a aumentar o número de vendas.

O produto comercializado precisa ser compatível com o nicho de mercado que a companhia atende e com o público-alvo com quem ela mantém relações.

Essas empresas também precisam de bons fornecedores, atentos e conscientes em relação ao prazo de entrega para que as mercadorias possam ser vendidas e cheguem às mãos dos clientes no prazo combinado.

Outro fator relevante é adquirir um bom sistema de pagamento, visto que ele precisa ser seguro e garantir a proteção dos dados dos consumidores. Quando uma pessoa compra pela internet, precisa inserir informações particulares, como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Endereço para entrega;
  • Dados do cartão de crédito.

São informações confidenciais e seu vazamento pode gerar uma série de problemas para a loja virtual, principalmente por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O site de um supermercado que vende bandeja mudas hortaliças e demais itens, também precisa de uma boa logística, pois é ela que garante que os produtos vão chegar aos clientes dentro do prazo combinado.

Não podemos nos esquecer de que, assim como no caso de uma loja virtual, para funcionar legalmente, a loja online precisa de um CNPJ.

Pessoas inexperientes acreditam que o CNPJ não é necessário, entretanto, é direito do consumidor receber a nota fiscal, que só é emitida com base em um CNPJ.

Uma das opções mais viáveis para quem está abrindo esse tipo de comércio é enquadrá-lo como Microempreendedor Individual (MEI).

Esse registro é bastante amigável para quem está começando agora e possui um faturamento mais baixo. Ele permite a emissão de nota fiscal, atua totalmente dentro da lei e traz vários benefícios para os empreendedores.

Por exemplo, é possível adquirir mercadorias, como etiqueta e ribbons para impressora zebra, por um valor muito mais acessível dentro da modalidade de atacado.

Isso faz com que o custo dos produtos seja menor, aumentando a margem de lucro e permitindo que a loja online pratique preços mais competitivos.

Outro fator relevante é escolher uma boa plataforma capaz de garantir uma navegação intuitiva e agradável para os visitantes. Elas também oferecem recursos que fazem a diferença no dia a dia dos empreendedores digitais.

Só que além de contar com todos esses recursos, é necessário investir em algumas estratégias que vão ajudar a aumentar as vendas.

De que modo aumentar as vendas da loja online?

A internet é um mercado competitivo e, por essa razão, os empreendedores precisam investir em estratégias que ajudem a vender mais. Entre as que mais se destacam, estão:

1 – Frete grátis

Um grande diferencial para qualquer loja virtual é oferecer frete grátis, isso porque o custo adicional de envio das mercadorias pode ser uma objeção para alguns consumidores.

Agora, se uma pessoa pode adquirir uma câmera de segurança com wifi e receber em casa sem pagar nada, encontra um verdadeiro incentivo para a compra.

Essa condição pode prejudicar um pouco os consumidores, mas ao longo do tempo, se mostra uma ferramenta incrível para aumentar o retorno e o lucro da plataforma.

Uma dica para suprir o valor da entrega é subir um pouco o preço da mercadoria, mas sem exageros, posto que o cliente pode encontrar vantagem maior com o concorrente.

Para divulgar o frete grátis, destaque essa campanha na página principal da loja, divulgue nas redes sociais e estabeleça um tempo para a promoção.

2 – Analisar as informações do Google Analytics

Para fazer a loja crescer rapidamente, uma das melhores formas é monitorar seu progresso, e o Google Analytics é uma excelente ferramenta para essa ação.

Por meio dele, uma loja de calça de uniforme descobre a porcentagem de vendas de seus produtos, o número de visitantes de sua página e quantos carrinhos de compras foram abandonados.

Analisar essas informações ajuda na obtenção de ideias de como fazer a loja virtual vender mais, além das estratégias que envolvem o cliente de maneira mais eficiente.

3 – Ter um site responsivo

Cerca de 41% dos consumidores fazem compras por meio de dispositivos móveis, como no caso de tablets e celulares, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights em 2018.

Esse número cresce continuamente, e a tendência é que os consumidores passem a comprar apenas por esse tipo de dispositivo futuramente.

Nesse sentido, quem quiser vender mais precisa investir em um site responsivo. Trata-se de um design que permite o acesso à plataforma por meio de qualquer tipo de dispositivo, sem afetar a experiência do cliente.

Por exemplo, quem deseja comprar brindes personalizados, consegue visualizar todos os itens com facilidade e seguir com o procedimento de compra, sem demoras para carregar as páginas ou problemas na hora de inserir os dados de pagamento.

4 – Conquistar a confiança do cliente

Uma das melhores maneiras de conquistar a confiança do cliente é disponibilizar um espaço em seu site para as avaliações de quem já comprou com seu negócio.

Lembre-se de que nessa modalidade de compra e venda, o consumidor não pode conversar pessoalmente com os vendedores, mas vão basear sua decisão de compra nos comentários de outras pessoas.

Uma loja virtual de utensílios domésticos, como potes e  varal de parede, deve incentivar a interação de seus clientes, para que eles deixem seus comentários e incentivem outras pessoas a fechar negócio em sua loja online.

Considerações finais

Comprar pela internet se tornou uma atividade comum e corriqueira no dia a dia dos consumidores, pois para eles é a oportunidade de encontrar tudo o que precisam, por um preço acessível e sem precisar sair de casa.

Para os empreendedores, é uma forma de abrir o próprio negócio, sem gastar muito e podendo faturar, desde que saibam investir nas estratégias certas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *