locadora de equipamentos

Locadora de Equipamentos: garanta segurança no espaço de trabalho

Existem algumas questões fundamentais ao contratar o serviço de uma locadora de equipamentos. E seja qual for o trabalho que você vai executar com a ajuda desse serviço, o ambiente de trabalho deve ser o mais seguro possível. Equipamentos revisados e o correto uso de proteção individual são algumas das medidas necessárias para garantir a segurança de todos. 

Para as locadoras de equipamentos, isso não é um problema! Com máxima preocupação com a integridade dos trabalhadores, essas empresas seguem normas que regulamentam a segurança no trabalho. Contudo, queremos apresentar alguns pontos de atenção importantes para manter a produtividade de maneira mais segura. Veja a seguir!

Equipamentos adequados para trabalhos em alturas

Antes, é preciso dizer que trabalhos em alturas são aqueles realizados acima de dois metros, com riscos de queda. Muitos trabalhos, principalmente na construção civil, precisam ser realizados em alturas, como as pinturas de fachadas, por exemplo.

Na intenção de reduzir as chances de acidente ao máximo possível, as locadoras de equipamentos contam com plataformas elevatórias. Estes itens, somados aos de proteção individual, são ideais para garantir maior segurança e proteção aos trabalhadores.

Locadora de equipamentos e normas regulamentadoras

É impossível falarmos de segurança sem mencionarmos as normas regulamentadoras que definem os padrões de segurança no ambiente de trabalho. É muito importante estar a par destas normas e entender como cada uma delas se aplica na execução dos trabalhos.

Por exemplo: a norma regulamentadora 18, dita as condições de segurança e saúde no trabalho. A norma regulamentadora 35, refere-se às medidas de proteção para os trabalhos em altura.

As locadoras de equipamentos devem sempre contar com equipamentos e máquinas em conformidade com as normas regulamentadoras de segurança. Na dúvida, sempre pergunte! Afinal, o importante é manter você e sua equipe de trabalho seguros, não é?

Equipamentos de proteção individual

Falamos anteriormente nas normas regulamentadoras, mas é importante citar aqui a NR 06. Ela se refere à obrigatoriedade do fornecimento de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores de uma obra. 

Protetores auditivos, capacetes, óculos de proteção, luvas e muitos outros. Estes são os principais equipamentos de proteção individual que você pode encontrar em uma locadora de equipamentos. Dessa maneira, todos ficam protegidos e garantem a produtividade do projeto.

Atenção à passagem de máquinas

Em um canteiro de obras, muitas vezes é indispensável o uso de maquinários mais pesados. Seja para realizar transporte de materiais, realizar carregamentos de terras, etc. Nestes casos, é necessário estar atento à passagem das máquinas, para evitar acidentes. 

Sinalizar a movimentação de máquinas costuma ser uma boa ideia quando há passagem de pedestres e até mesmo da equipe. Para locais de trabalho menores, é indicado o uso da minicarregadeira, que é uma máquina potente, porém compacta.

Além de tudo, ela conta com diversos acessórios que podem ser usados de acordo com a necessidade. Isto a torna dinâmica e bastante querida nos canteiros de obras. Inclusive, pode ser facilmente encontrada nas principais locadoras de equipamentos, com a manutenção em dia, pronta para uso.

Treinamento Qualificado para usar itens de locadora de equipamentos

As principais empresas da área podem até mesmo ministrar treinamentos qualificados para a sua equipe. Desta forma, é possível promover o uso ideal dos equipamentos e máquinas, garantindo maior proteção. Sendo assim, é importante lembrar de:

  • Estar sempre atento às normas regulamentadoras a serem colocadas em prática no seu projeto;
  • Verificar se há sinalizações nas áreas de tráfego de máquinas pesadas;
  • Fornecer equipamentos de proteção individual para a sua equipe;
  • Utilizar plataformas elevatórias revisadas para trabalhos em altura.

Como você pode ver, são várias as maneiras de promover a segurança e proteção de todos nos mais variados ambientes. Por isso, contar com medidas preventivas utilizadas em uma locadora de equipamentos é um diferencial tremendo ao planejar o seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 4 =