Janeiro Roxo: a hanseníase merece sua atenção

Janeiro Roxo: a hanseníase merece sua atenção, cuidado especializado pode evitar até amputações

Além de ser o ponto-alto do verão e renovar as esperanças por um novo ano, desde 2016 o mês de janeiro foi oficializado pelo Ministério da Saúde como Janeiro Roxo, com o objetivo de estimular campanhas educativas para a prevenção da Hanseníase. Apesar de ser pouco falado nos dias de hoje, é uma questão de saúde pública e que demanda de cuidados específicos para manter o bom andamento no tratamento dos pacientes acometidos pela doença.

Entre 2015 a 2019, foram diagnosticados 137.385 novos casos da doença no Brasil. Os principais sinais e sintomas estão relacionados à perda de sensibilidade local, com diminuição de força muscular, manchas, dormência e formigamento da pele, que podem sugerir a investigação para confirmação de diagnóstico.

Cleide Straub, enfermeira da Ecco Salva Emergências Médicas, a Hanseníase tem cura, especialmente se diagnosticada precocemente, com o tratamento sendo realizado com antibiótico oral por 6 meses a 1 ano, de forma rigorosa, permitindo que o indivíduo alcance a sua reabilitação total. “Entre as complicações, destaca-se a Úlcera Plantar, que é uma lesão neurotrofica, resultante de traumas decorrentes do contato com objetos cortantes ou pontiagudos que, por falta de sensibilidade no local, o indivíduo não percebe, evoluindo para o quadro mais crítico e acometendo diversas áreas do pé com gravidade e profundidade distintas”, esclarece.

Segundo Cleide, se tais lesões não são cuidadas adequadamente podem levar o paciente à amputação de dígitos ou plantar. Ela esclarece que este tipo de ferimento é muito delicado e merece atenção. “Para lidar com este tipo de ferida há enfermeiros estomaterapeutas, que atuam na avaliação e tratamento de lesões de pele das mais diversas origens. Nestes casos são utilizados curativos especiais, que favorecem a cicatrização da lesão, evitando a amputação sempre que possível e contribuindo com o tratamento medicamentoso para a Hanseníase prescrita pelo médico especialista”, conta a enfermeira.

Por meio do programa Saúde em Casa, a Ecco Salva desenvolveu o pacote de atendimento especializado Curativos Especiais, em que atuam profissionais dedicados a situações de feriadas como esta ocorrida em casos de hanseníase.

Neste pacote de serviços o paciente conta com uma equipe de enfermagem especializada que vai até a sua casa realizar os procedimentos com total confiança e qualidade.

Cleide Straub Bicalho é enfermeira, graduada pela UFPR, e educadora perinatal e consultora em Aleitamento Materno pela GAMA (Grupo De Apoio à Maternidade Ativa). Além disso, Cleide é especialista em Saúde do Trabalho e Auditoria e Gestão em Saúde. Atualmente é mestranda em Enfermagem pela UFPR.

A Ecco Salva

Fundada em 1992, em Curitiba, a Ecco Salva Emergências Médicas foi a primeira empresa de Atendimento Pré-Hospitalar do Brasil e uma das pioneiras da América Latina, sendo hoje uma das mais reconhecidas empresas do segmento no Brasil.

Em 1996, a Ecco Salva ampliou sua atuação, passando a operar em Porto Alegre-RS e São José dos Pinhais-PR. Dois anos depois, a empresa começou a prestar serviço na cidade de Araucária-PR, sempre com o foco na saúde e no bem-estar dos clientes. Em 2019, chega o momento de alcançar novos horizontes e a Ecco Salva inicia suas atividades na cidade do Rio de Janeiro.

Estar a postos 24h, os 365 dias do ano é uma das premissas da Ecco Salva, sempre disponível ir até o cliente na hora que ele mais precisa. Nestes 29 anos de história, foram mais de 3 milhões de atendimentos realizados, cumprindo com a missão essencial da empresa: salvar vidas!

Para mais informações, acesse eccosalva.com.br

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + nove =