Hálito de Cebola?

Você já percebeu que alimentos como, alho, cebola e atum deixam aquele famoso bafinho. Confira o motivo!

O mau hálito, ou a halitose, com origem na boca é causado pela má conservação dos dentes, restos alimentares entre os dentes e abscessos e inflamação das gengivas. Rarissimamente o estômago ou outras partes do aparelho digestivo estão envolvidos na halitose, mas existem alimentos com substâncias específicas, que assim que os ingerimos percebemos alterações de mau hálito.

A Dra. Cláudia Christianne Gobor, atual Conselheira Consultiva da Associação Brasileira de Halitose alerta que ‘’a mistura dos odores dessas substâncias não costuma ser percebida pelos portadores de halitose, mas provoca repulsa nos que se relacionam com eles”.

Para evitar momentos desagradáveis entenda o motivo desses alimentos causarem mau hálito. Os componentes sulfúricos presentes em alimentos como alho e cebola, uma vez digeridos, são absorvidos pela nossa corrente sanguínea e podendo ser liberados através da respiração e pelos nossos poros com forte odor. Neste caso, é recomendado que se capriche na higienização bucal e aumente a ingestão de água para que aquele odor seja mais rapidamente metabolizado pelo organismo.

Os laticínios também não ficam de fora, uma vez que, as bactérias naturais da nossa língua se alimentam dos aminoácidos presentes nos queijos e leites, fazendo-se necessária a escovação da língua com mais atenção.

Para finalizar, o atum é um famoso agente do mau hálito, isso ocorre pela oxidação do peixe na lata de metal, que ao entrar em contato com o nosso organismo, agrava o odor. Para evitar a halitose causada por esses alimentos, a Dra. Cláudia ressalta: ‘’Foque nos hábitos saudáveis de limpeza. Escove sempre os dentes após as refeições e não esqueça do fio dental. Além de que 99% da nossa saliva é composta por água, e ela ajuda na limpeza da boca. Desse modo, é importante estar sempre com uma garrafinha às mãos”.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + vinte =