Fibras, as maiores aliadas do nosso organismo

Entenda a importância, os benefícios para o nosso corpo e em quais alimentos encontrá-las

As fibras alimentares nem sempre são lembradas por quem deseja uma alimentação mais saudável, mas são de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo e no combate a doenças. São elas que contribuem com a digestão e tornam a absorção de nutrientes mais eficaz, por exemplo. 

Por isso, se ter uma alimentação equilibrada é algo importante para você, não deixe de acrescentar alimentos com fibras em sua rotina, além de outros macronutrientes, verduras, suco de fruta e outras opções. 

Saiba mais sobre as fibras alimentares, qual a importância delas e em quais alimentos encontrá-las!

O que são as Fibras Alimentares

As fibras alimentares são as partes não digeridas de um alimento de origem vegetal, não é “dissolvida” no estômago nem absorvida pelo intestino. Dessa maneira, elas fazem parte do bolo fecal e são evacuadas. 

Se as fibras alimentares não são digeridas pelo corpo, por que, então, são tão importantes? Porque esse fato traz outros benefícios para a saúde, que vão desde o bem-estar digestivo até o combate a doenças, como veremos mais adiante. 

Também é interessante saber que existem dois tipos de fibras alimentares:

  • solúveis: conseguem reter água, fazendo com que seja formado um “gel” no trato digestivo e contribuam com a digestão e, principalmente, a saciedade;
  • insolúveis: não retém água, geralmente são partes externas de verduras e vegetais, como cascas e caules, etc. Ajudam na evacuação. 

Ambas são importantes para o organismo, pois se complementam. Assim, é interessante mesclar as fontes de fibras no dia a dia. Para adultos, é indicado o consumo de 25 a 35 gramas de fibras por dia, sendo 70% insolúveis e 30% solúveis. 

Qual a importância delas para o organismo

As fibras contribuem com vários pontos da saúde do organismo, apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas o trato digestivo é beneficiado. Confira esse e outros benefícios que o consumo de fibras pode trazer ao corpo humano!

Melhora digestão e evacuação

Os processos de digestão e evacuação são diretamente beneficiados pelo consumo de fibras. As solúveis, formam um gel no estômago, que aumenta a saciedade e estimula a flora de bactérias benéficas, melhorando o processo de digestão e evacuação. 

Da mesma maneira, as insolúveis conseguem unir todos os elementos que serão evacuados, contribuindo com o funcionamento do intestino. Pessoas que comem as quantidades de fibras indicadas não apresentam problemas de prisão de ventre relacionados à alimentação.

Controla os índices glicêmicos

As fibras têm papel essencial no controle da absorção de carboidratos e açúcares pelo sangue. Alimentos que não contém fibras, mas têm alta quantidade de açúcares (naturais ou não) são absorvidos muito rápido pelo organismo. 

A longo prazo, essa rápida absorção acaba gerando uma resistência à insulina, fazendo com que o pâncreas produza cada vez mais, porém sem efeitos, já que o corpo resiste a ela. É assim que a diabetes tipo 2 é desenvolvida, uma doença crônica e sem cura, que precisará de atenção para o resto da vida. 

Por isso, quem tem tendência a desenvolver a doença ou quer diminuir as chances, as fibras precisam ser obrigatórias na alimentação. Esse é um dos poucos casos em que os sucos de fruta podem não ser tão saudáveis, pois não contam com nenhuma fibra, mas muita frutose.

Nesse caso, o ideal é consumir a fruta in natura. No entanto, com a diabetes controlada, pode-se consumir sucos, sempre com equilíbrio. 

Melhora da saúde do coração e diminuição do colesterol

Além de controlar o índice glicêmico dos alimentos, as fibras também conseguem controlar os índices de gordura no corpo indiretamente. Isso porque promove a saciedade e melhora a digestão, algo benéfico para a saúde cardiovascular e controle da gordura corporal. 

Quem deseja perder peso ou precisa diminuir o colesterol ruim, deve adicionar alimentos fibrosos na dieta, mas diminuir o consumo de alimentos gordurosos e ajudar no aumento do colesterol bom. 

Em quais alimentos é possível encontrar as fibras

Confira a seguir em que alimentos é possível encontrar as fibras solúveis e insolúveis. Lembre-se que o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio, por isso, preze por uma dieta rica em diferentes nutrientes. 

Alimentos ricos em fibras solúveis

  • Cereais: cevada, chia, linhaça e farelo de arroz;
  • Frutas: maçã, limão, banana, laranja e morango;
  • Legumes: couve-flor, batata inglesa, batata-doce e cenoura;
  • Leguminosas: ervilha e lentilha.

Alimentos ricos em fibras insolúveis

  • Grãos: arroz, milho, soja, aveia e semente de abóbora;
  • Cereais integrais: aveia integral e trigo integral; 
  • Oleaginosas: amendoim, nozes e amêndoas.
  • Alimentos com casca ou fibrosos in natura: maçã com casca, tangerina, laranja-pera, folhas e banana. 

Dicas gerais

  • Opte pelas versões integrais dos alimentos, pois contém mais fibras; 
  • Reserve pelo menos metade do prato para alimentos com fibras, como saladas, verduras e grãos;
  • Inclua mais frutas in natura na sua alimentação, principalmente nos lanches intermediários. 
Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + 5 =