Ferramentas de automação de marketing: Entenda o que é e como fazer

O grande dinamismo do marketing digital mantém as empresas atualizadas e as ferramentas de automação de marketing fazem parte das tendências que estão revolucionando a forma como os negócios são feitos na web.

Os meios digitais não mudaram só a forma como as marcas abordam os negócios. Os clientes se comportam de um jeito diferente nesse ambiente também.

Por conta disso, hoje em dia, personalizar a experiência de compra está entre as prioridades de qualquer e-commerce.

No entanto, à medida que as operações crescem, torna-se mais difícil manter o mesmo nível de personalização e qualidade com agilidade nos processos. 

É nesse contexto que a automação de marketing surge como uma importante aliada no processo de contato qualificado.

Leia este material para descobrir o que é automação de marketing, as formas como ele contribui para o atendimento e as ferramentas que devem ser usadas.

Entenda o que é automação de marketing

Na prática, a automação de marketing consiste em utilizar uma plataforma para realizar contatos e segmentar pessoas de forma autônoma.

Com isso, consegue-se garantir a eficiência da comunicação da marca com base no comportamento do consumidor.

Resumindo, ela ajuda a analisar o engajamento do seu público e a criar promoções personalizadas para otimizar o tempo e dinheiro da fabrica de embalagens de papelão, por exemplo.

Isso vai além do envio automatizado de e-mails, por exemplo. Afinal, a automação lida com a posição do lead no funil de vendas, os dados cadastrados e ações integradas nos sites e redes sociais.

Quanto mais leads e listas de clientes você tiver, mais negócios sua empresa vai fechar.

Assim, as plataformas de automação servem justamente para que você não perca nenhuma oportunidade valiosa.

Quais os benefícios da automação de marketing? 

Essa prática ganhou mais adeptos ao longo dos anos. Entenda porque a automação é tão popular nos próximos tópicos.

Aumenta a produtividade da equipe

A automação é interessante para empresas que estão em constante crescimento. Afinal, quanto mais leads melhor para o negócio, contanto, mais ações precisam ser feitas para convertê-los em clientes.

Sendo assim, seja em uma empresa que presta serviços de transporte de cargas, uma loja online de artigos para decoração ou um pequeno escritório de contabilidade, automatizar significa garantir processos mais eficientes, reduzindo erros e melhorando a comunicação.

Imagine que um funcionário precise acompanhar manualmente todos os leads ao longo do funil de vendas.

Muito tempo vai ser desperdiçado na execução de ações que não requerem necessariamente a presença de um atendente humano.

Viabiliza a escalabilidade

Em linhas gerais, escalabilidade refere-se à possibilidade de evoluir a gestão financeira para pequenas empresas sem precisar aumentar os gastos.

Basicamente, a automação de marketing requer investimentos em tecnologia, atitudes e habilidades, mas tendo como impacto a melhora de fluxos, redução de gargalos e melhor direcionamento financeiro em campanhas, otimizando o ROI (retorno sobre investimento)

Quando ela é implementada, não é mais necessário intensificar o investimento para garantir que a organização continue funcionando.

Todos os processos ficam automatizados, facilitando a replicação dos resultados. Assim, várias marcas se beneficiam muito da automação.

Ciclo de vendas rápido

Se seus leads são nutridos com materiais de alta qualidade, eles terão menos dúvidas à medida que chegam aos últimos estágios do funil, agilizando a conversão.

Os potenciais clientes já possuem todas as informações importantes sobre os produtos ou serviços oferecidos. Portanto, cabe ao atendente incentivá-lo a fechar o negócio.

Assim, os fornecedores de energia solar podem despender menos tempo propondo e entendo as necessidades para concluir as tratativas, afinal, o consumidor chega praticamente pronto, sanando dúvidas pontuais. 

Em vez disso, os profissionais dedicam-se ao mais importante: completar vendas.

Intensifica a fidelização

A fidelização também é impactada pela automação de marketing. Isso porque leads bem nutridos com conteúdo para a tomada de decisão tendem a passar mais tempo no site da empresa, pensando se devem comprar o que ele oferece.

Ao fornecer atendimento personalizado e conteúdo educacional aos clientes, o lead pode contratar o serviço com a confiança da qualidade aplicada em outros processos, trazendo credibilidade.

Portanto, no futuro, a empresa será a primeira escolha para a maioria dos clientes.

Exemplos de automação de marketing

Os softwares de automação coletam e organizam dados a respeito da base de consumidores, identificando interesses, comportamentos e informações demográficas.

Além disso, podem mensurar e contribuir com diversas práticas de um negócio. Basicamente, o uso da ferramenta permite definir:

  • Regras de automação;
  • Integração das equipes;
  • Armazenamento de dados;
  • Análise de resultados.

Saiba quais são os principais recursos de automação de marketing agora.

Fluxos automatizados

São as ações em sequência que incentivam um lead a se mover entre as diferentes etapas do funil de vendas de um produto, podendo ser utilizado em processos mais extensos, como para filtro regulador de pressão em negócios B2B ou em ciclos mais ágeis, como a venda de roupas vintage no varejo, conforme o perfil do público.

Assim, as empresas podem criar diversos fluxos automatizados para cada etapa de vendas: fluxo de captura de leads, fluxo de ativação, fluxo de abandono de carrinho, dentre outros.

Para entender melhor os processos, considere que o fluxo de captura de leads envolve uma jornada que faz com que os leads encontrem a marca e visa levar os clientes em potencial a consumir conteúdo rico como e-books, planilhas e palestras online.

Depois da conclusão dessa etapa de reconhecimento, como um cadastro em newsletter para matrícula no webinar, um e-mail de boas-vindas pode ser encaminhado ao cliente para informá-lo sobre o próximo passo. Essa ação faz parte do chamado fluxo de ativação. 

Com isso, os empreendimentos, como lojas de piso cimentício atérmico preço m2, podem se beneficiar significativamente de um fluxo automatizado eficaz, pois seus clientes já estarão informados a respeito das funções e vantagens do produto e evoluirão mais rapidamente na jornada, recebendo esses contatos e materiais de forma efetiva e rápida.

Mídia social

As mídias sociais são, cada vez mais, parte integrante de qualquer estratégia e plano de comunicação e marketing. Isso porque a maioria do público está presente de forma ativa nesses canais.

Contudo, administrar muitos perfis simultaneamente é, com certeza, desafiador, mesmo que isso seja essencial quando sua empresa é grande e precisa manter uma imagem consistente e próxima do público.

Portanto, a melhor maneira é automatizar as postagens e todo o gerenciamento de mídias. Felizmente, existem ferramentas para ajudá-lo a programar posts para atender aos padrões de qualidade.

Você também pode monitorar comentários e compartilhamentos de um só lugar.

Isso permite que você gere um relatório mais completo sobre o engajamento do lead com sua página e compreenda quais ações é preciso tomar para melhorar os resultados.

Chatbots

Uma maneira de automatizar a comunicação com os clientes é usar chatbots. Esses robôs se comunicam com humanos de maneira totalmente automática e cada vez mais natural.

As respostas são dadas conforme a interação com os usuários. O Facebook e o WhatsApp Business possuem essa funcionalidade.

Desse modo, com o auxílio da ferramenta, as dúvidas sobre laboratório de ensaios podem ser respondidas mais fácil e rapidamente, por exemplo.

Além disso, é possível responder mesmo quando um cliente entrar em contato com a marca fora do horário comercial, possibilitando que as vendas se mantenham.

Para isso, você pode definir facilmente as perguntas que são exibidas para seus visitantes como uma opção e as respostas que serão exibidas automaticamente a cada palavra-chave ou código usado.

Assim, é interessante que antes da programação do bot as perguntas mais frequentes e as principais necessidades dos consumidores sejam identificadas.

Lead Scoring

A automação de marketing permite atribuir pontos aos leads à medida que eles interagem com o conteúdo do seu projeto.

Por exemplo, as pessoas que abriram um e-mail sobre certificado CIPA e clicaram no link tem uma classificação mais alta do que os usuários que não leram o e-mail.

Essa é uma forma de priorizar os contatos que merecem atenção imediata para concluir o processo de compra.

Conheça as melhores ferramentas de automação de marketing

Agora que você sabe como implementar a automação de marketing, confira algumas das melhores ferramentas para fazer isso.

Mailchimp

A ferramenta gratuita de marketing por e-mail mais popular do mundo evoluiu. Agora, o Mailchimp é uma ferramenta de automação de marketing integrada e que não deixa a desejar quando comparada aos seus concorrentes.

O Mailchimp contém modelos de landing page, testes A/B, recursos de segmentação e muito mais.

RD Station

A RD Station é uma plataforma desenvolvida pela Resultados Digitais, uma das referências de marketing do Brasil.

É um software SaaS que contempla envio de e-mails, criação de landing pages, análise de leads, posts em redes sociais e fluxo de nutrição de leads.

A RD Station automatiza todos esses processos. Por isso, os leads são categorizados de acordo com suas características, facilitando a personalização da mensagem.

Além disso, a capacidade de pré-programar e-mails contendo ofertas, mensagens pós-venda ou saudações em datas especiais pode economizar muito tempo e reduzir a chance de erro humano.

Infusionsoft

O foco da Infusionsoft são pequenos negócios e blogs. Ele oferece funções relativamente básicas, mas totalmente aptas no que se propõem.

Além do tradicional disparo automatizado de e-mails, você pode monitorar clientes e leads e gerenciar landing pages facilmente.

Ações repetitivas como cobranças, gestão de contatos e pagamentos passam a ocorrer sem grandes complicações por meio dessa plataforma também.

HubSpot

Esta é uma das ferramentas mais completas quando o assunto é automação de marketing digital.

O usuário pode gerir e-mails, postar nas redes sociais e avaliar diversas métricas com facilidade e rapidez.

Além disso, o HubSpot mostra estatísticas como taxa de conversão e desempenho de anúncios e landing pages.

Também é possível fazer o Lead Scoring a partir dessa plataforma, que reúne vários critérios e dá forma a um sistema de pontuação preciso.

Autopilot

O objetivo principal da Autopilot é automatizar completamente todos os procedimentos de e-mail marketing e nutrição de leads.

Para isso, ele permite que o usuário monitore o progresso dos leads dentro do funil de vendas.

De modo a agilizar a adoção de ações mais assertivas, o Autopilot representa a jornada do lead graficamente.

Essa representação separa os leads entre aqueles que estão prontos para a conversão e aqueles que ainda precisam de mais nutrição.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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