Enxaqueca e surdez possuem relação?

Por vezes, a surdez pode acompanhar a enxaqueca surgindo questionamentos sobre tal correlação

Por ser um fator desconhecido, muitas vezes, doenças de diferentes sistemas do corpo humano podem estar ligadas e devem ser tratadas com especialistas diferentes. A migrânea ou enxaqueca, como é popularmente conhecida, é um transtorno neurológico que afeta o sistema nervoso central, gerando uma disfunção em algumas regiões cerebrais, que incluem vias nervosas relacionadas à audição e ao equilíbrio. Quando estas vias são atingidas, são chamadas de migrânea do ouvido ou migrânea vestibular. 

Audição abafada, hipersensibilidade a sons e zumbido são alguns dos sintomas da enxaqueca vestibular. Em função disso, é de extrema importância procurar tratamento com um médico otorrinolaringologista especialista em otoneurologia. “Viver com esse tipo de doença pode ser muito incômodo e atrapalha a qualidade de vida.” menciona a Dra Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista especializada em otoneurologia.

É essencial manter a saúde em dia, se fazendo necessária a atenção especial à saúde auditiva, pois, mesmo que não seja do conhecimento de muitos indivíduos, é por meio dela que se obtém equílibrio corporal. Além de que a falta da audição pode causar transtornos psicológicos severos, como ansiedade, depressão, sensação de abandono e/ou pensamentos suicídas.

Para mais informações:

Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Telefones: (41) 3225-1665 ou (41) 9216-9009

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com 

Email: [email protected] 

Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705. Bairro: Mercês. O consultório fica no quarto andar, nas salas 41 e 42. Curitiba, PR.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete − quatro =