Enem 2022, inep divulga prazo para solicitar isenção

Estudantes da rede pública de ensino e de baixa renda podem pedir a isenção da inscrição do exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (29) o prazo e os procedimentos para justificativa de ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022.

Para fazer a justificativa e pedir a isenção, os interessados podem acessar a página do participante entre os dias 4 e 15 de abril e informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento.

Isenção

A solicitação de isenção pode ser feita por:

Estudantes que estejam no último ano do ensino médio em 2022 de escolas da rede pública de ensino
Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, que tenham renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$1.818)
Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Justificativa

A justificativa de ausência no Enem 2021 é feita por candidatos que tiveram o pedido de isenção aceito para o exame do último ano e que não compareceram aos dois dias da prova, mas que desejam solicitar a isenção para a edição deste ano. É necessário encaminhar documentação que comprove a ausência. As especificações sobre os documentos aceitos estão disponíveis no edital.

Resultado
O resultado da justificativa de ausência e do pedido de isenção pode ser consultado na página do participante no dia 22 de abril. O prazo para interpor recursos contra a reprovação das solicitações será entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos deve ser publicado dia 6 de maio.

Enem 2022
A confirmação do pedido de justificativa e isenção no Enem não garante a inscrição no exame. O Inep deve divulgar em edital específico o prazo para a inscrição da edição 2022. As provas deste ano serão realizadas dias 13 e 20 de novembro. A realização do exame feito por pessoas privadas por liberdade (Enem PPL) será nos dias 13 e 14 de dezembro.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − oito =