Empoderamento na sensualidade feminina é importante. Saiba o porquê

Falar em empoderamento na sensualidade feminina traz para o debate opiniões bastante divergentes e, porque não, polêmicas. Isso porque há toda uma discussão que tomou corpo nas últimas décadas e trata de rever conceitos preconceituosos em relação às mulheres.

Além disso, o assunto prazer, sensualidade e mulher em um mesmo contexto costuma ter defensores e detratores com a mesma paixão para defender seus argumentos.

Mas até que ponto essa discussão respeita a mulher, ou é apenas um conflito de gerações? Há uma linha que separa sensualidade e sexualização? Realizar fetiches, visitar boutique erótica ou fazer uso de brinquedos sexuais pode trazer empoderamento na sensualidade feminina? Afinal, o que é esse tal empoderamento e o porquê causa tanto alvoroço falar sobre ele?

É o que vamos abordar no artigo a seguir. Confira conosco e boa leitura!

Mas afinal, o que é empoderamento?

Antes de abordarmos o empoderamento na sensualidade feminina, é preciso estabelecer o que esse conceito trata. Empoderamento, em resumo, é a ação que transfere ou permite que alguém tenha domínio, poder ou autoridade sobre alguém ou alguma coisa.

Em outras palavras, a relação do empoderamento com a liberdade social, sexual, política e profissional das mulheres é algo que está intimamente ligado. O que merece uma explicação mais profunda.

Empoderamento feminino

O empoderamento feminino é um conceito que, ao se relacionar a uma consciência coletiva por parte das mulheres, propõe que não haja distinção entre elas e os homens. Ou seja, ele trata de apontar a importância da igualdade entre os gêneros.

Dessa forma, pode-se afirmar que o empoderamento feminino é o ato de tomar poder sobre si, seu corpo, decisões e atitudes. Dar poder à uma mulher, em sua essência, é permitir que em todos os níveis ela não seja inferiorizada por seu gênero.

O que é empoderamento na sensualidade feminina?

Após a compreensão do item anterior, é possível compreender o empoderamento na sensualidade feminina como o contexto em que uma mulher pretende sentir ou despertar desejo em outro.

E isso pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, através de roupas provocantes, de trajes fetichistas, ensaios sensuais e eróticos ou até mesmo pela realização de desejos sexuais.

O importante aqui é estabelecer que o empoderamento na sensualidade feminina não possui uma regra rígida, mas obedece um conceito básico: o respeito à mulher. Em resumo, é possível que todas as ações e pensamentos de uma mulher, na expectativa de se sentir sensual, sejam sobre se empoderar.

Em outras palavras, isso não desqualifica ou autoriza que os outros – principalmente homens – lidem com ela de forma desrespeitosa.

O empoderamento na sensualidade feminina é, principalmente, sobre uma mulher não se privar de desejos, vontades e decisões por causa de opiniões alheias.

Por que é importante empoderar a sensualidade das mulheres

Primeiramente, quando acontece o empoderamento na sensualidade feminina, é possível que a mulher passe a se autoconhecer e conhecer melhor seu corpo. Isso porque a noção de sensualidade pode ter diferentes percepções, mas em geral, todas passam pela autoestima.

Ou seja, uma mulher que se ama, certamente será capaz de refletir esse conceito em poder e sensualidade.

Além disso, ao se permitir descobrir prazeres sem o pudor social, uma mulher pode se tornar alguém mais feliz e de melhor convívio social, uma vez que se sentirão mais confiantes com seus corpos e se cobrarão menos quanto a um padrão estético único.

Empoderamento ou banalização da nudez: qual a diferença?

Por falar em padrão estético, é bastante recorrente que a discussão sobre o empoderamento na sensualidade feminina venha acompanhada do contexto de banalização da nudez.

Enquanto algumas pessoas consideram que há um contexto pejorativo e vulgar na nudez ou insinuação dela, outras usam este recurso para propor sensualidade.

Neste caso, não há um consenso sobre onde termina o empoderamento na sensualidade feminina e onde começa a vulgaridade, mas é simples identificar onde tudo começa: no machismo.

Em uma sociedade em que as decisões e comportamentos sempre foram estabelecidos por homens, a liberdade feminina, em qualquer âmbito, causa desconforto. E é possível perceber incoerências quando se percebe que o mesmo julgamento sobre a sensualidade feminina é feito por quem a consome.

Segundo estudiosos da área de filosofia, isso acontece pela ruptura causada pelas mulheres, em uma sociedade que até bem pouco tempo era patriarcal, e hoje começa a reconhecer diferentes conceitos.

Certamente dentro deste contexto, há casos em que o empoderamento na sensualidade feminina pode soar como banalização da nudez. Entretanto, a situação não autoriza que outra pessoa conceitue ou desqualifique a decisão da mulher pelo sensual.

Como contribuir para o empoderamento na sensualidade feminina

Para contribuir para o empoderamento na sensualidade feminina, seria possível resumir a ação coletiva em uma só: respeito. Mas é possível que, como sociedade, todos façamos mais.

Primeiramente, é importante repensar e considerar a mulher como um ser que tem desejos, vontades e não observá-la através de um viés de superioridade ou indiferença.

Outro ponto é não repetir conceitos que apenas reduzem a discussão a clichês sem qualquer fundamento. No caso de possuir uma opinião sobre determinada ação feminina, certifique-se sobre como a mulher irá recebê-la e se realmente se interessa sobre seus argumentos.

Além disso, permitir que o empoderamento na sensualidade feminina exista é força motora para que mulheres possam experimentar relações mais completas e felizes.

Por último, não julgue uma mulher por sua maneira de vestir, se comportar ou falar. Lembre-se que todas estas percepções são filtradas pela sua vivência, e isso não significa que são verdades absolutas.

Conclusão

Como vimos, saber mais sobre o empoderamento na sensualidade feminina e como ele é percebido pela sociedade, é uma alternativa de termos discussões e comportamentos mais respeitosos com as mulheres.

A partir disso, também será possível compreendermos que o histórico de ocultamento da sexualidade da mulher é algo ultrapassado e que merece ser ressignificado.

Dessa forma, o objetivo de uma sociedade mais igualitária e com equidade, poderá construir relações mais saudáveis entre homens e mulheres.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × cinco =