Direito: Quais características um bom profissional deve ter?

Quem escolheu a carreira advocatícia pode tanto atuar em escritórios quanto dentro de organizações que geralmente criam departamentos jurídicos próprios como em uma empresa de rótulos adesivos, que comumente necessita lidar com alto volume de contratos.

O campo de atuação é vasto, até o profissional pode trabalhar de maneira autônoma, em atendendo clientes nas mais diferentes áreas do direito, como:

  • Trabalhista;
  • Tributário;
  • Cível;
  • Penal.

O fato é que para se dar bem na carreira é preciso ser um bom profissional. Para você que deseja saber quais são as características, selecionamos 7 das principais. Venha conosco e confira.

6 características fundamentais para ser bom advogado

  1. Alto poder de convencimento: assim como um vendedor especializado em luva de vaqueta, um item de profissionais que atuam em altura, buscado por empresas, precisa ser hábil na persuasão, da mesma maneira, o advogado, necessita ter poder de convencimento frente aos clientes e na defesa dos processos.
  1. Habilidade em comunicação: paralelo à competência de persuasão está a de comunicação, estratégico para estreitar relacionamentos e também para a imagem do profissional.
  1. Domínio técnico: imagine profissional de manutenção de elevadores que não tem amplo conhecimento técnico, certamente ele pode colocar pessoas em risco. O advogado que também não tem domínio da área, pode ocasionar prejuízos, no caso, econômicos para o contratante ao perder uma causa por não ter conhecimento adequado.
  1. Alinhamento com as tecnologias: o avanço tecnológico também acontece no meio jurídico e ajudam a tornar os processos mais eficientes e inteligentes. Portanto, o advogado que almeja ser um bom profissional precisa entendê-las e saber usá-las.
  2. Conhecimento do negócio do cliente: é exigido dos profissionais atuação estratégica, por essa razão, o conhecimento do business do cliente é fundamental para atender as necessidades do mercado.
  1. Elevada capacidade de gerenciamento do tempo: a rotina do advogado costuma ser bastante atribulada, por isso, o profissional que sabe gerenciar o tempo, consegue fazer mais e melhor, e assim, se diferencia.

Campos do direito que estão em evidência

Além de ser um bom profissional, a maioria dos advogados quer aproveitar as oportunidades. Há muitos no setor, como:

  • Agribusiness: o agronegócio é forte no país e possui uma cadeia produtiva complexa, que requer advogados para auxiliar na tomada de decisão de contratos com fornecedores, licitações, entre outros.
  • Digital: o universo digital traz benefícios, mas também perigos, como fraudes, por exemplo. Por isso, o direito digital é uma área em grande evidência, já que cresce as necessidades das empresas na proteção da propriedade intelectual, privacidade e outras questões.
  • Ambiental: organizações dos mais diversos setores são cobradas por serem mais sustentáveis. Os advogados podem ajudar em diversos procedimentos regulatórios, certificações e outros.
  • Mediação: a mediação de conflitos é mais uma área em destaque no direito, devido à agilidade que proporciona na sua resolução de casos, que também promove redução de custos, já que trâmites jurídicos, além de serem lentos são caros. Com isso, mais empresas buscam profissionais especializados em mediação.

Esse foi o nosso artigo sobre quais são as características de bom profissional de direito. Se gostou compartilhe nas suas redes e nos siga para mais conteúdo sobre o meio advocatício.

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + quinze =