Dia das Mães: confira dicas de presentes que toda mãe gostaria de ganhar

Especialista dá sugestões de mimos que fogem do tradicional

Não é novidade que as mães têm rotina multitarefas, com atividades diárias que podem se dividir entre as profissionais, de cuidados domésticos, de maternidade, conjugais e ainda, precisam encontrar tempo para o autocuidado. O Dia das Mães, que neste ano será comemorado no próximo dia 8 de maio, é uma excelente oportunidade para fugir do lugar-comum e presentear as mamães com um momento especial, repleto de carinho e de acolhida.

Cuidar de si, encontrar tempo para promover qualidade de vida e bem-estar em seu favor. Podemos resumir o autocuidado dessa forma, porém, essa prática vai além e precisa ser estimulada frequentemente. É preciso refletir, avaliar o que faz bem, quais são os objetivos, prazeres e desejos buscados nesse tempo de dedicação a si própria. “Cada pessoa deve encontrar a maneira mais adequada de se cuidar”, diz a fisioterapeuta e docente do curso de Fisioterapia da Unopar, Evelize Cristina Labegaline da Silva Araujo.

Para a docente, descansar a mente e o corpo é essencial na rotina de autocuidado, que pode abranger, ainda, um tempo dedicado à leitura ou mesmo maratonar aquela série preferida. “Um dia a dia carregado de estresse pode provocar esgotamento físico e mental, afetando os relacionamentos pessoais e até mesmo influenciando no desempenho profissional”, alerta Araujo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que as mulheres dedicam, semanalmente, 10,4 horas a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Elas também chefiam 28,9 milhões de famílias brasileiras. Para aliviar essa carga, fica o convite para nesse próximo dia das mães, presenteá-las de uma forma diferente, algo que estimule a pausa na rotina exaustiva. “Por que não as incentivar apresentando uma ideia diferente de mimo?” Questiona a docente, que dá sugestões de presentes que fogem dos tradicionais.

  • Aula de dança: aquela mamãe que gosta de música e de se movimentar pode se maravilhar com uma aula ou um mês inteiro gratuito de aula de dança. Essa atividade traz benefícios à saúde, tais como, alinhamento da postura corporal, ganho de massa muscular e melhora do controle cardiorrespiratório. Para a mente, seus ganhos são ainda mais valiosos: reduz o estresse, melhora a memória, estimula a interação social e auxilia no tratamento da ansiedade e da depressão.
  • Acupuntura: estudos revelam que a acupuntura auxilia no estímulo de alguns pontos corporais que ajudam a modular o cortisol no organismo. “Uma das funções do cortisol é o controle do estresse, além de reduzir inflamações, equilibrar o funcionamento do sistema imune e controlar a pressão arterial. Nas sessões de acupuntura, há relatos de pacientes que sentem o relaxamento instantaneamente no contato com as agulhas”, diz a professora.
  • Auriculoterapia: é um ramo da acupuntura que pode ser usada como complementar à terapia com as agulhas. Essa terapia colabora na identificação de doenças, por meio da observação atenta do profissional a alterações que os pontos apresentam. O tratamento consiste na aplicação de pequenas agulhas muito finas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas em pontos específicos das orelhas para estabelecer equilíbrio energético do corpo. “Ajudam no tratamento da ansiedade, enxaqueca e compulsão alimentar, por exemplo”, explica Araujo.
  • Day Spa: um dia no spa parece o presente perfeito para uma mamãe cansada. Uma rotina de tratamentos relaxantes e cuidados que podem incluir massagens corporais, drenagens linfáticas, escalda-pés e até mesmo sessões de acupuntura.
  • Terapia com pedras quentes: mais procurada nos períodos de temperaturas amenas, esse tipo de terapia tem origem na China e é milenar. É feita com o auxílio de pedras de basalto quentes em todo o corpo e auxilia no relaxamento muscular, aliviando o estresse, produzindo uma sensação de calma, serenidade e paz interior. Provoca ainda aumento da circulação sanguínea, melhora do fluxo da energia vital, melhora da respiração e digestão, entre outros.
  • Day off em um hotel: quem sempre cuida da casa e da família vai gostar de passar um dia inteiro em um hotel, recebendo mimos, se divertindo à beira da piscina ou participando de atividades de lazer.

“Essas são algumas sugestões de como presentear as mamães de uma forma diferente proporcionando bem-estar. Lembrando que o mais importante é a lembrança e o carinho, não importa de que forma ele venha!”

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + catorze =