Dentes dos Pets: especialista explica a melhor forma de realizar o cuidado

Médica Veterinária da UNIFRAN aponta que acostumar os animais com a escovação diária já trará grandes benefícios para a melhor condição bucal

Com tantos cuidados que os bichinhos de estimação necessitam, muitas vezes os dentes passam despercebidos, porém, eles demandam da mesma atenção que a saúde bucal humana.  

Segundo a Professora. Dra. Valeska Rodrigues, do curso de medicina veterinária da Universidade de Franca (UNIFRAN), acostumar os animais com a escovação diária trará benefícios para a melhor condição bucal, prevenção de enfermidades e menor necessidade de atendimento odontológico pelo médico veterinário. Além disso, fornecer alimentos recomendados poderá preservar a saúde dentária também. 

“Os pets assim como os humanos, necessitam da escovação diária, para a remoção de placa bacteriana, e consequentemente evitar que este vire o famoso tártaro, que já é mais difícil de remover, sendo necessário o tratamento odontológico pelo médico veterinário”, enfatiza a Dra.  

A docente explica que existem dois tipos de escovas para Pets no mercado: as tradicionais, bem semelhantes as nossas, com tamanho de cabeça e quantidade de cerdas diferentes, e as do tipo dedeira, de plástico ou silicone, que se parecem com as indicadas para bebês.  

Em relação aos tipos de alimentação, Valeska aponta que cães e gatos devem consumir alimentos recomendados para eles, uma vez que o grão de ração é indicado para o porte do animal, com ação mecânica na mastigação, evitando acúmulos desnecessários na cavidade oral ou entre dentes. “Alguns petiscos devem ser evitados também para se prevenir da doença periodontal, principalmente oriundos da alimentação humana”. 

Também é importante se atentar as doenças e infecções que o mau cuidado dentário pode causar nos bichos. Cães e gatos possuem dentes molares e em alguns podem ser acometidos pela doença periodontal grave a ponto de ser necessária a extração.  

“A utilização de aparelhos ortodônticos em medicina veterinária é bem restrita, sendo mais indicada em pacientes com deformidades graves em ossos da face ou acidentes que levaram a mobilidade dentária. Mais comumente, os pets passam por tratamento de canal para tentar preservar um dentre fraturado, com polpa dentária exposta. Entretanto, os animais são adaptados a perdas e quando necessária a extração, rapidamente voltam a ingerir alimentos sólidos. O desconforto da doença periodontal normalmente é pior para apreensão e mastigação do alimento do que a perda/extração dos dentes”, conclui Valeska.  

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 56 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o LatinAmericaUniversity Rankings 2019, da revista inglesa Times HigherEducation (THE), pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – UNIFRAN (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.   

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + 4 =