Dashboard de vendas: O que é?

Todos que fazem negócios têm seus objetivos. Mas atualizar constantemente suas estatísticas em relação a isso pode ser demorado. Um dashboard de vendas é um recurso oferecido por muitos apps.

Por isso insira etiquetas adesivas neste conceito para saber exatamente o quão perto está de seus objetivos atuais e onde pode ser necessário ajustar sua estratégia. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é um dashboard de vendas?

É um aplicativo de vendas que fornece uma representação visual de suas métricas de desempenho mais recentes. Além disso, oferece uma visão concisa dos resultados, baseados em: 

  • Vendas até o momento;
  • Compras por região; 
  • Taxa de conversão de leads;
  • Crescimento de vendas e assim por diante.

Os dashboards são essenciais para empresas que desejam aumentar a receita e planejar o crescimento (sejam elas de nichos pequenos ou nichos maiores, como as de projeto de instalações elétricas). 

Tentar acumular todas essas análises de vendas manualmente seria uma tarefa impensável e o resultado final, provavelmente, conteria erros.

Por outro lado, este tipo de estrutura organiza as métricas mais precisas e recentes em gráficos facilmente compreensíveis.

Quem usa os dashboards de vendas?

Os principais usuários são gerentes e representantes de vendas. Todos os dias, semanas ou meses, as equipes de vendas podem verificá-los para ver onde estão em relação às suas metas e cotas. É como um lacre de segurança, que só é aberto quando atinge determinado número.

Os gerentes obtêm uma visão geral para que possam ver o processo de vendas como um todo, enquanto os representantes se concentram em métricas individuais.

Alguns exemplares também podem oferecer benefícios para outras equipes. Os representantes de marketing e atendimento ao cliente, por exemplo, precisam saber como está o desempenho das vendas para que possam alinhar suas estratégias e atuar em equipe.

Onde encontro o software?

Os dashboards mais abrangentes são normalmente encontrados como um recurso do software de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Ele pode fornecer dados de vendas em tempo real, bem como uma série de outros recursos para otimizar o relacionamento com o cliente.

O que é CRM? E por que eles têm dashboards de vendas?

Este gerenciamento com o cliente é uma forma de construir relacionamentos fortes. Parte disso é ficar de olho nas vendas e no desempenho do produto.

Assim, você pode identificar onde estão os pontos fracos e tentar corrigi-los. Quem compre de você não se importa com seu desempenho de vendas, mas sim em como foi atendido.

Ter um dashboard de vendas pode dar as informações mais valiosas sobre como seus clientes estão respondendo ou não às suas iniciativas. Isso permite que você ajuste este caminho à medida que ele se move pelo funil, ajudando-o a fornecer um serviço excelente.

Se muitos gestores deixam a desejar quando o assunto é a falta de investimento dentro destas ferramentas, saiba que há caminhos que irão condizer com todos os bolsos! Escolha o seu e colha os frutos!

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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