Crescimento do mercado B2B traz desafios no setor logístico para empresas

Clientes corporativos demandam serviços de alta performance para transportadoras Empresas B2B procuram por parceiros logísticos focados na experiência do cliente

Desde 2021, o mercado B2B (business to business) tem passado  por mudanças significativas no faturamento, atingindo o valor de U$6,9 bilhões, e no funcionamento de processos operacionais. A pesquisa Grand View Research, que realiza consultoria de mercado, aponta que o e-commerce B2B deve ter um crescimento global de 19,7% por ano até 2030, confirmando as expectativas de expansão do setor.

Além das projeções de crescimento, no quesito de logística, as operações de negócios B2B estão se estreitando e, para se manter competitivas no mercado, as empresas deste nicho buscam adotar novas estratégias. Desde a migração para o digital até a busca por transportadoras, as corporações procuram parceiros logísticos que otimizem o tempo operacional e ofereçam agilidade para os serviços da organização.

Para Bruno Cairo, sócio-fundador da Bulog, o cliente corporativo, assim como o consumidor final, também deseja ter uma boa jornada de compra e receber prestação de serviços de qualidade. “A logística para pessoas jurídicas precisa ter alguns diferenciais, já que os pedidos são maiores e as cargas ou produtos possuem volumes variáveis. Por conta disso, é importante que a transportadora tenha um serviço cada vez mais personalizado, porque cada cliente é único e demanda necessidades diferentes”, explica.

De acordo com o sócio, hoje, a personalização é um dos maiores diferenciais da Bulog e abrange todos os aspectos dos serviços oferecidos. “As transportadoras, no geral, têm trajetos definidos e o seguem à risca. Mas, visando a economia de tempo e a otimização de custos para o cliente, a rota das frotas é estudada previamente, calculando possíveis imprevistos e possibilitando a entrega dentro do prazo ou, até mesmo, antecipadamente”, diz Bruno.

Cairo ainda conta que, com o passar do tempo, cada vez mais empresas procuram ter acesso às experiências tão boas quanto as proporcionadas para o consumidor final. “O atendimento humanizado e em tempo real, a seleção criteriosa de parceiros e o controle de qualidade de cargas garantem que o cliente corporativo tenha uma experiência fora da curva e queira construir uma parceria de longo prazo com a Bulog”, complementa.

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