Conheça os três maiores Portos do Brasil?

Vamos conhecer ao longo deste artigo um tema muito importante para nossa economia que são os Portos do Brasil.

Você saberia dizer qual é o porto mais importante do Brasil? Bem, pelo menos saber dizer o nome de um porto que seja importante? Com certeza deve conhecer algum, mesmo que ainda não saiba disso. 

O Brasil possui uma atividade portuária muito abrangente e graças a isso inúmeros portos estão presentes, o que além de movimentar a economia abre as portas para geração de emprego.

Vamos aqui apresentar uma lista com os 3 maiores Portos do Brasil, mas antes de começar, é importante saber alguns pontos relacionados a esta área. 

Até porque o setor portuário está em crescimento desde que o Brasil foi encontrado pelos portugueses.

A começar por uma curiosidade. Você sabia que há mais de 2 mil portos ao redor do mundo? 

Isso mesmo, os portos são de extrema importância para a vida das pessoas, além da geração direta e indireta de empregos, desde o plantio a transportes de cargas e pessoas. 

Muitas toneladas sendo importadas e exportadas ao mesmo tempo só é possível graças aos portos espalhados pelo mundo. 

Pois é, cada um tem seu tamanho e um objetivo e conseguem oferecer um transporte de toneladas e toneladas por ano.

Mas agora vamos sair do contexto mundial para ir até o Brasil.

Você sabe quantos portos existem no Brasil?

Segundo dados oficiais da ANTAQ, temos cerca de 235 Portos do Brasil, uma grande quantidade, mas também é importante considerar obras de infraestrutura pública e privadas. Podemos ser marítimas ou fluviais. 

Por outro lado, é importante ressaltar que esses dados foram tirados de um local que não considera as instalações portuárias de pequeno porte, ou seja, o número pode ser ainda maior! Nesse caso é possível conferir os dados apenas pelo Ministério do Transporte.

Um exemplo disso é o Porto de Manaus, que apesar de estar localizado perto de hidrovias fluviais é considerado um porto marítimo. 

Mas, indo além das informações, é importante destacar que dentre todas as instalações aqui citadas cerca de 27 são considerados portos públicos.

Os outros 161 são considerados portos fluviais.

Falando dos principais Portos do Brasil

Bem, não dá para definir um porto como sendo o mais importante do Brasil, isso é fato! Pois cada um é único, tanto em tamanho quanto em tipo de mercadoria exportada e importada. 

Além da fama que podem ter por conta da região em que estão localizados, existem outros fatores para destacar, principalmente referente a volumes de cargas e quantidade de embarcações.

No entanto, esses são também pontos que podem ser importantes para criar uma boa análise desses portos. 

A análise de carga transportada pode ser sim um ponto para classificar os Portos do Brasil como maior ou menor. 

Acompanhe abaixo os três principais Portos do Brasil, além de sua localização extremamente importante para a economia.

O Porto de Santos SP

Já dá para imaginar porque ele é tão importante, não é? Localizado em Santos, esse é um dos portos mais famosos do Brasil, e graças a sua localização privilegiada é possível encontrar diversas atividades no mesmo.

Ao todo comporta cerca de 14 atividades de setores diferentes. Exemplos delas são:

  • A indústria mecânica, também a que movimenta maior quantidade de cargas;
  • A indústria de materiais de transporte;
  • A indústria Química;
  • A indústria de alimentos e bebidas.

As outras áreas também movimentam bastante, mas aqui citamos as especiais, tanto para a natureza do porto, como para os setores da economia. Ah, além disso, o Porto de Santos possui uma ótima relação internacional.

Porto do Rio de Janeiro RJ

Apesar de ser um porto regional, ele é considerado de grande porte. Serve a cerca de 22 estados e abrange quatro unidades de toda a federação. 

Os produtos que são operados nesse porto possuem uma variação extraordinária, e isso fortalece ainda mais a relação do local com todo o estado.

A movimentação de produtos dentro desse local já chegou a apresentar 12,18 bilhões de dólares em 2007. 

O que significa uma grande quantidade de cargas sendo administrada no local. Apesar de muito abrangente, também há outros pontos para se destacar a seu respeito.

No geral, sua estrutura é bem diversificada e eficiente para as atividades comuns, porém, vale destacar que na maior parte dos casos o porto parece muito defasado, com poucas perspectivas para o futuro. 

Isso é algo que pode mudar, mas, por enquanto, é necessário um bom investimento. Ele também entra na nossa lista, principalmente, por conta da localização.

Itajaí, em Santa Catarina

Outro porto regional, importante para a cidade de Santa Catarina. É também aquele que apresenta uma das melhores estruturas de todos citados aqui. 

Sua área de influência está sempre aumentando e graças a isso o número de produtos importados cresce!

No entanto, sua importância está diretamente ligada com as exportações, que apresentam um valor superior a 5 bilhões, dependendo do ano. 

Conclusão

O Brasil é um dos países com maior quantidade de portos, mas é possível, com facilidade, escolher os três mais importantes com base em suas atividades. 

Graças a isso há também um desenvolvimento enorme da economia nesses locais, sendo de forte importância estratégica para certas regiões. 

São bilhões de dólares em movimentação de carga por ano! 

Vale ressaltar que os Portos do Brasil não são utilizados apenas para transporte de cargas, alguns recebem navios de cruzeiros.

No entanto, o sentido deste artigo foi sobre os Portos do Brasil destinados a transportes de cargas.

Muitos outros portos do Brasil merecem destaque, no entanto apenas apresentamos os 3 maiores, espero que tenha gostado do nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos e até a próxima.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × dois =