Conheça 07 benefícios do ciclismo

O ciclismo é um esporte que envolve músculos e a locomoção usando uma bicicleta, podendo ser uma forma de atividade física casual e recreativa ou uma modalidade competitiva em campeonatos e até mesmo Olimpíadas.

O ato de andar de bicicleta é visto como uma forma saudável de se locomover, tanto para o meio ambiente por ser uma forma limpa de transporte, quanto para quem usa pois acelera o metabolismo ao ponto de queimar as calorias e o acúmulo de gordura no organismo.

O início da prática do ciclismo 

O princípio desta modalidade está datado por volta da década de 1890, quando as bicicletas começaram a ganhar maior espaço na sociedade de maneira significativa ao ponto do formato de esporte ser criado.

Contudo, o surgimento deste meio de transporte tem origem por volta de 1839 quando Kirkpatrick Macmillan, um ferreiro escocês, desenvolveu o que seria o primeiro protótipo de uma bicicleta com os pedais grudados à roda da frente, que era enorme. 

A primeira competição de maratona de ciclismo foi datada em 1869 em um percurso entre Paris e Rouen, cidade localizada no noroeste da França, ainda com o modelo feito por Macmillan.

Com as atualizações no veículo de duas rodas para o que conhecemos hoje em 1880, e a inserção das marchas em 1890, já a buzina a ar para bicicleta foi adicionada como um instrumento e acessório anos mais tarde.

Ainda em 1890, a cidade de Paris inaugurou o primeiro velódromo para práticas esportivas envolvendo a bicicleta, fazendo com que os franceses fossem os primeiros a utilizarem o ciclismo como uma modalidade esportiva.

E com isso, em 1893 foi criado o Tour de France pelo ciclista Henry Desgranges, uma competição de ciclismo na modalidade de estrada que é considerada a mais famosa até a atualidade.

Com a popularidade cada vez maior, o ciclismo foi nomeado oficialmente como um esporte olímpico em 1896, sendo disputada pela primeira vez com um trajeto de largada que ia de Atenas, capital da Grécia, até a cidade de Marathon e depois voltava à capital.

A modalidade de ciclismo feminino nas olimpíadas só surgiu em 1984, na edição de Los Angeles nos Estados Unidos com provas individuais.

Hoje, existem diferentes campeonatos além das olímpiadas envolvendo o ciclismo, com vários trajetos que podem até mesmo ganhar um troféu de acrílico personalizado como uma recompensa ao esforço do atleta. 

Quais os motivos e os benefícios para praticar ciclismo?

Recomendado por muitos médicos, praticar um esporte ou uma atividade física é uma das coisas que ajuda no organismo do ser humano, podendo encaixar o ciclismo estes meios de exercícios benéficos a saúde.

Alguns dos motivos e os benefícios que uma pessoa pode ter ao iniciar uma prática ao ciclismo são:

  1. Queima calorias;
  2. Ajuda a saúde mental;
  3. Senso de direção;
  4. Benefícios corporais;
  5. Emagrecimento;
  6. Diminuição de estresse;
  7. Prevenção de doenças crônicas.

Podendo queimar calorias mais do que práticas de exercício como natação, caminhada e até dança, com o ciclismo é possível perder mais de 600 calorias durante uma hora de pedaladas, o que também permite um fortalecimento dos músculos.

Embora, inicialmente, possa parecer que as bicicletas em academias e pedalar ao ar livre trazem o mesmo resultado, a energia gasta entre ambas é diferente pois utilizando trilhas, ruas ou estando ao ar livre pode-se gastar mais de 50% de energia.

Especialmente por conta do trajeto, como ladeiras e curvas, que acabam exigindo um movimento do corpo para acompanhar o percurso e com isso, o gasto de energia. 

Algo que pode ajudar uma pessoa tirar uma CNH especial moto, pois a pessoa já irá conhecer os movimentos que devem servir de base na condução de uma moto caso tenha algum interesse.

Pedalar é algo que fortalece não só a saúde exterior como a interior também, podendo incluir ao que se refere ao mental, pois os hormônios que são liberados ajudam no combate a ansiedade, desânimo e em alguns casos, a depressão.

Alguns estudos indicam que quem pedala por algumas horas por dia podem promover ao cérebro sensações de bem-estar e vigor, portanto, acaba derivando resultados como:

  • Bom humor;
  • Melhor sono;
  • Capacidade superior de memória;
  • Vida sexual com melhor qualidade;
  • Exercita o pensamento criativo.

Um bom funcionamento do organismo tem base em como os outros órgãos estão funcionando, tal como uma máquina que depende de todas as suas partes em perfeito estado para que não prejudique as demais.

Ao andar de bicicleta, e ter uma alimentação saudável com algumas vitaminas que fortalecem os ossos e os músculos como colágeno hidrolisado em pó com vitamina C, uma pessoa pode ter a saúde beneficiada.

Pois a vantagem ao praticar ciclismo gera uma coordenação aprimorada, uma melhor articulação e flexibilidade, assim como o aumento da aptidão cardiovascular além da prevenção de doenças ligadas ao coração e aos pulmões.

Como AVC, pressão alta e o ataque cardíaco, visto que essas doenças estão diretamente ligadas ao fortalecimento dos órgãos que são atingidos. 

As doenças crônicas também são combatidas com o ato de pedalar, uma vez que esse exercício físico ajuda a diminuir os efeitos ruins dentro do organismo.

Isto combinado com uma alimentação saudável pode fazer com que a pessoa leve uma qualidade melhor de vida.

A diminuição do estresse é algo que faz com que o ciclismo seja bastante recomendado, visto que durante a prática, o corpo libera um hormônio chamado endorfina, o responsável pela sensação de bem-estar da qual o ser humano sente.

Por isso, caso a pessoa que pratica ciclismo enfrente uma situação de estresse em um treinamento de direção preventiva, por exemplo, saberá lidar com isso e ficará menos abalado. 

Dicas para os iniciantes na modalidade

Se planejar para iniciar uma atividade física é sempre bom para todo o ser humano, e principalmente executá-la de forma regular para que os resultados possam ser alcançados.

Também é recomendável ir a um médico antes de decidir qual atividade é a mais indicada, pois com o acompanhamento de um especialista, pode-se ter uma noção do que qual modalidade do ciclismo pode ser a mais indicada.

Contudo, algumas dicas devem ser levadas em conta no que se trata de começar a praticar o ciclismo, sendo algumas delas:

  1. Ter uma bicicleta adequada;
  2. Roupas e equipamentos recomendados;
  3. Manutenção do veículo;
  4. Alimentação e hidratação;
  5. Andar locais conhecidos;
  6. Alongamentos;
  7. Respeitar os limites corporais.

Ao buscar uma bicicleta para começar a modalidade, não é necessário ser a mais moderna, mas, sim, a que será a ideal para o tipo de ciclismo que irá ser praticado, como os modelos mais simples para passeios em ciclovias e os mais elaborados para competições ou trilhas.

A bicicleta deve ser confortável para o biotipo de cada praticante, e quando se está no estágio iniciante, o tamanho das rodas, sua altura e a regulagem de equipamentos do veículo podem influenciar nos exercícios.

Da mesma maneira como uma ducha inox piscina pode influenciar em um fluxo de água, uma prática de exercícios deve conter roupas e equipamentos certos para poderem funcionar de forma segura.

O que inclui capacete que permita ventilação e travamento de segurança, luvas, óculos para proteger os olhos não só do vento, como da poeira, insetos e excesso de luz. 

Bermudas ciclistas são as mais indicadas por conta do seu conforto e por evitar assaduras.

As camisetas próprias para o ciclismo são feitas com materiais que deixam uma boa sensação térmica e ajuda na ventilação, além das cores que sinalizam a identificação do ciclista nas ruas ou em trilhas.

Saber a manutenção do veículo também é importante tanto para os mais experientes no ramo quanto para os iniciantes.

Reparo de pneu, corrente e ajuste em câmbio são uma das coisas básicas da qual todo o ciclista deve estar ciente pois um imprevisto pode acontecer durante o ato do exercício nas ruas ou em trilhas. 

Existem profissionais em plataformas de vídeo que ajudam a aprender um pouco mais sobre o que fazer e como lidar com o que surgir durante a atividade de ciclismo.

Considerações finais

Sendo assim, o ciclismo é algo benéfico não somente para perder peso e tonificar os músculos, mas também como uma forma de ajudar a natureza com a ausência de poluentes sendo emitidos no ar durante a utilização da bicicleta.

E também, se torna algo mais econômico que evita complicações como a necessidade de encontrar um guincho 24 horas mais próximo se ocorrer algo na pista como pode acontecer com um carro quando acontece algum problema.

Ganhando força aos poucos na sociedade, o ciclismo é um exercício que pode ser feito tanto como uma forma de lazer no tempo livre, uma forma de melhorar o metabolismo do corpo ou um método de competição.

Por fazer tanto bem à saúde, o ato de pedalar está cada vez sendo mais recomendado por profissionais além da medicina esportiva e treinamento atlético, pois a forma como o corpo pode se tornar mais saudável com pedaladas é cada vez mais confirmado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + um =