Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Se você conseguiu ser selecionado para uma entrevista de emprego, mas ainda não sabe como se comportar em uma entrevista de emprego? Separamos algumas dicas para você.

Confira! Como se comportar em uma entrevista de emprego

Seja Pontual

Essa é a dica mais óbvia que podemos dar, porém não custa lembrar que a pontualidade é um fator essencial na hora de ir bem na entrevista de emprego.

Está se preparando para um processo seletivo? Então descubra o que levar para entrevista de emprego.

Chegar na hora combinada é muito importante, mas sabemos que imprevistos acontecem, dessa forma, uma das dicas é avisar que vai chegar atrasado, caso isso possa acontecer.

Todo entrevistador tem noção de que contratempos possam acontecer, sendo assim, avisar é uma maneira de demonstrar respeito e comprometimento.

Sala de espera

Ao esperar a entrevista acontecer, busque ser o mais natural possível. Procure ficar o mais confortável possível, claro que, de acordo com o ambiente.

Busque manter a calma, sem ficar andando de um lado para o outro, ou roendo as unhas por exemplo. É sempre bom manter o emocional controlado.

Sentar no sofá ou na cadeira de forma “jogada” não demonstra calma e sim uma total falta de respeito com a situação e ambiente.

Conversa

Muitas pessoas ficam inseguras e com dúvidas de como devem agir durante a conversa com o entrevistador.

A melhor forma de se como se comportar em uma entrevista de emprego é demonstrando naturalidade, preparo e que está aberta (o), deixando assim, o entrevistador conduzir a conversa da melhor forma possível.

Se o entrevistador direcionar a conversa para uma área mais desafiadora, busque manter a calma e o controle emocional, respondendo as perguntas de forma objetiva.

Meio termo é essencial para que a conversa seja realizada com sucesso, ou seja, mantenha a postura, porém se o entrevistador tornar a conversa mais descontraída, busque se adaptar.

Nervosismo

O nervosismo é um fator decisivo e delicado para você conseguir o emprego ou não, pois dependendo da posição para qual você se candidatou, um nervosismo exagerado pode te eliminar da vaga.

Caso o entrevistador perceba que você está nervoso e te pergunte, seja sincero, porém de maneira que o assunto seja encerrado de forma rápida.

Busque se recompor e manter o controle emocional.

Gesticulação

A gesticulação na hora certa é algo bem positivo, porém é bom manter o equilíbrio, pois gesticular de forma exagerada não é interessante.

O ideal é manter o bom senso, utilizando a gesticulação no momento certo, mantendo a neutralidade na hora necessária.

Tempo

Se você está em dúvidas se vai dar tempo de falar tudo, pergunte, caso o entrevistador não dê essa informação para você.

Tendo algumas informações, é possível que você fique mais seguro na hora de desenvolver a conversa, sem um nervosismo exagerado, ou muito descontraído.

Perguntas no fim da entrevista

Algumas perguntas relacionadas a empresa, assim como a vaga que está se candidatando pode ser um ponto positivo, pois demonstra interesse.

Faça perguntas relacionadas aos desafios da vaga, ou se ela é uma vaga nova, isso faz com que o entrevistador veja esse interesse com bons olhos.

Evite perguntas básicas, pois mostra que você não se deu ao trabelho nem de pesquisar a empresa, muito menos pergunte sobre benefícios e salários, esse não é o momento.

Perguntas sobre o desempenho na entrevista são válidas, porém, como já foi dito, sempre busque o equilíbrio e bom senso na hora de perguntar.

Seguindo essas dicas, mantendo a calma, uma postura firme e tranquila podem ser um dos diferenciais na hora de conquistar a vaga de emprego ou não.

Lembre-se, naturalidade e bom senso são fatores essenciais em todos os setores sociais, e principalmente na hora de buscar uma vaga de trabalho.

E aí? Está preparado para se como se comportar em uma entrevista de emprego? Espero que as dicas tenham ajudado, até a próxima!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × três =