Como os aumentos da taxa Selic impactam no Setor Industrial

Qualquer economista ou profissional que atua no setor financeiro sabe a importância da taxa Selic para a economia do país, ela é a taxa básica de juros, e impacta diretamente todo o fator financeiro do Brasil, trazendo mudanças para diversas áreas, entre elas o setor industrial. 

A indústria é considerada um dos pilares econômicos do Brasil, e acredite, por mais que a taxa Selic pareça ser algo que influencia apenas os investidores, as empresas, como as que trabalham com automação predial e os próprios bancos, ela tem um impacto direto nas indústrias. 

Mas o que é essa taxa Selic? Qual foi o aumento que ela teve e como isso pode impactar o setor industrial? O que a CNI acha sobre isso? Vamos abordar todos esses assuntos no texto de hoje, bora? Então vamos lá!

O que significa a taxa Selic?

Como já citamos acima, a taxa Selic representa a taxa básica de juros do Brasil, ela é definida pelas autoridades monetárias do país, ou seja, o banco central. A Selic tem como principal objetivo nortear toda e qualquer atividade econômica do país que envolvem juros, como empréstimos, aplicações financeiras e financiamentos. 

De forma resumida, quando a taxa Selic sobe, os demais juros praticados no país também sobem, fazendo com que qualquer transação relacionada ao juros seja realizada de maneira muito mais cara e complicada devido aos valores absurdos comuns dentro dessa taxa. 

Qual o aumento da taxa Selic?

Para quem ainda não sabe, a taxa Selic teve um aumento de 1,50%, subindo de 9,25% para 10,75%, para se ter uma noção de como os números são considerados absurdos para o mercado, 2021 teve seu fechamento em 7%, e essa alta de 1,5 levou a Selic para os dois dígitos após 5 anos, a primeira vez tinha sido em 2017, quando bateu 10,25%.

E é claro que esse aumento realizado de forma gradativa, com cerca de um aumento de mais de 3,5 pontos em 3 meses, é considerado algo absurdo por grande parte dos setores, desde empresários que atuam com vendas no marketplace até, é claro, com as indústrias. 

Como esse aumento impacta o setor industrial?

Com a retomada das atividades normais após a redução simbólica da pandemia, a economia estava crescendo novamente, porém, o aumento da taxa Selic pode representar justamente, a desaceleração da inflação nos próximos meses dentro do setor industrial. 

Isso porque, quando se tem um aumento nos juros, as empresas costumam gastar mais para realizar qualquer tipo de financiamento, e isso acaba impactando nos lucros, afetando de maneira geral, a produção de uma indústria. 

Afinal, o processo é realizado de maneira mais lenta e muitas vezes sem margem de lucro, fazendo com que menos recursos sejam investidos, consequentemente, as vendas ocorrem de maneira mais demorada, e até mesmo empregos são colocados em risco e todo o processo atua de uma forma diferente. 

O que o CNI fala sobre esse assunto?

O CNI, também conhecido como Confederação Nacional da Indústria, um dos órgãos industriais mais importantes do Brasil, considera como extremamente negativos os aumentos da taxa Selic para o setor. 

O presidente da Confederação, Robson Braga de Andrade, afirma que o aumento da taxa Selic pode trazer uma nova recessão em 2022 além de causar diversos efeitos negativos em toda a produção, afetando diretamente todas as áreas envolvidas, até mesmo o setor de marketing de relacionamento

Já o gerente executivo de economia da CNI, Mário Sérgio Telles, acredita que: “Com os juros mais altos, o consumidor final tende a reduzir o consumo, principalmente de bens duráveis. Com isso, as empresas tendem a rever planos de investimento. Assim, tanto a demanda por bens de capital como a de investimentos são prejudicadas”

A CNI chegou até mesmo a pedir ao Banco Central que revisse o aumento da taxa Selic, desenvolvendo uma política monetária mais cautelosa para que não ocorresse nada de negativo dentro do planejamento, evitando a estagnação da indústria nacional. 

Agora conte para gente nos comentários, o que você achou sobre o aumento de 1,5 pontos da taxa Selic? Acredita que seu impacto pode ser extremamente negativo dentro do setor industrial? Não se esqueça de compartilhar o texto caso tenha curtido, até a próxima. 
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − quatro =