Como o marketing de conteúdo pode ajudar uma empresa a se tornar um líder da área?

O marketing de conteúdo é o processo de criar, postar e alavancar conteúdos mais individualizados para os seus clientes, esse é um modo de marketing que se baseia na criação de um público fiel por meio da construção e envio de conteúdos mais constantes. 

Um negócio que trabalha com as pedras do tipo jazigos, pode fazer uso dessa estratégia para conseguir a retenção de clientes no seu negócio. Produzir postagens onde falam sobre a composição, e estrutura geológica desse tipo de material e como eles são extraídos.

É esse tipo de conteúdo que é feito para atrair clientes, ou até mesmo reter alguns deles. Pois, uma empresa de alinhamento 3d completo, pode querer atrair novos clientes com esse conteúdo de valor ou, só reter clientes que já estão mais engajados com a empresa.

Isso é algo que vai depender totalmente do objetivo do negócio e das metas que tem o time de marketing da empresa. Às vezes um negócio que vende planos de controle ambiental, simplesmente quer manter um contato constante com aqueles clientes que tem interesse.

Às vezes esses negócios pedem alguns dados de seus clientes, para que posteriormente possa manter um contato mais constante, pois desse modo, o lead vai vê-lo todos os dias, isso faz com que ele se acostume.

Essa é uma estratégia importante para um especialista em curativos e feridas, que vai manter o contato constante com seus clientes deixando uma boa impressão na memória de seus consumidores.

Se esse profissional fizer conteúdo para alimentar os seus leads de com assuntos de valor, e gerar mais autoridade com eles, há chances altíssimas de ocorrer mais engajamento nas vendas, isso é muito bom para a credibilidade de um profissional focado em gerar valor.

Esse mesmo marketing de conteúdo, é um plano estratégico de marketing, focado em gerar e compartilhar conteúdo de valor para o público-alvo no exato momento em que ele mais for precisar, então, essa é uma estratégia muito boa para que os leads se sintam conectados.

Uma empresa de construção, pode criar um conteúdo falando sobre perfis para drywall, indicando os melhores produtos, como são feitos para escolher aqueles que os clientes estão mais interessados. Para isso, é preciso conhecer bem a persona do seu negócio.

Como toda estratégia de marketing, saber bem quem é a persona do negócio é algo muito importante. O marketing de conteúdo é um importante braço de um plano maior chamado de inbound marketing, ou mais conhecido como marketing de atração.

E, o marketing de atração, pode ser usado até por uma oficina mecânica próximo a mim. Essa estratégia tem sido a mais usada pelas empresas hoje. Fazer uso do marketing de conteúdo como meio para os clientes se relacionarem com a empresa é algo essencial.

Conceito de marketing de conteúdo

Se as pessoas ainda não compreendem o que é o marketing de conteúdo, elas podem estar jogando fora chances para alavancar o seu negócio, por meio de uma estratégia que vem sendo implementada por um volume crescente de empresas no mercado.

O marketing de conteúdo é um planejamento estratégico de atração de clientes, por meio da construção de conteúdos que gerem valor e sejam relevantes, como artigos, e-books, vídeos gratuitos e postagens nas redes sociais sobre assuntos ao gosto do público.

Essa estratégia funciona como setas de led para moto esportiva que mostram para qual caminho a moto vai se direcionar. O marketing de conteúdo dispõe das mesmas funções, chamando a atenção e indicando quais caminhos serão seguidos.

O que muda e diferencia o marketing de conteúdo, de todas as outras estratégias de marketing digital, é que nele não se faz a promoção direta da empresa, produto ou serviço.

O foco é encontrar possíveis clientes por meio da apresentação de soluções para problemas comuns que os consumidores possam ter.

Os pilares desse tipo de marketing

O que normalmente atrai as pessoas que ainda não entendem o que é marketing de conteúdo, é a simplicidade dos seus pilares básicos. Os principais pilares do marketing de conteúdo, são muito simples, o que o torna muito mais atraente e interessante.

Quando se trabalha neste plano do marketing digital, promove-se uma total inversão do que a grande maioria das pessoas compreende como publicidade. E, muitas pessoas entendem de forma incorreta o setor de publicidade.

Ao contrário do marketing tradicional, no marketing de conteúdo não se faz uma divulgação objetiva da marca e de seus produtos e serviços, porém, oferece as soluções para os problemas e dores que um determinado público está enfrentando.

Por isso, pode-se definir o que é marketing de conteúdo, como sendo uma estratégia de atração de possíveis clientes por meio da criação de conteúdo relevante, dado por meio de artigos, vídeos, ebooks e outros formatos de mídias sociais.

A importância do marketing de conteúdo

No atual momento, a grande importância do marketing de conteúdo é quase que inquestionável. Porque é um formato tipicamente ligado ao modelo de marketing atual, hoje em dia não se vende mais o produto, mas suas funcionalidades e a atração.

Esse tipo de marketing tem um papel de destaque entre os planos de marketing digital que são utilizados no dia a dia, seja para gerar mais tráfego para o site ou pelo seu grande potencial para conseguir aumentar o número de leads.

Um dos principais objetivos no interior de um planejamento de marketing digital, é fazer com que a empresa se torne uma referência em sua área de atuação, e o marketing de conteúdo é algo fundamental nesta função.

O marketing de conteúdo, é uma forma eficiente de apresentar o que determinado negócio pode fazer para auxiliar seus potenciais clientes a solucionarem os problemas e desafios dos quais estão enfrentando no dia a dia.

Além de mostrar as especialidades e soluções que a marca promete, o marketing de conteúdo, abre mais oportunidades para serem aproveitadas por várias outras dimensões do marketing digital.

E, quais as vantagens do marketing de conteúdo?

É comum que quem deseja entender o que é marketing de conteúdo, tenha uma vontade especial em compreender quais são as vantagens dessa estratégia.

E, os benefícios do marketing de conteúdo são vários, mas para focarmos nos principais pode-se citar alguns exemplos, como:

  1. Maior volume de tráfego no site;
  2. Diminuição no custo de aquisição de clientes;
  3. Aumento da exposição da marca nas ferramentas de busca;
  4. Gerar mais conteúdo para as redes sociais da empresa;
  5. Crescimento da autoridade da marca na área de atuação;
  6. Crescimento da credibilidade com relação a seus produtos e serviços;
  7. Por fim, menor custo de implementação e controle.

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo, é que ele não age de modo isolado e pode auxiliar em vários outros setores do marketing digital. Por ser tão versátil, ele é uma das estrateǵias mais usadas atualmente.

Como fazer um bom conteúdo

Existem, basicamente, três fases a serem aprimoradas em uma estratégia de marketing de conteúdo, que são: o planejamento, execução e mensuração de dados. 

O que significa que, não é só escrever um conteúdo com base em achismos, mas sim com uma grande consistência e credibilidade.

Tudo se inicia com o planejamento, que precisa mostrar os resultados que pretende ter por meio da estratégia e como chegar lá. O planejamento é uma das etapas mais importantes, por isso aqui vão algumas dicas importantes:

  1. Planejar bem os objetivos;
  2. Saber e selecionar bem o público-alvo;
  3. Fazer a definição do tipo de linguagem que será usada;
  4. Achar os canais e ferramentas que serão utilizados;
  5. Realizar uma integração entre os canais que serão empregados;
  6. Manter os canais abertos para receber feedback dos clientes;
  7. Compreender o que o concorrente está fazendo;
  8. Realizar a definição das tarefas e metas;
  9. Atualizar o cronograma e manter uma rotina de postagens;
  10.  Fazer o monitoramento das métricas.

Para fazer um bom conteúdo, não é o bastante usar boas técnicas, deve-se avaliar os gostos dos consumidores. Por vezes, criar formulários e fazer pesquisas na sua base de clientes, pode gerar várias ideias de conteúdo e desse modo, simplificar o processo.

É importante se manter atento às vontades dos clientes, analisar as métricas e avaliar quais conteúdos têm gerado mais engajamento. 

Por exemplo, para uma empresa de equipamento de proteção individual motosserrista, seria interessante mostrar aos leads e possíveis clientes conteúdos sobre a produção desses equipamentos, formas de usar, entre outros.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma estratégia com resultados a longo prazo. Cada vez mais negócios investem nela, pois entendem que além de novos clientes, as estratégias bem feitas trazem grande destaque e confiança da marca para os possíveis clientes. 

Então, mesmo que seja uma estratégia mais barata financeiramente, ela tem sua compensação de valor em outros aspectos. Os cliente prezam muito por uma estratégia que traga soluções e se adeque ao seu gosto, e é isso que essa estratégia faz.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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