Como o Inbound Marketing pode trazer tráfego qualificado para o seu site

Uma das formas de conseguir tráfego qualificado para o seu site é por meio de estratégias ligadas ao inbound marketing. 

Essa estratégia consiste em um conjunto de ações que tem como objetivo direcionar conteúdos para um público-alvo específico, assim como atrair novos clientes e criar relacionamentos duradouros. 

Para que isso seja possível, é importante ressaltar a necessidade da criação de soluções que sejam direcionadas para atender às necessidades dos clientes, de modo a criar um bom serviço e um bom relacionamento. 

Nesse sentido, é possível desenvolver um conteúdo mais profundo sobre dúvidas comuns de um determinado ramo de atuação, como dicas para finanças pessoais, atraindo esses internautas para um escritório de contabilidade, por exemplo.

Para entender mais como funciona o inbound marketing e como ele pode ser utilizado em sua empresa, prossiga a leitura deste artigo! 

Entenda a origem do Inbound Marketing

Os  princípios do Inbound Marketing são direcionados para a criação de um conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo.

Dessa forma, existem alguns conceitos que trabalham com o tema desde o século passado, nos anos 1990. 

A obra “Permission Marketing”, de 1999, por exemplo, aborda o tema a partir de algumas diretrizes sobre o que é o Inbound Marketing e como ele pode ser feito, ou seja, traz informações sobre como é possível se aperfeiçoar na área e se relacionar com potenciais clientes de forma qualificada.

Além disso, esse tema envolve conceitos que possuem um paralelo com o marketing digital, assim como a publicidade e o consumidor. 

Com o avanço da internet, conceitos ligados ao ambiente digital ganharam força e serviram para aperfeiçoar o inbound marketing dentro das redes sociais e sites, aproveitando a proximidade e regularidade que esses canais oferecem, inclusive considerando uma menor necessidade de altos investimentos para obtenção de resultado com as campanhas.

Quais são os benefícios de investir no Inbound Marketing?

A partir do entendimento sobre o que é o inbound marketing, vamos entender quais são os benefícios agregados para sua empresa, seja produtoras de filmes ou um e-commerce de roupas de grife para pets.

De modo geral, os principais benefícios são:

  • Melhora o relacionamento com os clientes;
  • Torna o processo de vendas mais curto;
  • Diminui os custos da empresa;
  • Direciona a mensagem para o público correto;
  • Permite a mensuração de resultados. 

Um dos grandes objetivos das empresas é conseguir conquistar o cliente, mas também desenvolver um bom relacionamento com seu público de modo constante, o que também amplia o alcance do negócio frente a novos públicos.

Esse relacionamento constante é essencial para o processo de fidelização e, consequentemente, o sucesso do negócio.

Isso porque conquistar um novo cliente pode ser mais custoso do que fidelizar e realizar novas vendas/contratos com pessoas que já tiveram contato com sua marca e estão satisfeitas/encantadas com a solução entregue. 

É preciso considerar, contudo, que o inbound marketing representa um marketing de atração muito vantajoso. 

Isso significa que o principal objetivo é atrair pessoas para o seu negócio, seja para um primeiro contato ou a retomada do relacionamento. 

Assim, deve pensar em formas de captação e fidelização, sendo ambos possíveis a partir de conteúdos e atendimentos de qualidade.

Com esse contato, o objetivo é fazer com que o ciclo de vendas seja ainda menor, o que contribui para o aumento da lucratividade da empresa. 

Conheça as etapas do Inbound Marketing

A partir do conhecimento sobre os benefícios de investir no inbound marketing, é preciso saber como alcançar esses resultados.

Para proporcionar uma boa estratégia de inbound marketing para as equipes de marketing e empresas diversas, como construtoras especializadas em laje protendida ou lojas de artigos de higiene pessoal, é necessário aplicar suas 4 etapas de funil. São elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Vendas;
  • Encantamento.

Atração

A fase da atração é o primeiro passo para alcançar potenciais leads e clientes, promovendo visitas ao site da marca, por exemplo. 

O intuito é trazer tráfego qualificado para os canais no ambiente digital, ou seja, pessoas que se interessem pelo negócio ou por assuntos que aborda.

Dessa forma, a ideia é fazer com que as pessoas visitem suas páginas regularmente, seja um site ou redes sociais, de modo que comecem a confiar e interagir com o negócio. Isso só ocorre por meio da criação de um conteúdo que seja relevante.

Para produzir um conteúdo relevante sua empresa precisa conhecer o público-alvo que deseja atingir de forma detalhada. 

Afinal, o público direcionado para o varicocele tratamento é diferente do público que busca atendimento médico infantil, tendo dúvidas e interesses distintos.

Ou seja, os conteúdos, a linguagem e outros elementos sofrem alteração a depender do segmento. 

Conversão

Após a fase de atração que ocorre por meio do conhecimento do público, assim como da criação de um conteúdo relevante, surge a fase de conversão. 

Basicamente, aqui o objetivo é nutrir ainda mais essas pessoas, de forma segmentada, para que as conversões ocorram dentro do ambiente online,

Durante esse processo os visitantes são transformados em leads, ou seja, clientes em potencial.

Isso é possível quando o usuário cede dados de contato mais diretos e demonstra interesse em algum tópico de relacionamento com a marca, como o fornecimento de e-mail para receber uma cotação, e-book ou se inscrever em newsletter.

Assim, é possível compreender seus interesses e evoluir esse contato de forma mais adequada no funil de vendas, enviando e-mail marketing qualificado.

Vendas

Após o processo de conversão e da nutrição de leads, a empresa vai despertando o interesse da pessoa e reforçando a autoridade da marca. 

Dessa forma, chega o processo de vendas, com contatos mais direcionados para a compra e apresentação de produtos. Ou seja, nessa etapa a pessoa já está pronta para comprar em seu negócio!

Cabe ressaltar, contudo, que o contato e relacionamento com seu cliente não deve finalizar na etapa da venda. 

Após essa fase deve haver o encantamento, ou seja, é importante agradar o cliente, fidelizá-lo e fazer com que ele seja um promotor da sua marca, voltando a fazer negócio e indicando para outras pessoas.

Encantamento

Existem diversas maneiras de promover a fidelização, sendo uma das mais atrativas a entrega de brindes personalizados, como é o caso de uma garrafa personalizada com nome

Além disso, é importante manter o contato com o cliente por meio de canais digitais, seja compartilhando o recebimento do produto, respondendo comentários ou encaminhando novos e-mails.

Importância da jornada de compra

É importante ressaltar que para que essas fases do inbound marketing sejam assertivas, a empresa deve conhecer e estabelecer uma jornada de compra do consumidor efetiva, considerando seu funil de vendas. 

As pessoas passam por jornadas de compra que são diferentes, já que algumas já conseguiram identificar o seu problema e sabem que precisam realizar uma compra. 

Por outro lado, existem pessoas que ainda não entenderam que precisam comprar um portão de alambrado, por exemplo, para trazer mais segurança para sua residência, considerando aspectos do imóvel.

Assim, esses dois grupos precisam ser nutridos de forma distinta, sendo que no segundo caso é ainda mais essencial um conteúdo que atraia os usuários e que mostre que sua empresa é uma autoridade no assunto. 

Por isso, é importante que a equipe de marketing realize uma análise sobre as etapas da jornada de compra do consumidor e, para cada uma delas, produza um conteúdo e formas de monitoramento que sejam assertivas. 

Como fazer o Inbound Marketing em sua empresa?

A partir da compreensão sobre a jornada de compra do consumidor e as fases do inbound marketing, é necessário definir o tipo de conteúdo mais recomendado e qualificado para cada fase e seu público.

Por exemplo, na fase de atração é muito importante que sua empresa invista em técnicas como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Estratégias de SEO;
  • Publicação de conteúdo informativo em blog;
  • Desenvolvimento de redes sociais e calendário de posts;

Marketing de conteúdo e SEO

No caso do marketing de conteúdo, a produção de um material qualificado e que advém de ferramentas do inbound marketing é muito importante e pode ser direcionado para atuar em todas as etapas do funil.

A diferença em cada estágio se dá no direcionamento do conteúdo e nos formatos adotados. 

Por exemplo, enquanto no topo do funil listas e temas sobre “o que é marketing”, por exemplo, são abordados, no meio e fundo de funil podem ser criados e-books e apresentadas ferramentas de automação de marketing, no caso de uma agência que opera em sistema SaaS.

Ou seja, a estratégia visa produzir um material que seja relevante para o público-alvo, levando em conta sua associação com estratégias de SEO, que são mecanismos de otimização em ferramentas de busca.

Por exemplo, quando o cliente pesquisa sobre corrimão de inox para escada, ou outro tema no Google, ele se interessará pelos primeiros links que forem exibidos na página e que realmente se direcionam para esse material. 

Dessa forma, as empresas disputam pela melhora do seu posicionamento no ranking do Google e isso pode ser feito pela produção de um conteúdo de qualidade, com o uso de palavras-chaves específicas. 

Inclusive, as palavras são, exatamente, os termos usados na pesquisa. Por isso, a empresa deve investir tempo para a análise de potenciais keywords para o segmento e criar estratégias de aplicação em pontos estratégicos dos sites, conteúdos e redes sociais.

Redes Sociais e Blog Post

Criar redes sociais, assim como publicar seu conteúdo em blogs é essencial para que esse conteúdo atinja mais pessoas, fortalecendo a marca.

Em ambos os casos, é fundamental desenvolver uma estratégia e um calendário para a publicação, identificando os temas que devem ser abordados, qual melhor momento para postagem, se haverá redirecionamento entre os canais e qual fase do funil o conteúdo integra.

Conteúdos para demais fases do funil

Como dito, os conteúdos devem compor todo o funil de vendas e, no caso de e-mail, blog posts e até das redes sociais, é possível veicular materiais para cada etapa.

No caso da conversão, geralmente ela ocorre a partir do preenchimento de landing pages e formulários para a obtenção de um material qualificado.

Nessa fase, o cliente demonstra o interesse em baixar algum conteúdo ou ferramenta, bem como conhecer mais sobre sua empresa e passa a receber conteúdos direcionados por e-mail. 

No meio do funil, esses materiais já podem apresentar possíveis soluções para um problema, mas de forma mais informativa.

Para que a etapa de vendas seja efetiva, a empresa precisa investir na nutrição de leads, enviando um conteúdo de qualidade por meio do email marketing. 

Aqui a nutrição se dá no meio e fundo de funil e, com isso, os materiais são mais direcionados aos produtos e soluções, podendo até trazer custos, diferenciais da marca, promoções e indicações de novos produtos (no caso de cliente efetivo). 

Ou seja, semanalmente, sua empresa pode enviar um conteúdo sobre o gerador silenciado, assim como novidades que estejam ocorrendo em sua empresa. Esses emails e conteúdos também podem carregar um tom promocional. 

Por fim, o encantamento é a fase que requer que a empresa tenha um relacionamento ativo com os clientes. 

É muito importante que esse relacionamento permaneça e seja de qualidade, avaliando a experiência e fornecendo novos materiais ricos e até recomendações com relação ao produto/serviço obtido e outros itens que possam melhorar a experiência de compra.

É esse cuidado que promoverá a fidelização e a retenção desse público, demonstrando ao cliente que ele tem valor para a marca.

Esse relacionamento pode ocorrer levando em conta aspectos físicos ou uma 

conexão remota por meio de sites e redes sociais. 

Mensure os resultados das práticas de Inbound Marketing

Toda estratégia de marketing precisa ser avaliada e mensurada. Ao lidar com o inbound marketing, isso não é diferente! 

Por isso, a mensuração dos resultados é um dos requisitos que contribuem para o processo de avaliação da marca, assim como do sucesso das estratégias que foram realizadas. 

Existem algumas métricas que podem ser avaliadas para encontrar ajustes necessários nas campanhas, como é o caso das taxas de conversão de vendas. Outros elementos estão relacionados ao Custo de Aquisição por Cliente, assim como o Retorno sobre o Investimento.

Elementos relacionados à conversão do funil também precisam ser monitorados pela sua empresa, para que os resultados sejam mais eficientes e para que ajustes sejam identificados.

A partir dessas dicas, sua empresa terá mais sucesso nas vendas, assim como na atração e relacionamento com os potenciais clientes da sua marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *