O processo de compra, seja de um item do dia a dia, como produtos de limpeza, ou de uso empresarial como um grande lote de bobina de papel, usado em processos logísticos, envolve etapas até que o consumidor decida adquirir.
Esse caminho que o cliente percorre é chamado de jornada de compra, um conceito de marketing que baliza as estratégias para atrair e converter o público-alvo em cliente, ou seja, o foco é aumentar as possibilidades de venda.
A jornada de compra, como qualquer tipo de processo, para dar resultados, necessita de aprimoramento contínuo, pois muitas vezes o cliente para em determinada fase da jornada e é preciso estratégia para que ele retorne ao ciclo.
Para dar fluidez e assim, otimizar o processo de compra, confira dicas eficientes a seguir. Boa leitura.
Conheça as 3 fases da jornada de compra
Independentemente do nicho de mercado e tipo de negócio, se B2C ou B2B, como é caso de empresas que atuam com equipamento bastante utilizados em linhas de produção industrial, como um exaustor centrífugo, que tem a função de aumentar a qualidade do ar, a jornada de compra compreende três etapas:
- Aprendizagem e descoberta: essa fase é quando o cliente tem o primeiro contato com a empresa, após ter buscado alguma referência sobre determinado produto ou serviço na internet. Nessa etapa, os conteúdos são focados em educar o consumidor, ou seja, fornecer informações que o façam perceber uma necessidade.
- Consideração da solução: após o cliente ter sido impactado com conteúdos mais generalistas e ter identificado a necessidade, a partir desse momento, o objetivo é fazer com que ele enxergue que a empresa tem a solução que ele precisa. Na etapa de consideração é fundamental a produção de conteúdos mais profundos. No caso de produtos mais complexos, como uma bomba de vácuo, os conteúdos podem se concentrar em questões mais técnicas.
- Decisão de compra: a fase final da jornada de compra é a aquisição, no qual o cliente já descobriu a necessidade e a solução. Nessa etapa é hora de potencializar os diferenciais da empresa.
4 dicas para promover uma jornada de compra mais fluida
- Mapeia a jornada de compra: um dos pontos mais importantes para dar fluidez ao processo é mapear a jornada. Isso significa analisar o comportamento do consumidor em cada etapa. Com isso, é possível identificar fatores que podem estar causando a saída do cliente do ciclo.
- Identifique os pontos de contato: numa estratégia de marketing, os conteúdos são distribuídos por diferentes canais, como blogs, sites e redes sociais. Para entender como o cliente está se relacionando com a empresa, é importante detectar os pontos de contato para que os esforços sejam direcionados aos canais mais eficientes.
- Aposta no omnichannel: integrar os canais físicos e online é uma estratégia cada vez mais usada, pois ajuda a melhorar a experiência de compra, o que impacta na fluidez na jornada.
- Tenha comunicação clara e objetiva: para acelerar o processo de compra, investir em uma linguagem acessível, clara e objetiva é determinante para que o consumidor possa percorrer pela jornada de forma mais rápida, já que ele compreende melhor os conteúdos.
Chega ao fim nosso artigo sobre como melhorar a fluidez na jornada de compra do cliente, algo que potencializa o objetivo principal de qualquer empresa que é aumentar as vendas.
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.