Como melhorar a comunicação interna? Qual a importância? + 5 passos

Uma das principais maneiras de prevalecer uma gestão empresarial eficiente é por meio de uma boa comunicação interna. O que devemos entender é que isso vai além de criar murais para colocar eventos, ou então mandar e-mail nas datas comemorativas.

Como sabemos, existem muitos aspectos essenciais em todo o planejamento estratégico de uma empresa. Nesse sentido, então, como melhorar a comunicação interna?

Entre os diferentes setores, a área de Recursos Humanos deve se preocupar em oferecer um bom ambiente de trabalho. Mas, também, ter o intuito de fazer com que os colaboradores estejam cada vez mais satisfeitos.

Parece uma tarefa complexa? É exatamente nesse cenário que conhecer as ferramentas de comunicação certas podem fazer a diferença para o sucesso da estratégia, promovendo bons resultados para a empresa.

Quer saber mais sobre como melhorar a comunicação interna da sua organização? Falaremos não apenas sobre isso, mas também a importância de ter essa área como foco. Continue a leitura!

Qual a importância de uma boa comunicação interna?

Entre as inúmeras vantagens de uma boa comunicação empresarial interna, podemos ressaltar:

  • alinhamento estratégico;
  • engajamento dos colaboradores;
  • aumento da produtividade;
  • maior integração.

Falaremos um pouco mais sobre cada um desses aspectos.

Alinhamento estratégico

A temática sobre como melhorar a comunicação interna ganhou muita relevância nos últimos anos, principalmente por conta do home office e do trabalho híbrido. Entretanto, essa estratégia é relevante mesmo nos modelos totalmente presenciais.

Isso porque uma das principais vantagens é o bom alinhamento entre as equipes, por meio de uma comunicação transparente, mais clara e assertiva. Isso faz com que tenha uma diminuição nos ruídos, ou seja, problemas de entendimento.

Afinal, um dos principais objetivos da comunicação interna é promover um trabalho alinhado e em conjunto. Assim, toda a equipe consegue se comprometer da melhor forma para o desenvolvimento dos projetos.

Isso porque todos terão conhecimento sobre a realidade da organização, quais são as suas metas e onde ela deseja chegar. Esse alinhamento e planejamento estratégico é fundamental para que os colaboradores se sintam pertencentes e, dessa maneira, fiquem mais motivados.

Engajamento

Não tem como pensar em melhorar a comunicação interna sem falar do engajamento da equipe. Isso porque, uma vez que todos estão familiarizados com os processos internos empresariais e o que deve ser feito, o fazem com mais motivação.

Quando todos estão alinhados com os objetivos da empresa, passam a se identificar com a própria organização. Por vezes, é o diferencial entre “vestir a camisa” e fazer o seu trabalho apenas por obrigação. E sabemos como isso causa um grande diferencial nos resultados.

Produtividade

Além disso, uma boa comunicação faz com que os colaboradores enxerguem com mais clareza as expectativas da empresa. Com isso, podem dar o seu melhor de maneira mais assertiva, uma vez que será direcionada ao que esperam deles.

Integração

Sabemos que liderar uma equipe de trabalho, às vezes, representa um grande desafio. Mas sempre que falamos sobre isso, podemos reconhecer que uma boa comunicação é uma das principais maneiras de fazer com que seu time tenha um alto desempenho.

A comunicação interna é fundamental para a integração e, por conta disso, para a boa performance dos resultados.

Como melhorar a comunicação interna? 5 passos

Agora que você já conhece as vantagens, é o momento de ver, de maneira prática, como melhorar a comunicação interna de sua empresa. Confira as cinco dicas:

  1. Encontre boas ferramentas de comunicação interna;
  2. Centralize as informações;
  3. Mantenha a transparência;
  4. Reduza a burocracia na troca de informações;
  5. Crie um ambiente de trabalho agradável.

Pronto para falar um pouco mais sobre cada um desses passos? Continue lendo!

1. Encontre boas ferramentas de comunicação interna

O primeiro aspecto que podemos citar é um dos mais importantes. Isso porque pensar nas ferramentas de comunicação interna certas podem fazer a diferença na implementação e no sucesso da estratégia.

Um bom exemplo é o Google Workspace. Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • fácil acesso;
  • possibilidade de personalização do domínio do e-mail;
  • capacidade de armazenamento estendida a ilimitada no Drive;
  • colaboração em tempo real;
  • facilidade de gerenciamento de contas e dispositivos;
  • proteção de dados reforçada com o Google Vault;
  • uso de diferentes tipos de dispositivos.

Independentemente da ferramenta que for escolhida, o importante é oferecer bons canais de comunicação, que possibilitem o incentivo do diálogo entre os integrantes da equipe e até mesmo com a gerência, quando necessário.

2. Centralize as informações

Para que a comunicação seja realmente eficiente, é importante ter um lugar único com as informações que sejam essenciais para cada equipe. Afinal, quando os dados estão espalhados em diferentes pastas, ou até mesmo em documentos que não possuem acesso remoto, podem prejudicar muito a produtividade do time.

Por outro lado, se as informações estiverem sempre nos mesmos lugares, otimiza os processos internos e as tarefas podem ser feitas com mais agilidade.

3. Mantenha a transparência

Não tem como melhorar a comunicação interna sem ressaltar a importância da transparência em toda a organização. Esse é um fator imprescindível para diminuir os ruídos e, consequentemente, a possibilidade de erros.

A verdade é que uma série de questões devem ser constantemente compartilhadas com todos os colaboradores da empresa. Sem isso, não é possível ter um bom ambiente de trabalho. Entre outros pontos, podemos ressaltar que deve ser dividido com a equipe:

  • valores, missão e visão;
  • propósito;
  • estratégias;
  • metas e objetivos;
  • resultados alcançados.

4. Reduza a burocracia na troca de informações

Imagine a situação que uma pessoa da sua equipe precisa de autorização toda vez que for acessar determinado documento ou conteúdo. Nisso, provavelmente, já se perdeu no mínimo uns vinte minutos.

Isso não parece algo sustentável para uma organização que preza pela produtividade e a eficácia, certo? Inclusive, são motivos para que as tarefas não sejam entregues no tempo certo.

Se algo faz parte da rotina dos colaboradores, então vale a pena facilitar o acesso às informações e simplificar os processos. Assim, tanto a gerência quanto a equipe sai ganhando em eficiência.

5. Crie um ambiente de trabalho agradável

Uma vez que você implementa todas as outras quatro dicas que trouxemos aqui, já é mais fácil ter construído, em conjunto, um ambiente de trabalho saudável.

Essa é uma das principais questões quando queremos manter os talentos em nossa equipe e, principalmente, diminuir o turnover e a rotatividade dos colaboradores. 

Agora você conhece as principais dicas sobre como melhorar a comunicação interna na empresa e o desempenho da gestão organizacional. Como vimos, os principais aspectos para o sucesso nessa estratégia é focar na transparência, diminuir a burocracia e centralizar as informações em um único lugar.Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

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