Como já começar a planejar uma terceira idade confortável

Como já começar a planejar uma terceira idade confortável

Desde cedo, é possível construir uma terceira idade com saúde e estabilidade financeira

O relatório sobre envelhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população idosa dobrará de tamanho até 2050. Segundo o estudo, mais de dois bilhões de pessoas com 60 anos ou mais estarão vivas, devido à evolução da medicina e ao aumento da expectativa de vida no mundo. Assim sendo, você provavelmente chegará lá, então é bom planejar uma terceira idade confortável desde cedo.

É na melhor idade que as pessoas reduzem o ritmo de trabalho e passam a ter mais tempo livre para a família e a realização das próprias vontades. Para aproveitar ao máximo essa fase da vida, no entanto, são necessários dois pilares: saúde e dinheiro. Há uma série de providências que você pode tomar ao longo do tempo para atingir a velhice de maneira saudável e estável.

Saúde

Exercitar o corpo e a mente é a melhor atitude contra problemas de saúde e um envelhecimento dolorido. Naturalmente, o organismo de um idoso é mais frágil e necessita mais cuidados, porém é fundamental o estabelecimento de uma rotina de exercícios físicos vigorosos. Além disso, a leitura e a escrita contribuem para manter a mente ativa e um aprendizado constante.

A atividade física é importante para evitar o sobrepeso, responsável por doenças como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Ademais, o consumo de boas proteínas é fundamental para a qualidade dos músculos e, consequentemente, a locomoção do idoso. Banhos de sol ajudam a atingir os níveis adequados de cálcio e vitamina D e reduzir os riscos de fraturas na terceira idade.

Os benefícios físicos e psicológicos de manter corpo e mente ativos são experimentados em curto e longo prazo. A ansiedade e a tensão prejudicam a produção de klotho, o hormônio que reduz o processo de envelhecimento. Ademais, noites mal dormidas podem ter graves consequências como hipertensão, diabetes e aumentar a sua predisposição para desenvolver demência ou Alzheimer.

Dinheiro

Em 2030, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que existirão cada vez mais idosos e que eles viverão por mais tempo, usualmente como aposentados. Assim sendo, os custos com a previdência serão maiores e a dificuldade para receber uma aposentadoria satisfatória do INSS, também.

Portanto, é fundamental poupar dinheiro desde cedo e aplicá-lo de maneira segura, como em casa própria e fundos de renda fixa. Também é indispensável a contratação de um plano de previdência privada em uma empresa confiável. Com isso, você escolherá um valor para receber durante a aposentadoria e fará um pagamento mensal para formar uma poupança pensando no futuro.

Os investimentos em seguros, como o de vida, são importantes para garantir a tranquilidade da sua família, caso algo aconteça. Mas quanto custa um seguro de vida? Os altos valores de cobertura nos contratos podem passar uma impressão errada, afinal é possível investir em planos de R$ 30 mensais ou até menos, e as indenizações chegam até a R$ 1 milhão.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *