Como funciona o Link Building

A autoridade de um domínio, na internet, leva em consideração diversas estratégias de marketing digital e SEO (Search Engine Optimization), e a aplicação de Link Building se mostra um processo eficiente ao fazer com que outros sites tenham links para direcionar o tráfego.

Essa estratégia não só aumenta a autoridade, mas também serve como alavanca para que os algoritmos das plataformas digitais de busca, principalmente o Google, que são mais complexos e estão em constante evolução, possam determinar a classificação via palavras-chave. 

Construir links, ou link building, é uma das muitas táticas utilizadas na otimização de mecanismos de busca, a prática SEO.

Isso porque os links são um sinal para que as plataformas de busca entendam que um site se mostra um recurso de qualidade e digno de citação. 

Sendo assim, sites com mais backlinks tendem a obter classificações mais altas nas páginas de resultados de pesquisa.

No entanto, o link building não é um processo que se emprega de maneira fácil e rápido. É importante ter um planejamento cuidadoso, o que demanda tempo.

Os links e materiais devem ter temas variados, seja sobre consultoria em TI para uma empresa que trabalha na área de tecnologia, seja sobre a defesa do meio ambiente, como assunto principal de organizações não governamentais que lutam por uma causa nobre em prol da sociedade. 

Isso demanda um esforço profissional e técnicas que, na maioria dos casos, apenas quem trabalha na área de marketing digital pode oferecer. 

Ainda assim, todo esforço vale a pena, isso porque os backlinks aumentam o tráfego para o site, aumentam a autoridade e ajudam a melhorar o ranqueamento nas plataformas de busca. 

O que leva à primeira conclusão: se uma empresa deseja direcionar pessoas com grande probabilidade de ter interesse em um produto ou serviço para o site institucional ou comercial, é essencial dedicar um tempo para obter links de qualidade, e não quantidade.

A aplicação de link building de maneira correta

Há um jeito certo e um errado de se aplicar o link building. Quem se preocupa com a viabilidade a longo prazo de um site de negócios, é preciso se envolver com a construção de links de forma natural. 

Isso significa que é preciso estabelecer um processo que visa ganhar links, ao invés de comprá-los ou alcançá-los por meio de táticas manipulativas, que são conhecidas como black hats.

Essa última, aliás, é uma prática que pode fazer com que um site seja sumariamente banido dos resultados de pesquisa por não seguirem as diretrizes das plataformas digitais. 

Dito isso, a construção de links naturais e orgânicos se mostra um processo difícil e demorado. 

Nem todos os links são criados da mesma maneira, e falar sobre PABX em nuvem pode ter maior destaque dentro de um nicho específico, mas ainda assim importante para as empresas. 

Um link de um site de autoridade, como um grande portal de notícias, terá um impacto maior em um ranqueamento no SERP (Search Engine Results Page), ou página de resultados dos motores de busca.

No caso de um link de um site menor, ou que seja recém-construído, mas ainda assim links de alta qualidade, podem ser difíceis de encontrar em um primeiro momento. Porém, esses podem alcançar autoridade ao longo do tempo. 

Então, a aplicação de link building de maneira correta é fundamental para alcançar alto ranqueamento nas plataformas digitais de busca de maneira orgânica, construindo a relevância. 

A importância do link building para SEO

O link building é importante porque se trata de um fator importante na forma como as gigantes de tecnologia classificam as páginas na internet. 

No caso do Google, essencialmente, os algoritmos levam em consideração que os webmasters podem melhorar a classificação dos sites aumentando o número de links com alta qualidade e direcionados para as páginas de forma específica. 

Para exemplificar, e ficar mais claro, basta imaginar que existe um site que promove cordoalha de aço para venda direcionada ao setor industrial. Do mesmo modo, é possível pensar que há uma competição com outros fornecedores do mesmo material, para um público-alvo localizado. 

Um dos fatores de classificação que o Google analisará para determinar como ranquear na página de resultado de busca é a popularidade do link. 

Dessa forma, a confiança e a autoridade das páginas que possuem links estabelecem uma certificação quanto à prática de SEO e otimização de conteúdo dos respectivos sites, além de se suportar sobre a base de um texto-âncora que serve como marketing de conteúdo. 

O conceito mais importante a ser compreendido sobre link building, nesse caso, e como o próprio Google explana, é mais provável que um conteúdo tenha uma classificação mais alta para palavras-chaves que levam a um público segmentado. 

Isso pode ser facilmente explorado a partir de sites externos que também criam links paras páginas de uma empresa que atende às expectativas de um público-alvo específico. 

Estratégias para a criação de links

Existem muitas estratégias para criação de links usadas para fazer com que sites externos possam se vincular a um escritório de assessoria contábil, por exemplo, ou qualquer outro serviço que possa interessar a determinados públicos-alvo. 

  1. Criação e promoção de conteúdo

A criação de conteúdo atraente, exclusivo e de alta qualidade, e que as pessoas possam desejar de maneira natural, permite o vínculo a partir de redes sociais e, assim, contar a outras pessoas sobre determinado assunto, produto ou serviço.

As empresas devem espalhar a palavra antes de esperar que alguém encontre determinado conteúdo e crie um link para elas. 

  1. Comentários e menções

É preciso colocar o produto, ou o serviço de digitalização de documentos na frente de pessoas influenciadoras que estejam relacionadas ao segmento, como blogueiros populares, ou mesmo pessoas com um grande número de seguidores nas redes sociais. 

Essa é uma estratégia relevante, de fato, quando é preciso alcançar um público diversificado, e então ser trabalhado junto a outras estratégias de marketing digital, inclusive com o inbound marketing, para atrair e converter os leads, ou seja, os clientes em potencial – levando-os pela jornada de compra.

  1. Links de amigos e parceiros

No mundo dos negócios, é muito importante se manter na mesma sintonia que fornecedores e parceiros comerciais. 

Em muitos casos, um cliente que precisa de projeto elétrico residencial está relacionado com o setor da construção civil, mesmo que seja apenas uma reforma de imóvel.

Dessa forma, as empresas podem solicitar a criação de um link building, criando uma relevância importante para todas as organizações envolvidas. 

Links de sites que estão no mesmo setor ou nicho específico de um site terão mais valor do que quando aplicados em sites aleatórios e não relacionados com o assunto em questão. 

Como dito anteriormente, pode demorar um pouco para criar muitos links, mas é preciso ser paciente e lembrar que atalhos não são bem-vindos e são contra as diretrizes do Google. 

Isso pode ser devastador para o SEO e não vale o risco em tempos que o marketing digital se mostra muito importante para quem quer manter uma divulgação plena e que ajuda muito as empresas a conquistarem os clientes e aumentarem a receita e as vendas. 

  1. Apresentação de infográficos

Um infográfico, ou seja, uma representação visual de dados, uma história ou um princípio, fornece uma maneira rápida para as pessoas consumirem informações. 

Quando os infográficos são bem projetados, eles podem gerar backlinks de alta qualidade, pois 90% da informação transmitida ao cérebro é visual. 

Além disso, as pessoas se lembram de 65% das informações que visualizam, em oposição a 10% das informações que são transmitidas de forma oral. 

Um infográfico que demonstra a importância da manutenção em notebook é mais propenso a ser lido e compreendido quando comparado a posts de blogs ou artigos informativos. 

  1. Pilares de conteúdo

Um conteúdo de excelência é essencial para um site de sucesso. Como a internet está sobrecarregada de informações, uma postagem em um blog pode se aprofundar em tópicos específicos relacionados a determinado negócio empresarial ou assunto. 

A informação é útil e acionária, além de poder ser acompanhada de imagens, vídeos e outros elementos relevantes que ajudam a apoiar um texto. 

Os blogs ajudam a construir a autoridade de um site, direcionar mais tráfego e aumentar o número de backlinks, fornecendo um ROI (Return Over Investiment), ou retorno de investimento, duradouro.

Consideração final

Qualquer que seja o formato em que o link building se encaixa na estratégia de marketing digital, é preciso lembrar que existe o potencial de longo prazo para que tudo se estabeleça, e então refletir no crescimento exponencial e fornecimento de conteúdo valioso para o público. 

Vai além, pois também deve alcançar públicos relacionados entre os canais de divulgação, entre os quais:

  • Blog corporativo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Sites parceiros.

Na maioria das vezes, entretanto, o link building deve ser combinado com outras estratégias, como o marketing de conteúdo sobre manutenção de máquinas industriais, para que o público e os backlinks subsequentes ganhem exposição e possam ser notados. 

Os compartilhamentos e links que uma empresa espera alcançar devem ter como objetivo resultados tangíveis, sejam por meio de assinantes, consultas ou vendas. 

Por fim, vale lembrar que é preciso valorizar o apetite do público por conteúdo de qualidade, e estimular os compartilhamentos de seguidores, por exemplo, em uma rede social, considerando esse potencial. 

Assim, todo esforço extra para promover conteúdo por meio do link building pode servir como isca, em formato de vídeos, enquetes ou infográficos, permitindo o aproveitamento máximo de plataformas de terceiros que podem impulsionar o tráfego e o reforço da autoridade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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