Como elaborar um plano de carreira por conta própria

Plano de carreira é um conceito cada vez mais presente em nossa sociedade, pois trata-se de uma estratégia que é utilizada por diversos profissionais de sucesso.

De forma resumida, plano de carreira é o conceito prático de propor um planejamento para a própria vida, levando em consideração as habilidades que foram adquiridas no desenvolver do período de formação.

Existem vantagens que são notórias para pessoas que tem um plano de carreira pré-determinado, como por exemplo:

  • Foco nos objetivos;
  • Autoestima e confiança;
  • Preparo emocional;
  • Melhores tomadas de decisão;
  • Entre outros.

Mas a questão principal que muitas pessoas procuram, é exatamente como elaborar um plano de carreira por conta própria. 

Pensando em ajudar no leitor, que certamente é um empreendedor em potencial, produzimos esse artigo para dar dicas de como elaborar um plano de carreira e alcançar bons resultados. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Faça uma autoavaliação

Para determinar um plano de carreira por conta própria, a primeira coisa que você precisa fazer é uma autoavaliação de si mesmo. 

Nessa autoavaliação precisa constar o grau de escolaridade, as condições materiais, e suas aptidões, além do Capital disponível para eventuais investimentos no seu plano de carreira.

Isso vai determinar se você tem condições de construir uma empresa, como por exemplo, uma fabricante de rótulos adesivos, ou se você deve investir numa formação superior, como uma faculdade ou curso técnico. 

Invista em autoconhecimento

Ter conhecimento da área do qual quer trabalhar é fundamental para que você consiga ter sucesso no seu plano de carreira.

Essa materialidade serve tanto para pessoas que querem fazer parte do corpo de colaboradores de uma empresa, como para aqueles que querem abrir um negócio, por exemplo, como por exemplo, uma loja de EPI (equipamento de proteção individual), que seja especializado em fabricar luva de vaqueta

Conhecer tudo sobre equipamentos de proteção, tal com as leis que determinam seu uso e até mesmo os valores das possíveis autuações, já é uma forma de aumentar o autoconhecimento na área e lhe colocar à frente de outras pessoas do ramo e esse exemplo vale para qualquer tipo de segmento.

Defina objetivos de curto prazo

Depois que você executou a autoavaliação e investiu em conhecimentos práticos para o seu plano de carreira, é hora de determinar objetivos para médio e longo prazo.

Nessa altura do campeonato você precisa ter definido se o plano de carreira é voltado para criar um empreendimento, ou para fazer parte de uma grande empresa, como um especialista em manutenção de elevadores, por exemplo, e desenvolver-se dentro da corporação.

Ambas as escolhas são válidas e trazem excelentes frutos. Em suma, não existe uma fórmula que determine o sucesso de um plano de carreira, quem pode determinar isso é nada menos do que você!

Invista em networking

Não é porque você finalmente entrou na sua área, que seu plano de carreira está concretizado.

Agora é hora investir em relações que vão dar sustentabilidade dentro do seu planejamento, visando potencializar as relações entre pessoas do ramo.

Um advogado que que alimenta bem sua rede de contatos consegue mais clientes; um industrial que tem amigos em redes do varejo tende a alcançar mais parcerias e assim por diante.

O que importa é estar presente dentro do mercado e estreitar vínculos com sua carreira, para que seu plano de carreira consiga se expandir e os resultados fiquem cada vez melhores.

Esse foi nosso artigo falando sobre como elaborar um plano de carreira por conta própria. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e empreendedorismo.

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 2 =