Como definir o perfil de funcionário que sua empresa busca em 5 passos

O processo de seleção para novos funcionários é importante para criar ou dar andamento em projetos/campanhas em médio e longo prazo.

Na hora de selecionar e contratar um novo colaborador, o gestor precisa ter em mente que essa pessoa vai ficar por um determinado período na empresa, fornecendo habilidades e força de trabalho para proporcionar resultados.

É importante que o perfil de um novo funcionário esteja alinhado com o branding industrial da empresa, que nada mais é do que um padrão de contratação que busca selecionar um candidato através de uma análise de características que se enquadram às exigências da empresa.

Isso auxilia na diminuição do índice de turnover e ao mesmo tempo qualifica a mão de obra para execução do planejamento empresarial.

Processo de seleção para integração de novos funcionários

Na hora de contratar um novo colaborador, o gestor precisa considerar que o processo de seleção de funcionários também inclui o marketing de relacionamento com o cliente.

Em outras palavras, o profissional contratado será uma pessoa que estará na linha de frente da empresa com os clientes e por isso deve-se levar em consideração alguns critérios para a contratação.

Resolvemos publicar uma lista com 5 passos de como contratar um funcionário para sua empresa. Siga conosco e boa leitura!

5 passos para definir um perfil de funcionário para sua empresa

Conheça seu segmento: o entrevistador precisa conhecer as necessidades da empresa para que consiga detectar previamente quais são os entrevistados que mais se enquadram na vaga.

Uma empresa que vende óculos escuros, por exemplo, precisa contratar um profissional que tenha boa dialética e uma identidade visual diferenciada, pois são características do segmento que ajudam nas vendas. 

Já o setor industrial exige outras características para o perfil. Por isso é importante dominar o segmento para encontrar o perfil mais adequado de funcionário.

Elabore a entrevista: tendo conhecimento do perfil desejado, é importante elaborar um roteiro de entrevista para detectar o funcionário ideal.

Em suma, recomendamos que selecione algumas características, como por exemplo: faixa etária, gênero, experiência profissional, tempo médio de registro em outras empresas, etc.

Ao executar o roteiro da entrevista, é fundamental fazer uma análise da linguagem corporal e da postura do candidato.

Confira as redes sociais: dê uma olhada no que o candidato faz nas redes sociais. Não é uma questão de analisar a vida pessoal, mas sim uma análise sobre a presença digital desse entrevistado.

Com uma leitura rápida, vai ser possível descobrir algumas características, sobretudo com relação a personalidade e postura, que podem servir como detalhes adicionais para analisar se o entrevistado é o mais indicado para ocupar a vaga.

Faça dinâmicas ou testes: se a entrevista está sendo feita presencialmente, fazer testes individuais ou dinâmicas em grupo, são maneiras que ajudam a analisar as habilidades dos candidatos e verificar se estão compatíveis com a vaga.

Essas ferramentas podem ajudar a avaliar critérios da personalidade, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal dos candidatos a vaga.

Divulgue a vaga corretamente: quando for usar sites para vagas de emprego, coloque o máximo de informação possível sobre a vaga, sobretudo o valor da remuneração.

Dessa forma o gestor filtra os perfis e deixando somente aqueles que realmente tem interesse em participar de um processo seletivo em sua empresa.

Esse foi nosso artigo apresentando cinco dicas de como contratar funcionários. Se gostou compartilhe e nos siga para mais dicas de gestão empresarial. 
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 3 =