Como aprender sobre investimentos? Lista com cursos e ferramentas para iniciantes!

Se você já decidiu correr para bem longe da poupança, este texto é fundamental! Afinal, entender como aprender sobre investimentos requer dicas e orientações para dar os primeiros passos com conteúdos de qualidade.

Com paciência, dedicação e prática, você vai perceber que investir do zero não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Há cursos e ferramentas, como livros, e-books, vídeos, podcasts e filmes para todos os gostos e perfis.

Preparado para saber como aprender a investir dinheiro, ampliar o seu patrimônio e realizar seus sonhos? Continue a leitura e entenda como tornar-se, de fato, um investidor iniciante!

Como aprender sobre investimentos?

Antes de saber como aprender sobre investimentos, é necessário que você reflita sobre a sua relação com o dinheiro. Economizar é essencial para investir. E isso pode ser um hábito a ser desenvolvido com disciplina, organização e planejamento.

Afinal, não precisa ter um salário alto ou uma quantia elevada guardada no banco: pode-se começar a investir com pouco dinheiro! Por exemplo, com apenas R$30 você já garante um título do Tesouro Direito e, com R$10, alguns tipos de ativos.

Percebeu que é furada deixar a sua grana parada na poupança ou escondida dentro do armário, não é mesmo? Dessa forma, o valor poupado está sendo engolido pela inflação e, na verdade, você só estará desvalorizando o dinheiro. 

Confira agora algumas vantagens de mergulhar fundo e entender como aprender sobre o mercado financeiro:

  • possibilidade de alcançar seus sonhos e suas metas pessoais a curto, médio e longo prazo;
  • garantir uma aposentadoria melhor;
  • proteção contra a redução do poder de compra causado pela inflação;
  • fazer seu dinheiro render sempre mais;
  • assegurar uma renda extra periodicamente.

Quero investir! E agora?

Ficou com mais vontade de saber como aprender sobre investimentos? Então vamos lá! Entre tantas dicas que poderíamos dar, selecionamos as mais importantes para você montar aquele checklist antes de realizar sua primeira aplicação.

  1. Organização da vida financeira

Ninguém consegue investir se não estiver com sua vida financeira organizada e planejada. Por isso, o primeiríssimo passo a ser feito é quitar dívidas, anotar seus gastos e seus ganhos mensais e definir quanto será poupado mensalmente.

Ao ter essa macrovisão da sua saúde financeira você pode seguir para o próximo nível: o planejamento. Qual gasto você pode cortar agora mesmo? Quando será o pagamento da sua última parcela no cartão de crédito? Qual é a variação e a sazonalidade do seu orçamento por mês?

  1. Definição de objetivos e perfil de investidor

Há diversos tipos de objetivos: curto, médio e longo prazo. Estabeleça algumas opções. Afinal, há muitas categorias de investimento que proporcionam retornos mais rápidos e demorados.

Ou seja: você diversifica suas aplicações e vai batendo a sua meta pessoal a cada período de tempo!

Outro ponto que merece o seu devido destaque é o perfil de investidor. Já ouviu falar dele? Ele é preenchido por você e, no fim, analisa quais são as suas características, comportamentos e medos em relação ao dinheiro.

São três perfis existentes para definir como você lida com os riscos:

  • conservador: investidor que não abre mão da segurança em sua aplicação. Prefere a tranquilidade da renda fixa, investindo em ativos de baixo risco;
  • moderado: aqui entra a pessoa que gosta de segurança, mas também curte investir em ativos que apresentam um risco maior;
  • agressivo/arrojado: é o investidor que não se importa de correr riscos. Ele gosta e prefere investir em ativos que podem oferecer maior rentabilidade, mesmo com nível menor de segurança.
  1. Reserva de emergência

Outra questão que você deve ficar atento ao entender como aprender sobre investimentos é a reserva de emergência. Ela deve ser usada apenas em casos de imprevistos e de fácil acesso. Normalmente ela é aplicada em investimentos com maior liquidez, baixo risco e menor rentabilidade.

Mas, mesmo assim, ela renderá muito mais do que sua poupança! Inclua no seu planejamento financeiro o dinheiro que será investido mensalmente e a quantia que será reservada para urgências.

  1. Adquira conhecimento

Há muitas formas de saber como aprender sobre investimentos. A ideia aqui é apresentar algumas delas, como cursos on-line, livros, filmes e e-books.

Quer aquela dica de ouro? Ao mesmo tempo que inicia seus estudos, acompanhe notícias do mercado financeiro nacional e internacional. Assim, você estará englobando teoria e prática, além de se aprofundar sobre o cenário econômico e financeiro atual.

Cursos on-line

Não importa sua idade, seu nível de conhecimento ou perfil de estudo: há um curso on-line para chamar de seu!

Como aprender sobre investimentos? Com certeza os cursos ensinam de maneira muito mais prática e com professores que são investidores experientes também.

Veja algumas dicas de cursos para saber como aprender a investir dinheiro e como aprender sobre o mercado financeiro:

Filmes e séries

Mais uma forma de se divertir enquanto entra em contato com alguns jargões e práticas do mercado financeiro são os filmes e séries. Porém, é importante destacar que para adquirir conhecimentos mais sólidos e aprofundados, as melhores opções são cursos, livros, vídeos e e-books.

Confira nossa seleção:

  • A Grande Aposta: filme ganhador de cinco Oscars. Baseado em fatos reais, o longa conta a história das pessoas que apostaram contra os bancos durante a enorme crise econômica entre 2007 e 2008, nos Estados Unidos;
  • O Lobo de Wall Street: esse filme é um clássico e conta a história de um corretor de ações da bolsa de valores que trabalha em Wall Street, interpretado por Leonardo DiCaprio;
  •  Wall Street, Poder e Cobiça: vencedor de um Oscar e um Globo de Ouro, o longa retrata o mercado financeiro em Nova York nos anos 80, mostrando os bastidores de Wall Street;
  • Como ser Warren Buffett: documentário biográfico que mostra como funciona a mente e a tomada de decisões de um dos maiores investidores do mundo;
  • Million Dollar Traders: reality show da BBC que reúne participantes para um treinamento sobre investimentos;
  • Grande Demais para Quebrar: outro longa que mostra a quebra da bolsa de valores dos EUA. Inspirado no livro do jornalista Andrew Ross Sorkin, ele foca no Secretário do Tesouro americano e em como o mercado tentava evitar a quebra do banco Lehman Brothers;
  • Billions: essa série da Netflix mostra a trajetória de um gestor de investimentos bilionário que atua com informações privilegiadas e comportamentos não muito confiáveis no mercado financeiro americano;
  • Explicando: a série divertida e didática da Netflix, ela possui episódios que explicam temas atuais. Entre eles há capítulos sobre mercado financeiro, criptomoedas, mercado de ações e sobre os bilionários.

Livros, e-books e mais

Por último, separamos dicas de livros e e-books que abordam o universo do mercado financeiro para iniciantes. Saber como aprender sobre investimentos por meio de leitura, é uma das melhores formas de absorver a parte teórica e criar uma base sólida sobre o assunto.

Livros

  • Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki;
  • O investidor inteligente, de Benjamin Graham;
  • Como enriquecer na Bolsa de com Warren Buffett, de Mary Buffett e David Clark;
  • Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett, de Mark Tier;
  • Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker;
  • Me poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri;
  • Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher;
  • Bem-vindo à Bolsa de Valores, de Marcelo Piazza

E-books

Podcasts

  • O beabá do trader: podcast da corretora Clear com análises didáticas sobre a bolsa de valores;
  • Stock Pickers: como estudar ações?: podcast do InfoMoney com debates sobre o mercado.

Youtube

Entender como aprender sobre investimentos é o primeiro passo rumo ao seu sucesso no mercado financeiro!

Não desanime! Apesar de ter muitos detalhes para estudar, com a prática, ficará tudo muito mais claro nas suas operações no dia a dia. Por isso, a maior dica que podemos dar é: tenha calma e disciplina.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + dois =