Como aplicar rejunte? – Aprenda passo a passo

Como aplicar rejunte? Qual o passo a passo para conseguir fazer com que o rejunte seja bem aplicado? É necessário chamar um especialista no assunto para que o produto seja realmente bem aplicado ou não? Quais são os materiais necessários? Quanto custa o rejunte para piso colocado nas paredes?

O acabamento é uma das partes mais importantes de uma construção residencial. É ele que dá o “tchan” que faltava para a casa ficar realmente pronta. Uma casa “crua”, sem tinta, sem rejunte, sem vida, acaba ficando feia demais, precisando então de uma intervenção final para que fique 100% como desejamos.

O rejunte, neste caso, é o material usado para finalizar a construção quando o assunto são pisos e cantos das casas. Mas, não se engane: não é qualquer um que tem a “manha” de aplicar o rejunte corretamente, por isso, sim, é necessário contratar o profissional, pois caso você decidir aplicar por conta própria, muito provavelmente vai cometer erros e muita sujeira.

É por isso que, neste conteúdo, compilamos uma série de dicas para lhe ajudar a aprender como aplicar rejunte. Então, caso esteja curioso para saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

O que é o rejunte?

Antes mesmo de explicar como aplicar rejunte, já vamos direto ao assunto, ajudando então você a entender o que é rejunte. Dessa forma, o próprio tutorial se torna mais simples, visto que quando chegar ao mesmo já vai ter entendido de forma bem clara o que é o rejunte e qual é seu papel principal no acabamento de uma construção.

E então, o que é rejunte? Em suma, trata-se de um material usado para preencher os espaços vazios de azulejos, pisos, cantos e meios dos mesmos, ou seja, para acabar com os espaços entre todas as peças cerâmicas. Dessa forma, o rejunte são aquelas “linhas” que você vê entre os pisos da sua casa (se for piso na sua casa).

Possui duas funções bem diretas no acabamento de uma casa: primeiro, a função de impermeabilizar os cantos das paredes junto dos pisos. O piso pode absorver muita umidade em seu centro caso haja contato direto com outras peças cerâmicas ou propriamente com a parede. Além dessa função, é claro, o rejunte auxilia e muito na beleza interna da residência.

Como aplicar rejunte?

Bem, até aqui já introduzimos o assunto, e, acima de tudo, explicamos o que é rejunte. Agora, portanto, está na hora de saber de uma vez por todas como aplicar rejunte. Abaixo, deixamos alguns passos que consideramos importantes na aplicação do rejunte. Leia:

  • Faça a mistura do rejunte (se necessário, já que alguns já vem prontos);
  • Agora, aplique o rejunte no espaços entre as peças cerâmicas;
  • Em seguida, use um espalhador de rejunte: existem muitos tipos de aplicadores de rejunte, mas recomendamos que use o do tipo “bisnaga” que entre melhor nos espaços em questão;
  • Logo após, ao finalizar a aplicação, passe uma esponja úmida por todo o rejunte aplicado (faz parte do processo de cura);
  • Faça o acabamento, limpando todo o local que foi sujo e não deveria, evitando assim que o rejunte seque em uma parte do meio da peça cerâmica, por exemplo;
  • Pronto, seu rejunte está aplicado.

Outras informações necessárias

É de suma importância que nada passe pelo local em que o rejunte foi aplicado, por pelo menos 48hs a 72hs após o final da aplicação. Esse é o tempo necessário para que o rejunte que foi colocado seque “previamente”, já que a cura só ocorre após 7 dias completos. Então, se for possível não utilizar por pelo menos uma semana, seria bem melhor.

Porém, como bem sabemos, não é nada fácil conseguir esse feito, visto que muitas vezes aplicamos o rejunte por toda a casa, ou então por uma área muito utilizada por todos, como a sala de estar, banheiro ou cozinha. Dessa forma, recomendamos que aplique somente em um cômodo por vez.

Se a casa possui dois banheiros, aplique em um e somente após aplique em outro. Assim, será mais fácil de respeitar o tempo de cura do rejunte. Além disso, caso não seja possível evitar o espaço, avise para que todos deem prioridade para pisar nos espaços centrais dos pisos, evitando as linhas – como fazíamos quando crianças.

Pisar no rejunte antes do processo de cura estar completo, ou pelo menos pela metade, pode fazer com que o mesmo ceda, ou então apresente algumas quebras depois de seco, sendo facilmente perdida a mão de obra empregada neste serviço. Então, todo cuidado é pouco.

E então, aprendeu a como aplicar rejunte? Esperamos que sim. Não é um processo difícil, mas requer tempo e dedicação, e principalmente, cuidado. Por isso, recomendamos que contrate um profissional da área para fazer esse trabalho. Caso ainda possua dúvidas, comente abaixo. Até a próxima!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + sete =