Como aplicar o conceito Job To Be Done na sua empresa

Trabalho a ser feito, traduzido de Job To Be Done, é uma metodologia que visa compreender o comportamento dos consumidores partindo de uma mudança de visão, com o objetivo de tornar campanhas de marketing mais efetivas e inovar de forma segura e que gere bons resultados. 

Ou seja, funciona como uma lente, que será utilizada para observar o comportamento de concorrentes e clientes, visando as necessidades e inovações que estão funcionando no mercado. Porém, esse método não busca o motivo pelo qual o comprador está consumindo aquele produto, mas sim o que será resolvido com a sua compra. 

Como aplicar a JTBD na sua empresa?

Primeiramente, é importante identificar meios de conhecer melhor os consumidores, isso parece ser simples e fácil com a disponibilidade de plataforma de divulgação que existem na internet, gerando dados a cada segundo para nortear pesquisas e novas campanhas. Contudo, muitas empresas fazem isso no momento errado e acabam não alcançando o resultado esperado.

Para utilizar a Job To Be Done é necessário entender a real motivação desse consumidor, em como e qual o momento certo para introduzir um produto ou serviço que vá suprir isso em um determinado momento da vida dele, promovendo a necessidade de compra pela motivação de minimizar um entrave. 

Se uma indústria tem problemas com a gestão industrial, por exemplo, qual produto ou serviço deve ser oferecido a ela para que esse problema seja resolvido e em qual momento deve ser inserido? Afinal, só percebe-se, de fato, a necessidade de algo quando já se precisa dele.

Escolha de mercado

A escolha de mercado que você irá se introduzir vai mudar totalmente a sua prospecção de vendas. A melhor maneira é procurar uma necessidade comum para várias pessoas e que tenham poucas empresas para supri-la. Dessa forma, você já está trabalhando com o JTBD de maneira inteligente. 

Inovação de produtos

Para conseguir aplicar verdadeiramente a Job To Be Done é importante, além da pesquisa de mercado, saber o que produzir para suprir essa necessidade encontrada. Desta maneira, inovar nesse produto é um passo importantíssimo, pois caso isso não aconteça, a sua produção não será nenhum pouco eficaz. 

Abordagem de marketing eficiente 

Para conseguir chegar até o usuário que precisa desses produtos, é necessário a criação de uma campanha de marketing com uma presença digital efetiva. Isso faz com que seja mais fácil que esse cliente em potencial entenda o porquê deve comprar determinado produto e quais serão os benefícios que ele trará para a sua vida naquele momento.

Por isso, a utilização do JTBD é tão importante para o mercado empresarial, visto que ele pode promover uma diferença significativa na vida do usuário, pois é destinado para provocar mudanças na vida dessa pessoa de maneira apropriada para aquele determinado momento.

Isso gera benefícios diversos, obviamente, pautados dentro de soluções e lucros atribuídos tanto para comprador como para vendedor, que entraram em um acordo implícito de procura e demanda, resultando em ambiente comercial mais dinâmico.   
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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