Como alcançar resultados através do marketing de conteúdo

As empresas passaram a investir cada vez mais em publicidade digital, ainda mais levando em consideração os resultados através do marketing de conteúdo apresentados para a construção de confiança, geração de leads e cultivo à fidelidade dos clientes. 

O avanço da tecnologia, a participação massiva da internet na vida da sociedade, de uma forma geral, e a mudança de comportamento dos consumidores têm auxiliado na evolução do que eles esperam das marcas com as quais interagem. 

Portanto, negligenciar a obtenção de resultados através do marketing de conteúdo voltado para o meio digital se torna cada vez mais arriscado. 

Qualquer estabelecimento comercial, seja uma agência de turismo, restaurantes, supermercados, lanchonetes, financiadora de carros ou lojas de roupas e calçados não está devidamente inserida no mercado sem marcar presença em:

  • Blogs;
  • Newsletter de apresentação de produtos;
  • Redes sociais;
  • Sites de e-commerce.

O marketing de conteúdo relevante, principalmente quando é implementado a partir de estratégias dinâmicas e bem pensadas, está mostrando aos consumidores que eles merecem mais do que um simples anúncio em um intervalo da TV ou dentro da programação do rádio, fornecendo informação e valor ao relacionamento. 

A construção do marketing de conteúdo

As estratégias de marketing mais bem-sucedidas, de um modo geral, são construídas em torno do conteúdo. 

Não se trata de um complemento, ou apenas um plano de marketing mais amplo. 

Na verdade, o conteúdo vem em primeiro lugar, e repercute em tudo que uma empresa se propõe a fazer em relação a se apresentar aos clientes. 

Em outras palavras, o marketing de conteúdo não é nada novo. É apenas algo que as empresas que estão no mercado consumidor aprendem a fazer e que se aperfeiçoa conforme novos canais são inseridos. 

Ou seja, é uma ação que possibilita se comunicar e comercializar melhor. 

Para conseguir os resultados a partir do marketing de conteúdo é preciso entender que isso envolve o crescimento e a geração de tráfego por meio de material farto e atraente, que seja de qualidade, de alto valor e que esteja focado no usuário. 

Isso significa conteúdo no site de uma empresa que fornece desinfetantes hospitalares, se mostrando como uma marca capaz de atrair o interesse do leitor e envolver os clientes em potencial. 

Outro aspecto que circunda o marketing de conteúdo é que as plataformas digitais de busca, em particular o Google, aplicam algoritmos que identificam o material de “alta qualidade”, especialmente quando respondem às perguntas dos usuários de forma específica. 

A forma como o material é produzido e o SEO (Search Engine Optimization) é aplicado também são determinantes para o sucesso das estratégias.

Ou seja, a otimização do motor de busca com o material de valor se torna o motivo pelo qual o marketing de conteúdo é tão importante para o crescimento natural dos negócios empresariais, fazendo com que a marca seja encontrada e ganhe relevância.

Conteúdo e as táticas de marketing

Quando uma empresa produz conteúdo de qualidade, ela está sustentando todas as formas de marketing, que vão resultar em benefícios satisfatórios, como apresentados a seguir. 

Ainda assim, é preciso produzir um conteúdo valioso que se mostre como a chave para o sucesso dentre várias táticas de marketing digital. 

Em se tratando de redes sociais, um bom conteúdo se mostra fundamental para a construção de um relacionamento com o público online e potenciais consumidores que estejam presentes nessas plataformas digitais. 

Os usuários estão em diversas redes sociais, pois cada uma apresenta características próprias, com finalidades distintas. E isso deve ser capitalizado, pois se uma empresa não está presente, a concorrência pode estar, e isso pode ser fatal para qualquer negócio.

As redes sociais servem para a construção de um relacionamento mais estreito com o público, com possibilidade de engajamento e divulgação do marketing de conteúdo por meio de comentários e compartilhamentos de postagens. 

No caso da otimização do mecanismo de busca, o importante SEO, o marketing de conteúdo é fundamental para que as plataformas de pesquisa forneçam classificações mais altas para sites que publicam de forma regular um material de qualidade. 

Aqui entra uma tática interessante, que se trata do link building, ou seja, a criação de redes de parceria de valor, com trocas de link e menções por outras empresas.

Quando uma empresa cria materiais, é preciso contar com um conteúdo útil, e assim outros sites podem vincular o material e atrelar às marcas que possuem um mesmo público-alvo, mas não são concorrentes diretos. 

Uma última tática que vale destacar é o PPC (Pay Per Click), que trata de publicidade paga por clique. 

A publicidade em mecanismos de pesquisa funciona melhor quando o conteúdo é relevante para o usuário. Isso leva a custos por clique mais baixos e, por fim, a conversões mais altas. 

Benefícios que envolvem o marketing de conteúdo

As vantagens do marketing de conteúdo vão muito além do envolvimento do público e a construção de relacionamento com o mercado consumidor, assim como o aumento das vendas de produtos e serviços. 

Ainda assim, pode haver alguns desafios, e isso inclui pensar em boas ideias de conteúdo e encontrar tempo para produzi-los. 

Afinal, o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que, com à medida que o tempo passa, e mais materiais são produzidos, torna possível acumular conhecimento sobre o que funciona melhor, de acordo com as características da própria empresa e do público consumidor. 

Isso ajuda a empresa a planejar o conteúdo e as campanhas futuras, pois fornece informações interessantes e necessidades sobre os clientes, entre outros benefícios como apresentados a seguir. 

  1. Construção de confiança e lealdade da marca

As pessoas que consomem o conteúdo de uma empresa de aluguel de empilhadeira tendem a criar uma impressão sobre a marca em que ela pretende se relacionar, de alguma maneira. 

Publicar conteúdo informativo e bem elaborado significa que a empresa será vista como autoridade e de cunho confiável. 

Quanto mais o público confiar em uma marca para obter informações, maior a probabilidade de comprar da empresa – bem como de mais potenciais clientes serem alcançados.

  1. Alcance de público que evita anúncios

Usar conteúdo em vez de publicidade tradicional pode ajudar a empresa a alcançar clientes em potencial que podem utilizar um software de bloqueio de anúncio, ou ignorar efetivamente as propagandas apresentadas no dia a dia. 

Ao falar sobre chaves de segurança para o ambiente de trabalho, tanto para programas digitais que são utilizados em empresas de prestação de serviços, ou mesmo para aquelas que são empregadas em uma linha de produção industrial, é preciso utilizar as palavras-chave corretas. 

Isso possibilita ter um alcance maior entre esses usuários que buscam informação.  

Assim, é possível alcançar um público que evita anúncios, mas também utiliza do SEO para estabelecer a autoridade sobre o domínio de um assunto, e que deve ser relevante para quem vai acessar o material de alguma maneira, fazendo com que o usuário interaja e conheça a marca. 

  1. Baixo custo de investimento

O marketing de conteúdo apresenta um custo mais baixo quando comparado com a publicidade tradicional. 

Afinal, de modo geral, não há custos para a inserção de material em um site corporativo, desde que tenha uma equipe profissional à disposição para tal tarefa. 

Ou seja, é um trabalho que pode ser feito de maneira interna, com custo de investimento baixo e que pode render receita de maneira sem igual. 

  1. Aumento de tráfego e conversão de leads

Um conteúdo de qualidade sobre manutenção de elevadores pode atrair um público interessante para um site comercial, ou mesmo institucional, aumentando o tráfego da web. 

Uma vez que os leads, ou seja, potenciais clientes, estão dentro do site, é possível persuadi-los por meio de ferramentas de captação de dados, como landing pages ou CTAs (Call To Action) para se registrar ou fazer uma compra, ou seja, converter em consumidor. 

  1. Apoio sobre outras táticas de marketing

Um bom conteúdo é importante para o sucesso de muitas outras táticas e estratégias, principalmente quando se trata do marketing digital. 

Isso porque estabelece não só a otimização de mecanismos de busca, mas também permite maior interação nas redes sociais e alavanca a possibilidade de ativar relações públicas.

Uma pessoa responsável pela cozinha industrial de um restaurante pode pesquisar sobre uma fritadeira a gás e encontrar exatamente o artigo de uma empresa que fornece o produto, e ainda explica cada ponto sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de material.

Os resultados através do marketing de conteúdo podem ser observados em diferentes pontos, e é preciso levar em consideração as métricas analisadas periodicamente e os objetivos traçados inicialmente para determinar quais são mais efetivos para o negócio.

Conclusão

Quando uma empresa percebe a importância da construção, da transmissão, e o uso dos canais de comunicação para a aplicação do material relevante, passa a ter certeza de como é uma maneira que pode gerar receita e lucro a longo prazo.

Tudo isso por meio dos resultados do marketing de conteúdo apresentados de forma satisfatória, direcionado a um público que procura e entende o que cada empresa tem a oferecer para o mercado consumidor, seja uma caixa de presente personalizada ou um carro.

Para isso, um planejamento adequado deve mostrar o caminho a se seguir, seja em materiais orgânicos ou com a publicidade. 

A atenção aos resultados também é fundamental, visto que pode ser necessário realizar alguns ajustes até encontrar o limite ideal entre as estratégias e materiais que atraem mais consumidores.

O marketing de conteúdo permite que a empresa entre em contato com o público-alvo de maneiras que outras estratégias não conseguem coordenar, encantando esse consumidor de forma menos agressiva. 

Com isso, um escritório de assessoria contábil pode desenvolver materiais em diversos formatos, desde que associados a técnicas de conteúdo, e que sejam aplicadas de maneira perspicaz, desde a estrutura e a definição de público, favorecendo a localização dos materiais e informações que trazem relevância à marca.

Tendo isso em mãos, é possível trilhar um caminho de sucesso, se tornando cada vez mais interessante e canal de credibilidade perante os clientes, e uma autoridade diante os concorrentes, consolidando no mercado consumidor e para a base de clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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