Campanhas de endomarketing: quais os benefícios  ao adquiri-la?

O endomarketing é uma estratégia que cada dia mais vem sendo usada por empresas que decidem melhorar não somente a imagem, como também, as relações entre os funcionários com o empreendimento. 

Por ter um viés voltado ao empreendimento, é conhecido também como marketing interno, onde o principal objetivo são estratégias para manter as equipes motivadas e deste modo, poder reduzir o número de rotatividade de funcionários. 

Tendo uma base no relacionamento que trabalhadores de sistemas de direção eletro hidráulica têm com a empresa, o empreendimento deve buscar estratégias que possam manter de modo saudável esta relação, onde ambos são beneficiados.

Se uma empresa coloca em prática as estratégias do endomarketing, é possível criar um destaque no segmento mercadológico em comparação a concorrência, de modo que até mesmo se torne perceptível pelos consumidores. 

Embora inicialmente pareça que a estratégia está ligada ao departamento de marketing de uma empresa, outro setor também pode contribuir para esse planejamento interno de um negócio.

O endomarketing funciona devido a união entre o departamento de marketing de uma empresa e o setor de relações humanas, ou RH, que busca compreender e encontrar meios para atender as necessidades que os trabalhadores possuem. 

Por exemplo, um curso de teatro pode captar quais são as necessidades e os problemas que existem, transformando-os de forma positiva para que os funcionários possam oferecer o melhor serviço aos alunos. 

Um dos pontos mais importantes do endomarketing é fazer com que seus funcionários se sintam parte da empresa, e a partir disso, criar estratégias que possam estreitar ainda mais esse relacionamento. 

Diferenças entre o marketing e o endomarketing

Embora possa causar uma impressão de serem iguais no primeiro momento, há divergências quando se trata de marketing e endomarketing, sendo os principais deles:

  • Interação principal;
  • Público-alvo;
  • Motivação;
  • Benefícios;
  • Engajamento;
  • Fidelidade.

O principal ponto que pode diferenciar e acabar refletindo entre os demais é a interação principal e o público-alvo das ações, sendo que o marketing acaba focando em consumidores e a empresa, enquanto endomarketing é entre funcionários e o negócio.

O que move as estratégias para diferentes lados é que o marketing busca que o cliente fique satisfeito com o produto ou então, com os serviços de renovações de CNH, já o endomarketing busca que a satisfação venha dos funcionários no ambiente de trabalho.

Esse engajamento e finalidades distintas é o que pode determinar as diferenças entre ambas as formas, que bem planejadas pela empresa, podem ser colocadas em prática, de modo que o endomarketing fique voltada aos profissionais, e o marketing aos clientes.

Como fazer campanhas criativas?

Se uma empresa de terceirização de recepcionistas busca modos de criar campanhas criativas de endomarketing que engajem os seus profissionais e faça com que a empresa cresça, é importante planejar um modo para que seja assertivo. 

Um dos primeiros passos é reunir profissionais que possam planejar o endomarketing da melhor forma.

Portanto, unir o RH com o departamento de marketing e outros líderes que possam ter uma sensibilidade interpessoal é uma das formas de se planejar. 

Quanto mais esses profissionais souberem sobre posturas organizacionais da empresa, melhor será para que o desenvolvimento seja mais eficiente para engajar funcionários e manter a qualidade do serviço da empresa. 

Ter uma avaliação de como é o ambiente também pode contribuir para que as estratégias sejam feitas de um modo mais efetivo e satisfatório para todos os departamentos, desde a base até o topo da pirâmide organizacional. 

Por isso, pesquisas para todos os setores podem contribuir com esse direcionamento que a empresa fará com o endomarketing, podendo ser respostas anônimas e por meio de formulários com questões objetivas. 

Deste modo, os organizadores podem ter um parâmetro de como é a visão da empresa por profissionais de diferentes setores, até mesmo sobre o que acham da sua atuação dentro do mercado e com o consumidor, podendo contribuir até mesmo com outras estratégias. 

Ou então, para se saber o que deve ser mudado na gestão e o que deve ser mantido, portanto pesquisas organizacionais de forma anônima podem contribuir com um melhor direcionamento da empresa. 

Um alinhamento de estratégias contribui para que o planejamento e as metas possam ser atingidas. Sendo um ponto importante dentro de vários assuntos, como uma aula de canto lírico até mesmo uma empresa de vendas, o alinhamento permite metas atingíveis

Quanto melhor for o alinhamento da empresa, mesmo envolvendo diferentes setores, melhor será para que as estratégias de endomarketing se tornem mais efetivas para os profissionais.

Especialmente, se houver materiais e canais dos quais acabam estimulando essa união entre os diferentes setores. Os conteúdos que a empresa criar para circulação interna devem sempre estar alinhada com os ideais e a imagem que o negócio possui. 

O endomarketing pode proporcionar que a empresa crie meios de comunicação interna, como uma intranet, boletins informativos, reuniões ou e-mails dos quais as mensagens possam ser divulgadas de uma forma mais efetiva.

Alguns empreendimentos apostam um investimento em algo similar com redes sociais, de modo que possa haver uma comunicação de forma mais humana e que ainda sim, possa melhorar o ambiente organizacional.

Para se ter essas campanhas sendo válidas, é importante que os líderes das empresas também estimulem os setores a se relacionarem, podendo até mesmo entrar na comunicação interna para que o endomarketing seja ainda mais efetivo. 

Portanto, as campanhas devem ser feitas e introduzidas para todos os departamentos porque, a união organizacional faz com que a empresa se destaque no mercado, e os consumidores percebam a humanização por trás dos produtos ou serviços. 

Ações que uma empresa pode realizar

Existem algumas ações das quais uma empresa pode realizar nas campanhas de endomarketing, seja para introduzi-las no meio organizacional ou aprimorá-las, caso elas já estejam em circulação. 

01. Política de benefícios

Grande parte da motivação para que as estratégias internas possam funcionar vem de benefícios para os trabalhadores, seja em questões financeiras ou que agregam ao lado profissional e suas oportunidades dentro do mercado.

Até mesmo premiações simples podem ser bem-vistas dentro de uma estratégia de endomarketing, e com isso, a campanha pode se tornar ainda mais forte pelos outros profissionais do departamento ou de outros setores.

Demonstrar a importância do profissional pode fazer com que ele se sinta motivado, seja por um trabalho individual ou em equipe. 

02. Aprimoramento de comunicação interna

A comunicação interna é um fator importante para que as empresas possam ter campanhas de endomarketing mais assertivas, por isso, buscar serviços de telefonias VOIP podem contribuir com essa ligação de setores.

Ou a implantação de uma intranet eficiente de modo que, processos e outros meios de comunicação e ligação de um setor para o outro possam estar dentro das ações estipuladas para haver interações. 

03. Ambiente agradável

Outro ponto importante dentro das campanhas de endomarketing é buscar criar ambientes agradáveis para se trabalhar, de modo que até mesmo reuniões descontraídas possam ocorrer periodicamente. 

Um bom ambiente faz com que, não somente o profissional esteja interessado em trabalhar como também, sua saúde física e mental seja valorizada, pontos importantes para manter a qualidade do trabalho do trabalhador. 

Nestes ambientes é possível que culturas inovadoras envolvendo diferentes assuntos possam ser facilmente introduzidas, como a importância que os filhotes american bully micro podem fazer a um ambiente de descontração para trabalhadores, por exemplo. 

04. Metas e feedbacks

Ações como a implantação de metas e os feedbacks após cada processo podem contribuir com as campanhas de endomarketing da empresa, devido ao direcionamento e as respostas das ações que os trabalhadores acabam conseguindo. 

Uma cultura de feedbacks pode transformar os profissionais, de modo que os erros que são apontados acabam sendo mais fáceis de não serem repetidos e com isso, acabam aprimorando cada vez mais a qualidade do trabalho de uma empresa. 

Portanto, quanto mais a cultura do feedback for implantada dentro do meio organizacional após cada meta ser atingida, melhores serão as formas para se chegar ao resultado final.  

Considerações finais 

Uma empresa que utiliza o endomarketing dentro do seu sistema interno pode acabar tendo grandes benefícios, não somente em relação ao mercado e aos concorrentes como também, o que pode oferecer aos seus consumidores. 

Compreender a cultura organizacional e estimular interações com outros setores, de modo que o ambiente seja agradável para todos dentro de uma empresa de cartões de visita, pode ser um meio para melhorar as questões internas. 

Uma boa comunicação também pode acabar contribuindo com as campanhas de endomarketing, sendo elas a forma que as mensagens e os planejamentos serão enviados para todos, por e-mail ou um jornal corporativo. 

Se uma empresa compreender a importância que o endomarketing possui dentro do campo organizacional, o rendimento da empresa irá crescer de forma que o destaque no mercado poderá trazer novos consumidores.  Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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