Busca por telemedicina cresce mais de 60% em 30 dias

Busca por telemedicina cresce mais de 60% em 30 dias

O forte crescimento dos casos de Covid-19, em meio ao avanço da variante Ômicron, elevou a busca por atendimento online. Segundo levantamento da Alper Consultoria em Seguros, com base na sua plataforma healthtech Dr. Alper, de 11 de dezembro 2021 a 10 de janeiro de 2022, o número de consultas por telemedicina cresceu 62%.

No mesmo período, verificou-se que os casos de suspeita de Covid-19 avançaram 119,1%. Por outro lado, a consulta online contribuiu para a redução no número de encaminhamentos ao pronto-socorro em 24,8%.

De acordo com os dados do Dr. Alper, a quinta-feira foi o dia que registrou maior crescimento neste tipo de atendimento, de 18,13%, seguido da segunda-feira, com 17,78% e a terça-feira, com expansão de 16,22%. Outro dado interessante, é que a faixa etária que mais procurou o atendimento online foi entre 29 e 33 anos, seguida de jovens entre 24 e 28 anos. Já na faixa de 49 anos em diante a busca por este tipo de atendimento ainda é pequena.

O vice-presidente de Benefícios da Alper, André de Barros Martins, lembra que o processo de transformação digital que vinha ocorrendo em várias áreas foi intensificado com a pandemia do Covid, levando muitos brasileiros a mudar alguns dos seus hábitos, e o atendimento médico online faz parte dessa mudança. “Essa é uma realidade sem volta. Além da eficiência no atendimento, a telemedicina contribui para evitar a sobrecarga de médicos e enfermeiros e, principalmente, evitar excesso de pessoas em prontos-socorros”, explica.

O executivo ressalta ainda que a telemedicina faz o atendimento inicial e, caso haja necessidade, o médico encaminha imediatamente ao PS. “A plataforma permite que o paciente tenha o atendimento primário de qualquer lugar do Brasil ou do mundo com mais de 23 especialidades médicas”.

Como funciona o Dr. Alper

São mais de 4 mil médicos disponíveis para vídeoconsultas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. São médicos de 23 diferentes especialidades, prontos para atender os pacientes não importa a hora ou o local.

Na telemedicina o médico vai fazer as mesmas perguntas que o médico do pronto-socorro faria se o atendimento fosse presencial. Em caso de suspeita de algo mais grave, encaminhará o paciente ao especialista. Se for somente uma gripe, o médico indicará o remédio pela própria chamada de teleconferência.

A prescrição de medicamentos é documentada através de e-mail com a assinatura digital do médico. Além disso, todo o atendimento é registrado em prontuário eletrônico da plataforma.

A Alper também vem se destacando com o atendimento via Dr. Alper para psicoterapia, são psicólogos que prestam todo o suporte necessário para os colaboradores das empresas, acompanhando de perto casos de ansiedade, depressão, burnout e tentativa de suicídio, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 5 =