Branding industrial: como fazer um em cinco passos

Para formular uma boa gestão de criação de imagem de uma marca é necessário formar uma equipe de branding industrial, que vai estar alinhada com o gerenciamento e construção de uma empresa.

Isso significa dizer que para uma fixação e aderência de uma marca no mercado, é importante ter um grupo voltado para a idealização de como ela vai ser e qual o propósito dela de entrega dentro do mercado industrial. 

Por que fazer uso do branding industrial? E quais os benefícios para a sua marca?

Antes de realmente adentrar no mercado, uma empresa precisa passar por um processo de criação de identidade. Quem será essa marca? O que ela vai apresentar para o seu público? Como ela vai chegar até ele? 

Por isso, o branding industrial vai se preocupar com todos esses pontos e formalizar, por meio de uma equipe específica dentro da empresa, todos os questionamentos referidos ao início, meio e fim de uma marca sem perder a sua essência. Confira quais são eles:

  • Criação de um nome – que será um dos pontos mais importantes durante a criação de uma marca, pois é ele que será levado a frente do mercado e buscará ser reconhecido por tal. 
  • Identidade visual – um dos pontos importantíssimos para se estabelecer dentro do mercado, pois será uma das formas de reconhecimento que uma empresa tem do “lado externo”. Isso apenas evidencia que é preciso mais que um nome para ser relevante dentro do mercado empresarial.
  • Linguagem – esse item é um ponto chave, pois é a forma de comunicação que a marca vai ter com os seus clientes em potencial, mostrando, por meio dela, as suas características principais, como a prospecção industrial, que é o primeiro contato que uma marca vai ter com o seu público de interesse.
  • Logotipo – uma maneira sutil de expandir conteúdo e outras informações sobre o seu negócio, proporcionando uma forma eficiente de fazer com que mais pessoas possam saber sobre a sua marca e também reconhecer a sua “marca registrada”, evidenciando uma aceitação do público..
  • Slogan – é um item semelhante ao logotipo, só que nesse quesito, vai ser repassado para os grupos de interesse uma frase curta que vai sintetizar tudo o que aquela empresa acredita e defende, além de que um dos maiores objetivos das marcas é fazer com que seu slogan se torne reconhecido na sociedade, pois acaba promovendo uma publicidade implícita para novos usuários em potencial.

Após organizar todo o branding industrial da sua empresa, visando um marketing para indústria eficiente e se for bem implementado, é possível verificar suas inúmeras vantagens relacionadas à sua aderência social. São elas:

  • Maior número de fidelização de clientes;
  • Reconhecimento efetivo da sua marca no mercado;
  • Diminuição da concorrência direta;
  • Aumento da escala de produção;
  • Geração de lucros;
  • Expansão de grupo de interesse da marca;
  • Divulgação indireta por clientes e outras.

Desta forma, ter uma equipe focada em fazer o branding industrial do seu empreendimento é fundamental para que ele cresça e possa ter o reconhecimento devido, isso gera inúmeros benefícios, além dos que já foram citados, possibilitando que a sua empresa tenha um desenvolvimento empresarial exponencial e positivo.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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